SóProvas


ID
2025187
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Se as pessoas são a parte mais importante da organização, a gestão de recursos humanos tem um papel fundamental de atrair e manter bons colaboradores, bem como desenvolver seus talentos. Analise as afirmativas e julgue-as como C (CERTA) ou E (ERRADA).

( ) Elevados índices de rotatividade indicam que a empresa preza por bons colaboradores e ótimos salários. Portanto, nesse contexto, sempre haverá muita competitividade e pessoas dispostas a trabalhar na organização.

( ) Uma taxa de absenteísmo abaixo de 10% é considerada normal e adequada para qualquer organização e indica boa gestão dos recursos humanos.

( ) O desperdício de materiais está sempre ligado à gestão operacional, não à gestão de recursos humanos.

( ) Manter salários adequados ao mercado é o principal instrumento da gestão de recursos humanos para reduzir condições de trabalho inadequadas.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E

     

    (E ) Elevados índices de rotatividade indicam que a empresa preza por bons colaboradores e ótimos salários. Portanto, nesse contexto, sempre haverá muita competitividade e pessoas dispostas a trabalhar na organização. - Elevado índice de rotatividade não é saudável para as organizações pois além do custo que se tem no processo de admissão, a alta taxa de rotatividade não retém seu capital de conhecimento.

    (E) Uma taxa de absenteísmo abaixo de 10% é considerada normal e adequada para qualquer organização e indica boa gestão dos recursos humanos. - Ao contrário do que muitos pensam, um índice muito baixo de rotatividade não é sadio para as organizações, pois indica que a organização está estagnada já que não revitaliza ou "oxigena" a sua mão-de-obra.

    (E) O desperdício de materiais está sempre ligado à gestão operacional, não à gestão de recursos humanos. - Há 5 fatores ligados ao despercido de materiais: Material humano, má gestão, desvio, vencimento e falta de tecnologia.

    (E) Manter salários adequados ao mercado é o principal instrumento da gestão de recursos humanos para reduzir condições de trabalho inadequadas. - Se seguirmos a Pirâmide de Maslow verificaremos que há outras necessidades a serem almejadas além das necessidades de segurança.

  • e qual seria esse percentual??

    Facebook: Professor Ricardo Bastos

     

  • Gostaria realmente de saber qual a fonte que a banca utilizou pq em dois sites de consulta, um diz que a taxa ideal 2,7% e o outro site de 2,5% a 3,0%. 

    http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Materia/3405/empresa-alcanca-indice-baixissimo-de-absenteismo.html

    http://sol7.com.br/blog/o-que-e-absenteismo-e-como-contolar/

  • Gente mas absenteísmo não está relacionado a faltas ao serviço? Não estou entendendo a relação que estão fazendo com rotatividade. Absenteísmo é faltar ao serviço e não ser demitido.

  • Por mais absurda que seja o gabarito sempre tem justificativa, é absurdo se pensar em absenteísmo como algo positivo, no próprio serviço público não há tolerância para faltas ao trabalho. Enfim banca lixo abusa de explorar qualquer bobagem nessa matéria, eu sugiro estudar por uma fcc para aprender os conceitos principais que realmente são importante, o resto é resto.
  • GABARITO LETRA E

    (ERRADA) O elevado índice de rotatividade (turnover) indica que algo NÃO está indo bem e precisa ser observado e melhorado. 

    (ERRADA) A verdade é que não há um percentual ideal de absenteísmo; isso varia de acordo com cada empresa. Algumas são mais flexíveis que outras, portanto, é preciso que esse assunto seja debatido internamente. Dados da Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ), no entanto, indicam que um nível aceitável gira em torno de 1,5%. Em outras palavras, as faltas e atrasos precisam ser bastante pontuais. Caso aconteçam de forma recorrente sinalizam que algo está errado.

    (ERRADA) Há 5 fatores ligados ao desperdício de materiais: material humano, má gestão, desvio, vencimento e falta de tecnologia.

    (ERRADA) Para reduzir condições de trabalho inadequadas devemos focar na saúde e segurança do funcionário, e não no salário. Por exemplo, se há uma cadeira inadequada ao trabalho e isto está causando dor nas costas do funcionário, não adianta aumentar o salário dele, deve-se trocar a cadeira, focando em sua saúde e segurança.