SóProvas


ID
2029504
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2016 completam-se 30 anos da pior tragédia já ocorrida envolvendo usinas nucleares: o desastre de Chernobyl, na Ucrânia. Com a explosão de um dos reatores da usina, estima-se que centenas de milhares de pessoas sofreram e ainda sofrem até hoje os efeitos da radiação. A lembrança desse incidente reacende o debate acerca do uso de usinas nucleares como fontes de energia, sobretudo pelos países mais desenvolvidos. Com base em seus conhecimentos sobre o setor energético, considere as seguintes afirmativas.
I. Anos após o desastre de Chernobyl, ocorreu ainda o vazamento nuclear em Fukushima, no Japão, após a cidade ser atingida por um tsunami.
II. A matriz energética brasileira é completamente dependente de usinas nucleares, cuja produção responde por mais de 80% das fontes energéticas brasileiras.
III. Apesar dos riscos envolvidos, a energia gerada por usinas nucleares é ainda a que mais cresce no mundo, respondendo por mais da metade da produção energética mundial.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Fukushima acidente nuclear

     

    On 11 de marco, 2011 Fukushima ocorreu em um dos mais graves acidentes nucleares da história após acidente nuclear de Chernobyl.

    Um terremoto de magnitude 8,9 ao largo da costa noroeste do Japão e tsunami subsequente afetou seriamente a central nuclear de Fukushima Dahiichi na costa nordeste do Japão.

    Na época do acidente nuclear de Fukushima teve seis reatores. Os reatores 1, 2 e 3 estavam operando enquanto reatores nucleares 4, 5 e 6 estavam parados para manutenção.

    Depois do terremoto reatores de Fukushima que ainda estavam funcionando pararam automaticamente. Para esfriar os reatores, neste tipo de centrais nucleares, é necessário energia elétrica, geralmente a partir da rede, mas a corrente eléctrica do terremoto não funcionou. Eles começaram a correr motores diesel para gerar essa eletricidade, mas também quebrou a 15:41 quando o tsunami. Neste momento começam os problemas de arrefecimento do risco de fusão do núcleo do reator. Mais tarde, o derretimento dos reatores 1, 2 e 3. ser confirmado

    A usina nuclear sofreu com o terremoto várias explosões dia seguinte. No reactor 4 múltiplas indendios declarada. Além disso, algumas plantas do combustível irradiado armazenado nas piscinas de combustível irradiado, que ainda se encontram emite calor grande começou a superaquecer porque foi evaporação de água a partir dessas piscinas, reduzindo assim o seu nível de água.

    O medo de vazamentos de radiação levou as autoridades a evacuar Japonês primeiro raio de 20 quilômetros ao redor da planta. Ainda este rado foi gradualmente ampliado para 40 quilômetros. Os trabalhadores da fábrica sofreu exposição à radiação em várias ocasiões e foram evacuados temporariamente em momentos diferentes.

    O acidente foi inicialmente considerada Escala Internacional de Eventos Nucleares Nível 4 (escala INES, por sua sigla em Inglês). Mesmo nos dias seguintes a situação agravou-se e, eventualmente, o acidente nuclear de nível 7 alcançado, o mesmo que o acidente da central de Chernobyl.

     

    http://pt.energia-nuclear.net/acidentes-nucleares/fukushima.html

     

    LETRA A

  • responde por 18% da produçao de energia mundial