SóProvas


ID
2025199
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para uma autarquia como o Conselho Regional de Administração (CRA), o planejamento da força de trabalho é um processo contínuo e organizado de avaliação das necessidades futuras de recursos humanos, no tocante a quantitativo, composição e perfil, e de definição das estratégias e ações que se fazem necessárias para viabilizar o alcance de tais necessidades. Analise as afirmativas e julgue-as como C (CERTA) ou E (ERRADA).

( ) As necessidades de pessoal variam ao longo do tempo de acordo com as mudanças na missão da organização, nos processos de trabalho e nas eventuais necessidades de redefinir as prioridades políticas.

( ) O processo de planejamento da força de trabalho envolve avaliar potenciais mudanças futuras em relação ao ambiente externo e interno para determinar o cenário de atividades mais provável para o período considerado.

( ) A identificação de excesso de trabalho e atrasos no cumprimento de prazos não indica, fundamentalmente, que haja necessidade de concurso público para aumento do quadro de pessoal.

( ) O planejamento da força de trabalho deverá buscar, uma vez alcançada a meta inicial, manter os funcionários permanentemente alinhados aos objetivos estratégicos, que podem inclusive se alterar ao longo do tempo.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: A (para quem não é assinante)

  • A identificação de excesso de trabalho e atrasos no cumprimento de prazos não indica, fundamentalmente, que haja necessidade de concurso público para aumento do quadro de pessoal.

    Não entendi .. pois se há excesso e atrasos é porque tem muito trabalho para poucas pessoas ... alguém pode esclarecer essa alternativa ? Pra mim ela está errada.

  • Eu errei a questão tambem, mas pensando pelo outro lado, acredito que o aumento de funcionários não necessariamente solucionará a questão da demanda de serviços muito menos no atingimento de prazos, sendo que por exemplo, em um setor financeiro de um orgão publico, as vezes o volume de pagamento de processos pode ser solucionada por um melhor planejamento de equipe do proprio setor.

  • Karoliny Borges,

     

    A assertiva diz o seguinte:

    A identificação de excesso de trabalho e atrasos no cumprimento de prazos não indica, fundamentalmente, que haja necessidade de concurso público para aumento do quadro de pessoal.

     

    A questão está certa, pois tanto o excesso de trabalho quanto os atrasos podem ser consequências de incompetência/ineficiência do próprio quadro atual. Então, dependendo caso, rotação de cargos, treinamentos, oficinas ou coisas do tipo, poderiam auxiliar na resolução do problema sem que, necessariamente, precisasse contratar novos servidores.

     

    GAB: LETRA A