Função da Metalinguagem: o foco é o CÓDIGO, palavras que explicam as palavras (ex: dicionário), programa de Tv que fala sobre Tv (Código), filme que explica sobre filmes. Possui uma ênfase no próprio código, transformando em seu próprio referente.
Função Conativa: o foco é o RECEPTOR. Verbos no Imperativo (Apelativa) serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Usada em campanha publicitária e política (Ex: Beba Coca Cola)
Função Fática: o foco será o CANAL, quando o emissor testa o canal de comunicação. São perguntas como "não é mesmo?", "você está entendendo?", "ouviram?". Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação.
Função Emotiva: o foco é o EMISSOR, tem o papel de exprimir emoções. Como regra vem escrita em primeira pessoa (eu, nós) e de forma subjetiva. Há a presença do sentido figurado e sentido conotativo. Utilizado em cartas, poesias e memórias (Ex: eu te amo mais que tudo nessa vida)
Função Referencial: linguagem objetiva, impessoal e verbos na 3ª pessoa, no sentido denotativa. É centralizada no referente. Utilizado em textos jornalísticos e científicos. (Dissertação usaa função referencial) – referências = texto.