Gabarito C: Os estilos mapeados pelo autor foram: autocrático, democrático e liberal (ou laissez-faire, deixar fazer em francês).
No estilo autocrático, o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é muito limitada!
Já o estilo democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.
Esse estilo pode ser classificado como consultivo, no qual o líder pede a opinião dos subordinados antes de tomar a decisão, ou participativo, em que os funcionários participam não só com a opinião, mas decidem conjuntamente com o líder.
Finalmente, liberal ou laissez-faire é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho.
O objetivo de Lewin era determinar qual dos estilos seria o mais eficaz. Sua primeira constatação foi a de que o estilo liberal era o menos eficaz, ou seja, não gerava um desempenho maior, uma satisfação nos subordinados e uma maior qualidade do trabalho!
Entretanto, Lewin não
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria dos Estilos de Liderança. Neste caso, é preciso que tenhamos conhecimentos suficientes para relacionar uma coluna à outra, conforme apresentado, ao fim podemos marcar a alternativa que contém a sequência correta.
Os estilos de liderança consistem no seguinte:
Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
Pode ser:
- Benevolente: é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.
Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
- Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
- Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões.
De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo.
Agora relacionemos as colunas.
- 3 - Liberal: Proporciona aos liderados autonomia total para tomar decisões.
- 1 - Autocrático: Respeita valores como hierarquia e obediência.
- 2 - Democrático: Permite que os liderados participem do processo decisório.
Logo, podemos entender que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.