-
Sim! Encontrei a resposta no livro de Urbano Rodriguez Alonso - Exercícios de Fundações - Cap 4 - Capacidade de carga:
No livro menciona que existem quatro métodos para estimar a capacidade de carga de um solo, se tratando de fundações superficiais. O primeiro é a realização de prova de carga sobre placa; o segundo é empírico, pela fórmula de Terzagui ou Skempton; o terceiro é através de ensaios laboratoriais adotar como tensão admissível do solo a tensão de pré adensamento e o quarto método é com base no valor de SPT.
A é se a capacidade de carga do solo sob uma sapata depende da forma geométrica da sapata em planta. A resposta é sim, pelo 2º método, a fórmula de Terzagui utiliza três variáveis que dependem da forma da sapata. Não dá pra escrever aqui a fórmula de Terzagui, mas dá uma olhada que dá pra ver a variável S da fórmula é relacionada com forma da sapata: corrida, quadrada, retangular e circular.
-
tensão = força / área
correta
-
Certo! O bulbo de tensões é função da forma geométrica da sapata (menor dimensão do elemento superficial, forma e rigidez), ou seja, para um mesmo carregamento uma sapata circular possui capacidade de carga diferente em relação a uma quadrada ou retangular.
Lembrar sempre do coeficiente de Poisson.....
-
jose, o bulbo de tensoes representa apenas a area de influencia da carga transmitida ao solo.
-
Continuo descordando da afirmativa.
A carga transmitida ao solo depende sim do formato da sapata, porém entendo como a capacidade de carga do solo toda a carga que o solo consegue suportar, grandeza esta que é obtida antes mesmo de se dimensionar a sapata
-
A capacidade de carga do solo é intrínseca a ele e leva em consideração diversas varíaveis, entre as quais a forma da sapata em planta passa longe.
Examinador viajou
-
Capacidade de carga é a resistência máxima do sistema solo-sapata. É a tensão que provoca a ruptura do maciço do solo.O sistema solo-sapata considera tanto a sapata, elemento estrutural, como o solo que é o elemento geotécnico.
Mesmo tendo falado na questão "capacidade de carga do solo", fica claro que é conjunto todo, afinal, a capacidade de carga depende da tensão que provoca a sua ruptura.
E o bulbo de tensões é alterado conforme a forma da sapata, conforme os demais colegas explicaram.
CESPE cobrou a mesma coisa : Q301427; Q301428