SóProvas


ID
2025172
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robert L. Karz, o sucesso do administrador depende mais de seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Analise as afirmativas a seguir:

I. Hoje é possível dispor de diversos testes de personalidades que, em até 5 minutos, conseguem definir de forma infalível em qual área um empregado desempenharia melhor suas funções.

II. É razoável aceitar que o fator hereditário – como a estatura, o gênero e outros traços biológicos – influencia na formação da personalidade.

III. Há diversos estudos sobre a personalidade e, naturalmente, há divergências entre diferentes teorias.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Para Katz, existem 3 tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

    Habilidades Técnicas: envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. É o caso de habilidades em contabilidade, em programação de computador, engenharia, etc.

    Habilidades Humanas: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas.

    Habilidades Conceituais: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionada com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas. Representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador e que lhe permitem planejar o futuro, interpretar a missão, desenvolver a visão e perceber oportunidades onde ninguém enxerga nada. Na medida em que um administrador faz carreira e sobe na organização, ele precisa, cada vez mais, desenvolver as suas habilidades conceituais para não limitar a sua empregabilidade. Empregabilidade significa a capacidade que uma pessoa tem para conquistar e manter um emprego. Conquistar um emprego pode até ser fácil; o difícil é mantê-lo a longo prazo.

    Fonte: Livro Introdução à Teoria Geral da Administração

    Idalberto Chiavenato

  • azoável aceitar que o fator hereditário – como a estatura, o gênero e outros traços biológicos – influencia na formação da personalidade. 

     

    nao entendi , como assim influencia na formaçao da personalidade?

  • O item II não seria a Teoria dos Traços? Mas não está ultrapassada?

  • A palavra chave que deixa a assertiva correta é:"razoável"
  • I. Hoje é possível dispor de diversos testes de personalidades que, em até 5 minutos, conseguem definir de forma infalível em qual área um empregado desempenharia melhor suas funções. E

    Em administração nada pode ser encarado como infalível, absoluto.

    II. É razoável aceitar que o fator hereditário – como a estatura, o gênero e outros traços biológicos – influencia na formação da personalidade. C

    A palavra razoável torna o item correto. Seria mais ou menos como dizer que filhos de pessoas que possuem uma caracteristica X podem ter a personalidade similar à dos pais. Não é uma regra mas é possível de ocorrer.

    III. Há diversos estudos sobre a personalidade e, naturalmente, há divergências entre diferentes teorias. C

  • II. É razoável aceitar que o fator hereditário – como a estatura, o gênero e outros traços biológicos – influencia na formação da personalidade.

    Pois num é mesmo. Toda baixinha é braba. kk

    (Para descontrair, rsrs)