Complementando
De acordo com o CAB nº 22 Vigilância em Saúde.Zoonoses.Brasília-DF.2009
3 FEBRE AMARELA
3.1 APRESENTAÇÃO
A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração (no máximo 12 dias), que apresenta alta morbidade e letalidade.
A infecção pelo vírus da febre amarela causa no homem desde formas leves com sintomatologia febril inespecífica até formas graves com icterícia, albuminúria, oligúria, manifestações hemorrágicas, delírio, obnubilação e choque.
3.3 Transmissão
3.3.1 Vetores e reservatórios
A transmissão da febre amarela ocorre por meio da picada de mosquitos hematófagos infectados. Os mosquitos que participam da transmissão de febre amarelasão, principalmente, aqueles da família Culicidae, dos gêneros Aedes, Haemagogus e Sabethes. Na transmissão urbana, o Aedes aegypti é o principal vetor e, em ambientes silvestres, os Haemagogus e Sabethes.
Os mosquitos, além de serem transmissores, são os reservatórios do vírus, responsáveis pela manutenção da cadeia de transmissão, pois uma vez infectados permanecem transmitindo o vírus por toda a vida.
3.2 Agente Etiológico
A febre amarela é causada por um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivirus. O termo arbovírus é utilizado para classificar os vírus que são transmitidos por artrópodes, como os mosquitos.
O genoma viral é consituído de RNA simples e é envolvido por envelope bilipídico e tem cerca de 50 nanómetros de diâmetro. Infecta principalmente os macrófagos, células de defesa do nosso corpo.
3.3.2 Modo e período de transmissão
O modo de transmissão ocorre a partir de mosquitos, fêmeas, que se infectam quando vão se alimentar de sangue de primata (macaco) ou do homem infectado com o vírus da febre amarela. Depois de infectado com o vírus, o mosquito pica uma pessoa saudável, não vacinada contra a febre amarela, e transmite a doença, sucessivamente durante todo seu período de vida. Não existe transmissão de uma pessoa para outra diretamente.
O sangue dos doentes é infectante 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas até três a cinco dias após, tempo que corresponde ao período de viremia e de transmissão. No mosquito Aedes aegypti, o período de incubação do vírus é de 9 a 12 dias, após o que se mantém infectado por toda a vida.
Gabarito: Letra C.
De acordo com a PORTARIA Nº 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016
Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.
a) Errada.
HIV- a notificação é semanal.
b) Errada.
Hanseníase- a notificação é semanal.
c) Correto.
Febre Amarela- a notificação é imediata ( até 24 horas ) para MS, SES, SMS.
d) Errada.
Esquistossomose- a notificação é semanal.