SóProvas


ID
2030389
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma unidade hospitalar de atendimento à saúde possui uma equipe técnica multidisciplinar composta por profissionais da área médica, enfermagem, psicologia, psiquiatria, serviço social e técnicos laboratoriais. Alguns deles se reúnem para discutir os casos clínicos dos pacientes e outros, no momento da entrega do óbito à família. Em determinada reunião, o profissional de serviço social estava ausente, e um profissional da unidade abriu sua sala, para acessar seus arquivos em busca de informações sobre as condições de vida e sobre os atendimentos da família de um dos pacientes. A atitude desse colega infringiu qual legislação específica do serviço social?

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "E".

     

     a) A Lei 8662/93 - Regulamenta a profissão de Assistente Social e dá outras providências.

     

     b) A Resolução 8669/91 do CFESS. Desconheço... rsrs

     

     c) A Lei 8069/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

     

     d) A Lei 8080/90 – Institui a Lei Orgânica da Saúde.

     

     e) A Resolução CFESS Nº 273 de 13 março de 1993 - Institui o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social e dá outras providências.

     

    *** Não confunda Lei 8. 662/93 com Código de Ética, são coisas distintas.

  • Gabarito  E

     

     

    Resolução 273/93 que institui o Código de Ética dos/as Assistentes Sociais. Art. 2º Constituem direitos do/a assistente social: D - inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional;

     

    Ao adentrar no local de tralho do profissional ausente (Assistente Social), para acessar seus arquivos em busca de informações sobre as condições de vida e sobre os atendimentos da família de um dos pacientes, o profissional da equipe violou o direito acima mencionado, infrigindo, portanto, o Código de Ética profissional.