SóProvas


ID
2024827
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Construção S.A. pretende desenvolver um projeto de seis galpões em condomínio. O projeto será desenvolvido com 50% de recursos próprios e 50% de recursos de terceiros. O financiamento está condicionado as seis etapas do projeto e os custos do financiamento podem ser mensurados em cada fase. A capitalização dos custos do empréstimo deve

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    CPC 20

    24. Quando a entidade  completa  a  construção  de  um  ativo  qualificável  em  partes  e cada parte pode ser utilizada enquanto a construção de outras partes continua, a entidade   deve   cessar   a   capitalização   dos   custos   de   empréstimos   quando completar  substancialmente  todas as  atividades  necessárias  ao  preparo  dessa parte para seu uso ou venda pretendidos.

  • Complementado.Os custos são ativados ao própio  ATIVO QUALIFICAVEL  até que este seja concluido.Após a construção do ativo qualificável os custos de empréstimos são despesas e são contabilizados no resultado. 

  • O Pronunciamento Técnico CPC 20 dispõe que Custos de Empréstimos são aqueles diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de um ativo qualificável formam parte do custo de tal ativo. Outros custos de empréstimos devem ser reconhecidos como despesa.

    Custos de Empréstimos são juros e outros custos que a entidade incorre em conexão com o empréstimo de recursos, e a entidade deve capitalizar os custos de empréstimos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de ativo qualificável como parte do custo do ativo.

    Quando a entidade completa a construção de um ativo qualificável em partes e cada parte pode ser utilizada enquanto a construção de outras partes continua, a entidade deve cessar a capitalização dos custos de empréstimos quando completar substancialmente todas as atividades necessárias ao preparo dessa parte para seu uso ou venda pretendidos.

    Um centro de negócios compreendendo diversos edifícios, cada um deles podendo ser utilizado individualmente, é um exemplo de ativo qualificável no qual cada parte está em condições de ser utilizada enquanto a construção das outras partes continua. Um exemplo de ativo qualificável que precisa estar completo antes de qualquer parte poder ser utilizada é uma planta industrial que envolve diversos processos que são executados sequencialmente nas diversas partes da planta no mesmo local, tal como uma siderúrgica.

    No caso em tela a entidade deverá cessar a ativação dos custos de empréstimos nas unidades prontas e continuar nos galpões que ainda estiverem em construção.

    Assim, correta a alternativa D.