SóProvas


ID
2029513
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde as grandes manifestações de 2013, o cenário político brasileiro vem sendo atravessado por constantes e acalorados debates. Acompanhando os meios de comunicação, é frequente nos depararmos com discussões em torno de diferentes propostas de reforma política. Com base em seus conhecimentos acerca desse tema, considere as seguintes afirmativas.
I. A maioria da classe política defende o fim do financiamento 100% público de campanha (modelo que vigora atualmente no Brasil).
II. Embora muitos defendam a adoção do sistema parlamentarista, as consequências dessa adoção seriam incalculáveis para a cultura política brasileira: afinal, o Brasil jamais possuiu um sistema parlamentarista de governo.
III. O voto no Brasil é obrigatório para a grande maioria dos eleitores, ao contrário de muitas democracias ao redor do mundo.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    No Brasil o voto é obrigatório para maiores de 18 anos, mas com algumas exceções. Eleitores com 16 e 17 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e alguns grupos de indígenas têm o direito ao voto, mas podem escolher se vão ou não às urnas.

  • O parlamentarismo no Brasil vigorou em dois períodos: no Império e após a renúncia do presidente Jânio Quadros. O primeiro período parlamentarista durou de 1847 a 1889 e o segundo de setembro de 1961 a janeiro de 1963.

    Fonte:ttps://www.senado.gov.br/noticias/Especiais/eleicoes2010/historia/no-brasil-parlamentarismo

    Graça e Paz

  • --- I. A maioria da classe política defende o fim do financiamento 100% público de campanha (modelo que vigora atualmente no Brasil).--- qual o erro dessa questão? Alguém sabe?

  • Lucas, o erro da alternativa I, é que a Classe Política (no caso os Políticos), não é a favor do fim do financiamento de Campanha, até porque o financiamento, contribui bastante para a roubalheira praticada.Quem é a favor do fim do financiamento, somos nós, o Povo.

  • Grandes ondas de protestos ganham repercussão de acordo com sua localização, intensidade, duração, motivação, causas e efeitos, sendo estes aspectos que devem ser acompanhados com atenção no noticiário a partir da visibilidade do assunto no momento de sua veiculação. O texto associado aborda políticos e o enunciado reforça a necessidade de conhecermos melhor a organização do modelo político nacional.  Sobre o modelo político brasileiro julgamos as afirmativas a seguir. 

    I - A classe política brasileira possui como característica marcante sua grande diversidade de ideias e posicionamentos então é quase impossível fechar um consenso entre todos em um ponto tão polêmico.
    II - O parlamentarismo no Brasil vigorou em dois períodos: no Império e após a renúncia do presidente Jânio Quadros. O primeiro período parlamentarista durou de 1847 a 1889 e o segundo de setembro de 1961 a janeiro de 1963.

    III - A principal justificativa  é a necessidade de se criar uma cultura de participação política após os 21 anos de ditadura onde o eleitor brasileiro ficou sem votar para escolher seu presidente. Na maioria das democracias consolidadas do mundo de fato o voto é opcional. 

    GABARITO DO PROFESSOR: C