SóProvas


ID
2029510
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Organização das Nações Unidas alertou recentemente para o fato de que o fluxo migratório de refugiados do Oriente Médio para a Europa pode dobrar no ano de 2016, em comparação com 2015. Estima-se que apenas no ano passado um milhão de refugiados chegaram à Europa. A ONU alerta ainda para o iminente perigo de uma crise humanitária nos portos gregos, onde desembarcam regularmente milhares de refugiados. Com base em seus conhecimentos sobre a crise de refugiados na Europa, leia as seguintes afirmativas.
I. Mesmo diante de uma crise migratória de tamanha proporção, nenhum país europeu esboçou ainda um programa público de recepção e integração dos refugiados em sociedade.
II. Grande parte desses refugiados procura chegar à Europa através do Mar Mediterrâneo.
III. A maioria dos refugiados que chegam à Europa vêm de países atualmente em guerra civil, tais como Arábia Saudita e Jordânia.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Esqueci que a Alemaha ofereceu um progrma público de recepeção a refuguados, por isso, a alternativa I está errada.

    Portanto somente a alternativa II está corerta. letra D.

    O item III erra ao dizer que a maioria dos refugiados são de Jordania e Arábia Saudita, além do fato de estes não estarem em guerra civil. A maior quantidade é da Síria no momento, além de países africanos em guerra civil também.

  • Refugiados:

     

    - Síria: em guerra civil desde 2011. Ditador Bashar Al- Assad, contra o estado Islâmico. 

    - Afeganistão: diversos conflitos desde 1970. Conflito com o Taleban.

    - Eritréia (se separou da Etiópia em 1993).

    - Somália: violentos conflitos desde a queda do ditador Siad Barre. Instabilidade política. Milícia islâmica Al-Shabaab, ligada à Al-qaeda.

    - Nigéria: crise energética e violência sectária.

    -> Principais rotas para a Europa: Tunísia, Turquia, Líbia.

  • Proposição 1 : Existe sim um programa para refugiados! (E)

    "Um grupo de 17 países, incluindo EUA, França e Austrália, concordou em receber refugiados sírios, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) nesta quarta-feira, 2.

    "Até agora, o Acnur tem 17 países participando no esforço do programa de reassentamento Admissão Humanitária", disse o porta-voz regional da agência, Peter Kessler, à agência AFP. "Eles estão oferecendo 10 mil lugares (no total), com alguns programas voltados principalmente para o ano de 2014", acrescentou."

    Proposição 2: Verdade! (C)

    "Um total de 4.715 refugiados e imigrantes ilegais morreram neste ano em sua tentativa de atravessar o Mar Mediterrâneo, o que representa 1.600 mortes a mais que no mesmo período de 2015, segundo os últimos dados da Organização Internacional de Migrações (OIM) divulgados nesta terça-feira (6)."

    Proposição 3: A jordânia, país vizinho da Síria está recebendo muitos refugiados, ao contrário do que afirma o item, que muitos estão fugindo; (E)

    Resp: D