SóProvas


ID
2025184
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O mercado abriga uma enorme variedade de instituições, gerando uma grande diversidade de organizações. Contudo, elas apresentam características que nos permitem classificá-las em classes ou tipos. Quando o poder na instituição é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições, podemos classificá-la como uma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C:

    ara Etzioni, as organizações que possuem contratos psicológicos semelhantes, têm, também, objetivos similares. Portanto, o tipo de poder determina o tipo de obediência.
    Veja:
    Poder Coercitivo
    Baseia-se em punições.
    Contrato psicológico: alienatório (obediência sem questionamento).
    Organização coercitiva: o objetivo é controlar o comportamento.
    Poder Manipulativo
    Baseia-se em recompensas.
    Contrato psicológico calculista (obediência interesseira).
    Organização utilitária: o objetivo é obter resultados por meio de barganhas com os funcionários.
    Poder Normativo
    Baseia-se em crenças e símbolos.
    Contrato psicológico moral (disciplina interior).
    Organização normativa: o objetivo é realizar missão ou tarefa em que os participantes acreditam.
    Maximiano (1995).

  • GABARITO C

    Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações, segundo Etzioni, é a seguinte:

    Organizações coercitivaso poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.
    Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.
    Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.

    http://estruturalismo.blogspot.com.br/2008/05/tipologia-das-organizaes.html

  • Coerção a velha truculência mais "arrumadinha", com um nome mais pomposo.

    Letra: C.

  • O enunciado pede a tipologia das organizações descritas pelo sociólogo Amitai Etzioni, a saber: Organizações coercitivas, utilitárias e normativas.

    As únicas alternativas que apresentam essas tipologias são as alternativas A C e E.

    Quando o poder na instituição é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições, estamos falando da organização coercitiva. Letra C é a resposta correta.

    Quer lembrar as tipologias? Veja:

    Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.

    Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.

    Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.

    Gabarito: C