SóProvas


ID
2024902
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Inovação S.A. está construindo uma nova sede para instalar todos os seus departamentos, que hoje encontram-se distribuídos em várias locações e na atual sede. Pretende ficar na atual sede até que a nova matriz seja construída. Assinou compromisso firme de venda da sede atual com a empresa Oportunidade S.A. O contrato prevê a condição de transferir a sede, no momento em que seja feita a conclusão do novo prédio da matriz e a mudança. Assim, o prédio da atual sede, na contabilidade, deve ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    Pronunciamento Técnico 31- ANC Mantido para venda e Operação Descontinuada

     

    6. A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.

    7. Para que esse seja o caso, o ativo ou o grupo de ativos mantido para venda deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser altamente provável.

     

    O contrato prevê a condição de transferir a sede, no momento em que seja feita a conclusão do novo prédio da matriz e a mudança. = ou seja, a sede atual não está disponível para venda imediata, então ainda permanece classificada no imobilizado e depreciado normalmente (já que ainda cumpre o seus requisitos).

    Creio que seja isso

    bons estudos

  • E isso mesmo, Renato. A questao esta conforme exemplo citado no proprio CPC 31, transcrito a seguir, que trata da avaliacao do cumprimento do requisito da disponibilidade da venda imediata do ANC.

     

    "Disponibilidade para venda imediata (item 7)

    Para se qualificar para classificação como mantido para venda, um ativo não circulante (ou grupo de ativos) deve estar disponível para venda imediata em sua condição atual, sujeito apenas aos termos que sejam usuais e habituais para a venda desses ativos (ou grupo de ativos). Um ativo não circulante (ou grupo de ativos) está disponível para venda imediata se a entidade tiver, no momento, a intenção e a capacidade de transferir o ativo (ou grupo de ativos) a um comprador em sua condição presente. Os exemplos de 1 a 3 ilustram situações em que o critério do item 7 (Disponibilidade para venda imediata) seria ou não cumprido.
     

    Exemplo 1
    A entidade está comprometida com o plano de venda do prédio de sua sede e iniciou ações para localizar um comprador.

    (a) A entidade pretende transferir o prédio a um comprador após desocupá-lo. O tempo necessário para desocupar o prédio é usual e habitual para vendas desse tipo de ativo. O critério no item 7 seria cumprido na data de adesão ao plano.

    (b) A entidade continua a usar o prédio até que a construção de novo prédio-sede seja concluída. A entidade não pretende transferir o prédio existente a um comprador até que a construção do novo prédio seja concluída (e ela desocupar o prédio existente). O atraso no momento da transferência do prédio existente imposto pela entidade (vendedor) demonstra que o prédio não está disponível para venda imediata. O critério no item 7 não seria cumprido (disponibilidade para venda imediata) até que a construção do novo prédio esteja concluída, mesmo se um compromisso firme de compra para a transferência futura do prédio existente for obtido antecipadamente."

    Bons estudos.

  • Ativo imobilizado é o item tangível que:

    (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

    (b) se espera utilizar por mais de um período.

    Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.

    O valor contábil de um item do ativo imobilizado deve ser baixado:

    (a) por ocasião de sua alienação; ou

    (b) quando não há expectativa de benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.

    O enunciado afirma que o contrato prevê a condição de transferir a sede, no momento em que seja feita a conclusão do novo prédio da matriz e a mudança.

    Desta forma, o prédio deve continuar evidenciado no ANC – Imobilizado, sendo depreciado normalmente.

  • #Respondi errado!!!