SóProvas



Prova IDECAN - 2016 - Prefeitura de Miraí - MG - Enfermeiro


ID
2030461
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                        O abraço e a flor

                                         A campanha das enfermeiras e a necessidade diária de surpresa.


    Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor. Assim que dobrei a esquina, consegui minha dose diária de surpresa boa – tão necessária para mim quanto o sol de abril.

    Meninas de 20 e poucos anos exibiam um cartaz que anunciava abraços grátis. Achei que fosse mais uma ação promocional das construtoras de apartamento que, nos últimos meses, passaram a perturbar os moradores na porta de todas as padarias da região. [...]

    Algumas ações são nobres e humanitárias. Outras não passam de estratégias comerciais para promover sites, empresas ou palestras de autoajuda.

    No caso da enfermagem e da psicologia, a justificativa é a melhoria da qualidade de vida. Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à ocorrência de doenças cardíacas.

    O abraço também aumenta a produção de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) e de oxitocina (o hormônio do afeto). Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica. É um círculo virtuoso: quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

    Um estudo realizado no ano passado pela Universidade Médica de Viena demonstrou que o abraço pode mesmo reduzir o stress, o medo e a ansiedade. A oxitocina liberada contribui para a redução da pressão arterial, aumenta o bem-estar e favorece o desempenho da memória.

    No entanto, o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do trabalho, questiona o valor dos abraços recebidos de pessoas estranhas. A oxitocina é o hormônio produzido pela glândula pituitária, conhecido por favorecer o estabelecimento de laços afetivos entre pais e filhos e entre os casais.

    “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Em resumo: as pessoas precisam estar na mesma sintonia. Acredito que isso seja perfeitamente possível entre estranhos. Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia. Espero que elas não percam a ternura quando a realidade da profissão se apresentar.

    Como essas meninas, acredito que o bem-estar pode ser contagiante. Ao final de nosso breve encontro, uma delas me ofereceu uma flor feita com capricho e papel crepom.

    Resolvi testar o poder da flor. Durante uma hora caminharia com ela na mão e observaria a reação de quem cruzasse meu caminho. Será que alguém notaria alguma coisa fora do script? Será que um sorrisinho escaparia dos lábios? [...]

    Voltei para casa com uma supersafra de gentilezas. Nunca ouvi, numa única manhã, tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso. O tênis, a roupa, o percurso eram os mesmos. O que mudou foi o abraço e a flor.

    Só um pedestre não viu nada. Bateu o portão de um prédio com fones enterrados no ouvido, óculos bem escuros, mochila estufada, ombros curvados para frente – aquele visual e aquele comportamento que são a marca do nosso tempo. Não do meu tempo, mas o de muita gente. Quase me atropelou, mas não notou minha presença. Muito menos a da flor.

(Cristiane Segatto – 12/04/2013. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com//Saude-e-bem-estar/cristiane-segatto/noticia/2013/04/o-abraco-e-flor.html. Com Adaptações.) 

Acerca dos sentidos e ideias trazidas ao texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Atualmente, ações nobres apresentam-se como estratégias para proporcionar melhorias materiais, físicas e financeiras.

II. A melhoria da qualidade de vida é um fato que promove estudos – de caráter científico – e ações a respeito, o que demonstra a relevância de tal assunto para toda a humanidade.

III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios.


A correção está presente apenas em

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é um pouco "sui generes", no entanto essa questão até que foi bem formulada. O enunciado pede de acordo com os sentidos e ideias trazidas do texto, logo está pedindo interpretação e inferência:

    1) no item I: O texto realmente afirma que algumas ações nobres têm sido para angariar vantagens financeiras, porém físicas e materiais, seria EXTRAPOLAR na interpretação.
    2) no item II: a qualidade de vida foi alvo de estudos, no texto não deixa EXPLICITO que há uma relevância para a humanidade, entretanto de acordo com as ideias do texto é possível interpretar que isso é possível.
    3) no item III: é justamente o contrário, o desconhecimento de um resultado objetivo pode sim interferir positivamente: no texto a narradora afirma que mesmo abraços de pessoas desconhecidas, despertam bons sentimentos.

  • "III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios.". Isso não tem nada a ver com o texto, mas não é uma afirmação errada, já que contém o verbo PODERÁ. ÓBVIO QUE PODERÁ, CARAMBA. Assim como também poderá interferir positivamente. QUESTÃO HORRENDA.

  • Colega Maurício, acho que essa afirmativa não é possível de ser feita dentro do exposto no texto, entende? Seria uma extrapolação. Mas concordo que a questão é malfeita.
  • Leandro sua explicação sobre a alternativa 3) está sem noção.

    olha o que está falando na alternativa:

    III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo  (não o desconhecimento sobre quem tem abraça, conforme você estár afirmando)

     

    Na verdade, essa questão tem que ser por eliminação mesmo.

    I. Atualmente, ações nobres apresentam-se como estratégias para proporcionar melhorias materiais, físicas e financeiras. (não, o texto se refere sobre a estratégia de marketing de algumas empresas)

    II. A melhoria da qualidade de vida é um fato que promove estudos – de caráter científico – e ações a respeito, o que demonstra a relevância de tal assunto para toda a humanidade. (texto apresentou vário estudos sobre hormônios e como são "liberados") - na dúvida? pula.

    III.O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios. (Em nunhum momento o texto diz sobre desconhecimento de resultado - o mais próximo disso é referente ao desconhecimento da pessoa que te abraça..NADA SOBRE RESULTADOS...

     

    Por eliminação....Juro que se tivesse uma alternativa com  e) Todas estão erradas... Eu teria caido!

  • Prezado, Fabio Souto

    Você está equivocado, pois no texto está expresso o resultado do abraço: “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Ou seja, o item III está, afirmando que se por acaso uma pessoa receba um abraço de um desconhecido, o fato dela não saber que cientificamente, abraços de desconhecidos não geram nada, isso interferirá nos beneficios do abraço? A resposta é NEGATIVA, pois mais adiante a senhora que recebeu o abraço, afirma que mesmo desconhecendo as estudantes aqueles abraços trouxeram algo de positivo:
    "Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia."

  • Olha a extrapolação aí. Embora a afirmativa III seja totalmente aceitável, ela não consta no texto. Na hora da prova, muita calma. Vença suas convicções e seja frio.

  • Gab. B

     

    Caro Leandro Lopes, concordo com o gabarito, inclusive baseado no comentário do colega Cristiano Magalhães.

     

    Vou explicar meu ponto de vista utilizando o seu comentário:

     

    A opção III diz, ".O desconhecimento acerca de um resultado objetivo envolvendo ações que visem a qualidade de vida poderá interferir negativamente em seus benefícios." (isso é uma afirmação proposta para analisarmos se o texto fala ou não).

     

    A opção III fala a respeito do "desconhecimento" do tema, da ideia, veja: "o desconhecimento acerca de um resultado objetivo..." em nenhum momento ele cita sobre "abraços de desconhecidos".

     

    Não tenho certeza,  mas acho que sua interpretação ficou prejudicada neste ponto específico. o texto não fala, em nenhum momento, sobre situações de desconhecimento do tema, ou resultados pelo desconhecimento do tema.

     

     

     

     


ID
2030464
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                        O abraço e a flor

                                         A campanha das enfermeiras e a necessidade diária de surpresa.


    Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor. Assim que dobrei a esquina, consegui minha dose diária de surpresa boa – tão necessária para mim quanto o sol de abril.

    Meninas de 20 e poucos anos exibiam um cartaz que anunciava abraços grátis. Achei que fosse mais uma ação promocional das construtoras de apartamento que, nos últimos meses, passaram a perturbar os moradores na porta de todas as padarias da região. [...]

    Algumas ações são nobres e humanitárias. Outras não passam de estratégias comerciais para promover sites, empresas ou palestras de autoajuda.

    No caso da enfermagem e da psicologia, a justificativa é a melhoria da qualidade de vida. Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à ocorrência de doenças cardíacas.

    O abraço também aumenta a produção de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) e de oxitocina (o hormônio do afeto). Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica. É um círculo virtuoso: quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

    Um estudo realizado no ano passado pela Universidade Médica de Viena demonstrou que o abraço pode mesmo reduzir o stress, o medo e a ansiedade. A oxitocina liberada contribui para a redução da pressão arterial, aumenta o bem-estar e favorece o desempenho da memória.

    No entanto, o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do trabalho, questiona o valor dos abraços recebidos de pessoas estranhas. A oxitocina é o hormônio produzido pela glândula pituitária, conhecido por favorecer o estabelecimento de laços afetivos entre pais e filhos e entre os casais.

    “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Em resumo: as pessoas precisam estar na mesma sintonia. Acredito que isso seja perfeitamente possível entre estranhos. Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia. Espero que elas não percam a ternura quando a realidade da profissão se apresentar.

    Como essas meninas, acredito que o bem-estar pode ser contagiante. Ao final de nosso breve encontro, uma delas me ofereceu uma flor feita com capricho e papel crepom.

    Resolvi testar o poder da flor. Durante uma hora caminharia com ela na mão e observaria a reação de quem cruzasse meu caminho. Será que alguém notaria alguma coisa fora do script? Será que um sorrisinho escaparia dos lábios? [...]

    Voltei para casa com uma supersafra de gentilezas. Nunca ouvi, numa única manhã, tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso. O tênis, a roupa, o percurso eram os mesmos. O que mudou foi o abraço e a flor.

    Só um pedestre não viu nada. Bateu o portão de um prédio com fones enterrados no ouvido, óculos bem escuros, mochila estufada, ombros curvados para frente – aquele visual e aquele comportamento que são a marca do nosso tempo. Não do meu tempo, mas o de muita gente. Quase me atropelou, mas não notou minha presença. Muito menos a da flor.

(Cristiane Segatto – 12/04/2013. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com//Saude-e-bem-estar/cristiane-segatto/noticia/2013/04/o-abraco-e-flor.html. Com Adaptações.) 

Achei que fosse mais uma ação promocional das construtoras de apartamento que, nos últimos meses, passaram a perturbar os moradores na porta de todas as padarias da região.” (2º§) Assinale a alternativa em que a alteração referente à pontuação mantém a correção apresentada originalmente.

Alternativas
Comentários
  • que, nos últimos meses,

     

    pode trocar por parenteses e travesão

  • Pode-se trocar duas vírgulas por dois travessões.

  • Alternativa B, está enfatizando a oração "nos ultimos meses"

  • ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO (longo) - poderá ficar entre vírgulas, travessões ou parênteses.

  • Gabarito letra B

  • adjunto adverbial - termo que demonstra circunstâncias.

    quando não vier na ordem direta (não vier ao final da frase) + ser de longa extensão = deverá vir entre vírgulas ou entre parenteses ou entre travessões.

    LETRA B.

  • Gabarito letra B

    Adjunto adverbial deslocado longo.

  • no bigode chinês não tem problema se trocar (-,,,,-) vírgula, travessão e parênteses uns pelos outros.

    ENTRE O SUJEITO E O VERBO PODE INTERCALAR O ADJUNTO COM AS VÍRGULAS. POIS O USO DE APENAS UMA DESSAS, SEPARA O SUJEITO DO SEU VERBO. LEMBRANDO QUE O ADJUNTO ADVÉRBIAL LONGO É OBRIGATÓRIO SER SEPARADO POR VÍRGULA, SEJA ELE ANTEPOSTO OU INTERCALADO.

     SABENDO DISSO O ADJUNTO ADVERBIAL CURTO:

    ** SE ESTIVER ANTEPOSTO AO VERBO É FACULTATIVO A VÍRGULA.

    ** SE ESTIVER INTERCALANDO É FACULTATIVO, MAS TEM QUE TIRAR AS DUAS VÍRGULAS E NÃO SÓ UMA.

    ✨ Os adjuntos adnominais, e complementos nominais quaisquer que sejam eles, não podem ser separados por vírgula.


ID
2030467
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                        O abraço e a flor

                                         A campanha das enfermeiras e a necessidade diária de surpresa.


    Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor. Assim que dobrei a esquina, consegui minha dose diária de surpresa boa – tão necessária para mim quanto o sol de abril.

    Meninas de 20 e poucos anos exibiam um cartaz que anunciava abraços grátis. Achei que fosse mais uma ação promocional das construtoras de apartamento que, nos últimos meses, passaram a perturbar os moradores na porta de todas as padarias da região. [...]

    Algumas ações são nobres e humanitárias. Outras não passam de estratégias comerciais para promover sites, empresas ou palestras de autoajuda.

    No caso da enfermagem e da psicologia, a justificativa é a melhoria da qualidade de vida. Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à ocorrência de doenças cardíacas.

    O abraço também aumenta a produção de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) e de oxitocina (o hormônio do afeto). Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica. É um círculo virtuoso: quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

    Um estudo realizado no ano passado pela Universidade Médica de Viena demonstrou que o abraço pode mesmo reduzir o stress, o medo e a ansiedade. A oxitocina liberada contribui para a redução da pressão arterial, aumenta o bem-estar e favorece o desempenho da memória.

    No entanto, o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do trabalho, questiona o valor dos abraços recebidos de pessoas estranhas. A oxitocina é o hormônio produzido pela glândula pituitária, conhecido por favorecer o estabelecimento de laços afetivos entre pais e filhos e entre os casais.

    “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Em resumo: as pessoas precisam estar na mesma sintonia. Acredito que isso seja perfeitamente possível entre estranhos. Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia. Espero que elas não percam a ternura quando a realidade da profissão se apresentar.

    Como essas meninas, acredito que o bem-estar pode ser contagiante. Ao final de nosso breve encontro, uma delas me ofereceu uma flor feita com capricho e papel crepom.

    Resolvi testar o poder da flor. Durante uma hora caminharia com ela na mão e observaria a reação de quem cruzasse meu caminho. Será que alguém notaria alguma coisa fora do script? Será que um sorrisinho escaparia dos lábios? [...]

    Voltei para casa com uma supersafra de gentilezas. Nunca ouvi, numa única manhã, tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso. O tênis, a roupa, o percurso eram os mesmos. O que mudou foi o abraço e a flor.

    Só um pedestre não viu nada. Bateu o portão de um prédio com fones enterrados no ouvido, óculos bem escuros, mochila estufada, ombros curvados para frente – aquele visual e aquele comportamento que são a marca do nosso tempo. Não do meu tempo, mas o de muita gente. Quase me atropelou, mas não notou minha presença. Muito menos a da flor.

(Cristiane Segatto – 12/04/2013. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com//Saude-e-bem-estar/cristiane-segatto/noticia/2013/04/o-abraco-e-flor.html. Com Adaptações.) 

“Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à ocorrência de doenças cardíacas.” (4º§) Em relação ao emprego do acento indicador de crase no trecho anterior, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "a" e "b" estariam certas não fosse pela incidência da palavra "substantivo" em "a".

  • Gab B
     

  • Não teria que ser e às doenças cardiacas? Já que doença tb é feminino?

  • Não, Olívia Laquis. 

    e à ocorrência de. (A expressão está no singular)  

     

    Caso a expressão “ocorrência de” fosse eliminada, teríamos “[…] e a doenças cardíacas” de acordo com a correção gramatical. (Note que a expressão fica no plural e o no singular, logo não se usa crase antes de nome plural se o a estiver no singular).

  • A alternativa B também encontra-se incorreta. Pois como ele usou artigo no primeiro complemento nominal (ao estresse crônico), deveria ocorrer o uso do artigo também no segundo complemento (as doenças cardíacas). Assim, haveria o fenômeno da crase (preposição a + artigo as) devendo haver o acento indicativo.

     

    Caso esteja errado, peço que me corrijam.

  • David Judson, observe a explicação do Ricardo ES.

    Força na caminhada!!

  • Concordo com o David Judson. Se fosse como na alternativa B, haveria quebra de paralelismo sintático. 

  • Explicação de Ricado está correta.

     

     

  • Trata-se de um dos casos proibitivos de crase a sua colocação antes de palavras no plural, pois o plural generaliza a palavra.

     

    Por isso a afirmativa "B" está correta.

    B) Caso a expressão “ocorrência de” fosse eliminada, teríamos “[…] e a doenças cardíacas (PALAVRA NO PLURAL)” de acordo com a correção gramatical. 

     

    TERIAMOS CRASE NO EXEMPLO ABAIXO:

    Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à depressão. (palavra no singular/não generalizada)

     

    Bons estudos!!!

     

     

  • Relacionado a doenças cardíacas == sem crase.

     

    Relacionado às doenças cardíacas == com crase.

     

    Atento ao "a / as" antes de palavra no plural!

  • Não se usa crase:


    1) Antes de palavras masculinas: 

    Andar a cavalo.
    Estou a pão e água.
    Falar a respeito de concurso.
    Vende-se a prazo.


     

    Dica 1: quando estiver subentendida a palavra "moda" ou "maneira", haverá crase:
     

    Escrever à Machado de Assis.
    Ele só se veste à Pierre Cardin.
     


    2) Antes de verbo no infinitivo:

    Estava a escrever poemas.
    convidou-o a ir ao cinema.
    Ficou a olhá-la com carinho.



    3) Antes de pronomes pessoais ou de tratamento:

    Refiro-me a você.
    Entregue a ela tudo que você tem.
    Informamos a Vossa Senhoria que seu pedido foi deferido.



    4) Antes da palavra casa:

    Eles retornaram a casa.
    Voltarei a casa amanhã de manhã


    Dica 2: se a palavra casa vier determinada, ocorrerá crase:

    Eles retornaram à casa dos pais.
    Voltarei à casa do Fernando amanhã de manhã.



    5) Antes de indefinidos:

    Refiro-me a certas mulheres.
    Dê isso a qualquer pessoa que queira.
    Irei a uma formatura agorinha.


    6) Antes de palavra feminina no plural (desde que o "a" esteja no singular)

    Assisto a novelas de época.
    Pensei em resolver tudo a bofetadas.
    Não vou a festas chatas.



    7) Antes dos demonstrativos "essa, essas; esta, estas":

    Dei a apostila a essa aluna.
    Refiro-me a estas pessoas.



    8) Antes de numeral:

    A quantidade de candidatos não chegou a dez.



    Dica 3: ocorre crase diante de numeral ordinal ou se o numeral indicar horas:
     

    Escrevi à primeira da turma.
    O show será às 15 horas.


    9) Antes da palavra terra (= chão firme)

    Ao descer a terra, o capitão foi recebido com honras.
    Os navegantes retornaram a terra ao amanhecer.



    Dica 4: se a palavra "terra" estiver especificada ou se referir ao planeta, ocorrerá crase:

    Chegarei hoje à terra de meus pais.

    Os astronautas não retornaram à Terra no dia previsto.

    FONTE: http://www.portuguesconcurso.com/2009/12/casos-proibitivos-quanto-ao-uso-da.html

  • Pessoal fiquei com dúvida, alguem pode ajudar?

     

    A utilização de artigos não será sempre  obrigatória quando em uma enumerações os termos "pedirem"  artigos diferente?

    Que é o caso da questão. Estresse pede o artigo "O" e doenças pede o artigo "AS"

     

    Podendo ficar:

     Hormonio relacionados a+o estresse crônico e a+as doenças cardíacas.

     Hormonio relacionados a+o estresse crônico e as doenças cardíacas.

     

    O termo que ele poderia suprimir seria a preposição "a" do segundo termo(já que é a mesma para os dois termos), o artigo "as" seria obrigatório. Não possibilitando a opção:

     Hormonio relacionados a+o estresse crônico e doenças cardíacas.

  • Caso a Letra B seja considerada como gabarito, onde enfiaram o paralelismo?

    Pois se antes de estresse possui artigo (relacionados ao (a+o) estresse), por qual motivo não teria artigo antes de doenças (às (a+as) doenças cardíacas)??

  • Creio eu que é assim, me corrijam se eu estiver errado

     

    Errado a) A ocorrência de crase justifica-se, pois, trata-se de uma locução adverbial formada por substantivo feminino.

    Uma das regras dos casos obrigatórios de crase é a seguinte: Em locuções adverbiais, prepositivas ou conjuntivas, femininas

    à ocorrência de > é uma locução adverbial prepositiva.

     

    Certo b) Caso a expressão “ocorrência de” fosse eliminada, teríamos “[…] e a doenças cardíacas” de acordo com a correção gramatical. 

    Como os outros colegas já explicaram, encontra-se nos casos proibidos: Antes de termo no plural se o "a" estiver no singular...
    E lembrando que as proibições prevalecem sobre os demais casos

    Errado c) Trata-se de um caso especial, em que a expressão determinante para ocorrência obrigatória da crase está subtendida.
    Não entra na regra do caso especial do paralelismo, a regra está justificada na alternativa A

    Errado d) Esta justificada na alternativa a...

     

     

  • Como sempre, IDECAN surpreendendo.

     

    Na verdade, a alternativa B, se for olhar pelo sentido amplo, está errada. Para a frase ser considerada correta não poderia considerar o "a" sem crase antes de doenças, veja: Relacionar exige preposição, (a+o) estresse - substantivo masculino que veio com o artigo)então, seguindo o princípio do paralelismo, haveria preposição + artigo em: às (a+as) doenças cardíacas.

     

    A alternativa seria aceitável se fosse assim reescrita: "Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e doenças cardíacas.”, porque, dessa maneira, a preoposicção serviria para ambas e o "E" estaria dando ideia de adição.

     

    (A banca quis brincar com a ideia de palavras no plural e "A" no singular crase não há) AFF!

     

    Mas como a banca é soberana, Fica alternativa B como correta.

     

     

     

     

    Bons Estudos!

  • Gabarito está certo, pois não se usa crase:

    Quando o "a" estiver no singular (preposição rígida) e a palavra seguinte, no plural.

  • Se houver o ´´A´´ no singular e a palavra posterior no plural, Não ocorrerá o acento grave. 
    Do contrário, ocorrerá.

  • BANCA LIXO!

  • Pq a letra A está errada?

  • ESSE MNEMÔNICO ME AJUDOU NESSA QUESTÃO:

    CRASE NO SINGULAR & PALAVRA NO PLURAL, CRASE PASSE MAL!!!

  • Alternativa B Correta.

  • Por que a letra a esta errada? Por acaso ocorrência não é substantivo?

  • Pessoal, aprenda uma coisa: A crase não ocorre diante de substantivos empregados em sentido genérico.

    Exemplos:

    Falava a pessoas desinteressadas.

    Fez alusão a cidades litorâneas.

    Não se referiu a criatura alguma.

    Crianças têm direito a recreação.

  • Continuo achando que caberia a expressão: " ...relacionados ao estresse crônico e às doenças cardíacas.

    Ele sugere retirar "ocorrência de".

  • gab B

    sobre a C

    ela foi muito bem formulada

    hormônios relacionados ao estresse crônico e (relacionados)à ocorrência de doenças cardíacas.

    o erro esta em afirmar que se trata de um caso espacial.

    os casos especiais estão especificamente elencados na gramática

  • Em uma análise um pouco mais profunda, a alternativa B também estaria correta, pois não atendeu ao paralelismo, uma vez que usou artigo no primeiro complemento nominal (ao estresse crônico), logo, deveria ocorrer o uso do artigo também no segundo complemento (a + as doenças cardíacas).

    A alternativa B é a menos errada!


ID
2030470
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                        O abraço e a flor

                                         A campanha das enfermeiras e a necessidade diária de surpresa.


    Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor. Assim que dobrei a esquina, consegui minha dose diária de surpresa boa – tão necessária para mim quanto o sol de abril.

    Meninas de 20 e poucos anos exibiam um cartaz que anunciava abraços grátis. Achei que fosse mais uma ação promocional das construtoras de apartamento que, nos últimos meses, passaram a perturbar os moradores na porta de todas as padarias da região. [...]

    Algumas ações são nobres e humanitárias. Outras não passam de estratégias comerciais para promover sites, empresas ou palestras de autoajuda.

    No caso da enfermagem e da psicologia, a justificativa é a melhoria da qualidade de vida. Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à ocorrência de doenças cardíacas.

    O abraço também aumenta a produção de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) e de oxitocina (o hormônio do afeto). Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica. É um círculo virtuoso: quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

    Um estudo realizado no ano passado pela Universidade Médica de Viena demonstrou que o abraço pode mesmo reduzir o stress, o medo e a ansiedade. A oxitocina liberada contribui para a redução da pressão arterial, aumenta o bem-estar e favorece o desempenho da memória.

    No entanto, o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do trabalho, questiona o valor dos abraços recebidos de pessoas estranhas. A oxitocina é o hormônio produzido pela glândula pituitária, conhecido por favorecer o estabelecimento de laços afetivos entre pais e filhos e entre os casais.

    “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Em resumo: as pessoas precisam estar na mesma sintonia. Acredito que isso seja perfeitamente possível entre estranhos. Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia. Espero que elas não percam a ternura quando a realidade da profissão se apresentar.

    Como essas meninas, acredito que o bem-estar pode ser contagiante. Ao final de nosso breve encontro, uma delas me ofereceu uma flor feita com capricho e papel crepom.

    Resolvi testar o poder da flor. Durante uma hora caminharia com ela na mão e observaria a reação de quem cruzasse meu caminho. Será que alguém notaria alguma coisa fora do script? Será que um sorrisinho escaparia dos lábios? [...]

    Voltei para casa com uma supersafra de gentilezas. Nunca ouvi, numa única manhã, tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso. O tênis, a roupa, o percurso eram os mesmos. O que mudou foi o abraço e a flor.

    Só um pedestre não viu nada. Bateu o portão de um prédio com fones enterrados no ouvido, óculos bem escuros, mochila estufada, ombros curvados para frente – aquele visual e aquele comportamento que são a marca do nosso tempo. Não do meu tempo, mas o de muita gente. Quase me atropelou, mas não notou minha presença. Muito menos a da flor.

(Cristiane Segatto – 12/04/2013. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com//Saude-e-bem-estar/cristiane-segatto/noticia/2013/04/o-abraco-e-flor.html. Com Adaptações.) 

Determinadas figuras de linguagem exploram diferentes relações de sentido entre palavras ou entre uma palavra e seu significado. Considerando tal afirmativa, é possível identificar o emprego de recurso expressivo no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • alguém explica ?

  • O enunciado da questão refere se ao sentido conotativo de palavras ou expressões.

    "mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é."  esse seguimento  apresenta o sentido conotativo ou seja o sentido figurado.

  • Complementando o concurseiro:

    Ideias é algo abstrato, não tem como fisicamente ser chacoalhado.

  • Gabarito letra C) “Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor.” (1º§)

    O trecho  "chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor.” (1º§) está em sentido conotativo (figurado) pois não tem como chacoalhar literalmente as ideias, a colheita também está em sentido conotativo pois ele não colheu nada literalmente falando a não ser ideias e sentimentos. 

    Espero ter ajudado! Bons estudos!

  • Trate-se da figura de linguagem dita por PROSOPOPÉIA (personificação ou animização) -  Atribuir movimento, ação, fala, sentimento, ou seja, caracterísitcas próprias de seres humanos a seres inanimados ou imaginários.

     

    Ex: Dia triste, rios que carregam peixes...

  • ...exploram diferentes relações de sentido entre palavras ou entre uma palavra e seu significado

     

    C) "Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor.”

     

    Realmente não é possível chacoalhar as ideias. E ela também não colheu algo de fato, de plantas.

     

    A) Ao final de nosso breve encontro, uma delas me ofereceu uma flor feita com capricho e papel crepom.”

    A flor foi feita de modo caprichoso, ou do material chamado capricho? Aqui também há diferentes relações de sentido entre palavras ou entre uma palavra e seu significado, porém não está sendo explorado pela figura de linguagem.

     

    Idecan sempre nesse estio....

  • Alternativa correta letra c)

     

    Porém a letra "d" também é uma figura de linguagem na forma de anáfora (Repetição de uma ou mais palavras). Entretanto, tem que se observar o enunciado, a questão pedi a alternativa a qual explore diferentes relações de sentido entre palavras ou entre uma palavra e seu significado, então a correta é a letra C. 

     

    Atenção, amigos!

  • A letra A tb está certa, essa banca pqp

  • b) dopamina e serotonina (hormônios do prazer) e de oxitocina = paranomásia

    c)  chacoalhar as ideias  = prosopopeia

    D)tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto = Anáfora

    Concordo com alguém aí: essa banca PQP !

  • não entendi... alguém se prontifica a explicar?

  • Para a IDECAN, é importante observar o enunciado das questões e procurar a alternativa mais certa, de acordo com enunciado. Nessa questão, por exemplo:

    Determinadas figuras de linguagem exploram diferentes relações de sentido entre palavras ou entre uma palavra e seu significado. Considerando tal afirmativa, é possível identificar o emprego de recurso expressivo no seguinte trecho (Ou seja, o enunciado cita a figura de linguagem que ele quer que seja identificado entre as alternativas):

    C) “Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor.”

           Nesse caso, a expressão chacoalhar as ideias tem relação de sentido e significado entre suas palavras, uma vez que se mostra no sentido CONOTATIVO.

     

    D) “Nunca ouvi, numa única manhã, tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso.”

           Nesse outro caso, também se aplica uma figura de linguagem, a de POLISSÍNDETO. Porém, o sentido e significado entre essas palavras se mantém íntegros/originais, no sentido DENOTATIVO; logo, a figura de linguagem adotada não explora a relação de sentido e significado entre as palavras. A polissíndeto explora a coordenação de várias palavras, através da repetição de uma ou mais conjunções (tanto).

    Se eu estiver errada, me avisem!

  • E eu achando que a banca cespe é complicada...

    Oi Idecan.


ID
2030473
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                        O abraço e a flor

                                         A campanha das enfermeiras e a necessidade diária de surpresa.


    Saí hoje cedo para caminhar com o objetivo de sempre: mexer o corpo, chacoalhar as ideias e ver a vida como ela é. A colheita não poderia ter sido melhor. Assim que dobrei a esquina, consegui minha dose diária de surpresa boa – tão necessária para mim quanto o sol de abril.

    Meninas de 20 e poucos anos exibiam um cartaz que anunciava abraços grátis. Achei que fosse mais uma ação promocional das construtoras de apartamento que, nos últimos meses, passaram a perturbar os moradores na porta de todas as padarias da região. [...]

    Algumas ações são nobres e humanitárias. Outras não passam de estratégias comerciais para promover sites, empresas ou palestras de autoajuda.

    No caso da enfermagem e da psicologia, a justificativa é a melhoria da qualidade de vida. Estudos demonstram que abraçar reduz os níveis de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse crônico e à ocorrência de doenças cardíacas.

    O abraço também aumenta a produção de dopamina e serotonina (hormônios do prazer) e de oxitocina (o hormônio do afeto). Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica. É um círculo virtuoso: quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

    Um estudo realizado no ano passado pela Universidade Médica de Viena demonstrou que o abraço pode mesmo reduzir o stress, o medo e a ansiedade. A oxitocina liberada contribui para a redução da pressão arterial, aumenta o bem-estar e favorece o desempenho da memória.

    No entanto, o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do trabalho, questiona o valor dos abraços recebidos de pessoas estranhas. A oxitocina é o hormônio produzido pela glândula pituitária, conhecido por favorecer o estabelecimento de laços afetivos entre pais e filhos e entre os casais.

    “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”, diz.

    Em resumo: as pessoas precisam estar na mesma sintonia. Acredito que isso seja perfeitamente possível entre estranhos. Não sei se o nível dos meus hormônios aumentou, mas a iniciativa das estudantes de enfermagem alegrou meu dia. Espero que elas não percam a ternura quando a realidade da profissão se apresentar.

    Como essas meninas, acredito que o bem-estar pode ser contagiante. Ao final de nosso breve encontro, uma delas me ofereceu uma flor feita com capricho e papel crepom.

    Resolvi testar o poder da flor. Durante uma hora caminharia com ela na mão e observaria a reação de quem cruzasse meu caminho. Será que alguém notaria alguma coisa fora do script? Será que um sorrisinho escaparia dos lábios? [...]

    Voltei para casa com uma supersafra de gentilezas. Nunca ouvi, numa única manhã, tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso. O tênis, a roupa, o percurso eram os mesmos. O que mudou foi o abraço e a flor.

    Só um pedestre não viu nada. Bateu o portão de um prédio com fones enterrados no ouvido, óculos bem escuros, mochila estufada, ombros curvados para frente – aquele visual e aquele comportamento que são a marca do nosso tempo. Não do meu tempo, mas o de muita gente. Quase me atropelou, mas não notou minha presença. Muito menos a da flor.

(Cristiane Segatto – 12/04/2013. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com//Saude-e-bem-estar/cristiane-segatto/noticia/2013/04/o-abraco-e-flor.html. Com Adaptações.) 

A citação do neurofisiologista Jürgen Sandkühler “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”. (8º§) é empregada, considerando-se a estrutura textual apresentada, como

Alternativas
Comentários
  • qual o erro da alternativa C ?

    No texto vem discorrendo sobre a importância do abraço e os efeitos positivos que ele gera. Em seguida, o pesquisador apresenta uma tese contrária, que não é todo abraço que gera esses resultados positivos, e cita que os abraços tem que ter confiança mutua.
    Portanto, claramente é uma contra-argumentação, para sustentar sua tese. A alternativa D também vejo parcialmente como certa, não concordo que tenha nenhuma autoridade. Mas entra as duas vejo a C como mais certa.

    Se alguém puder esclarecer melhor!

  • Alternativa C) A tese principal do texto não é o ato do abraço em si, mas as boas ações da vida como um todo, o abraço é apenas uma delas. No próprio texto há: "tanta gente me desejando bom dia, tanto motorista me dando passagem, tanta conversa, tanto olho no olho, tanto sorriso. O tênis, a roupa, o percurso eram os mesmos. O que mudou foi o abraço e a flor".
    Então é realmente uma contra-argumentação, mas não da tese principal, mas de apenas um dos argumentos envovidos.

    Na alternativa D, a autoridade em questão é, segundo o texto: " o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, autor do trabalho".

  • Segue o posicionamento oficial da banca em resposta a recurso, acho que pode ajudar.

    (Fonte: https://idecan.s3.amazonaws.com/concursos/236/54_21062016132256.pdf)

     

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.
    A alternativa “C) contra-argumento ao qual é feita a devida oposição posteriormente com o objetivo de sustentação da tese defendida.” não pode ser considerada correta. Um contra-argumento, ou argumento contrário, demonstra uma versão divergente acerca do tema apresentado. Trata-se de uma opinião oposta àquela defendida ou apresentada. Ocorre que a citação “O efeito do abraço sobre a produção de oxitocina só ocorre quando existe confiança mútua. Se o abraço não é desejado pelas duas pessoas, o efeito positivo se perde”. não nega o efeito apresentado no texto anteriormente do abraço, o que ocorre é que uma nova informação é acrescentada à informação principal; delimitando- a, especificando-a. Por tais motivos, a alternativa “D) um recurso argumentativo que, através de uma autoridade, confere maior credibilidade e informação acerca do assunto abordado.” torna-se adequadamente indicada como correta. A alternativa “B) a inserção de um tipo textual com características próprias, diferente do tipo predominante no texto de modo global.” não pode ser considerada correta. São assuntos diferentes: “tipo textual” e “gênero textual”. “O tipo textual designa uma espécie de construção teórica (em geral uma sequência subjacente aos textos) definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo). O tipo caracteriza-se muito mais como sequências linguísticas (sequências retóricas) do que como textos materializados; a rigor, são modos textuais. Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. O conjunto de categorias para designar tipos textuais é limitado e sem tendência a aumentar. Já o gênero textual faz referência a textos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. Em contraposição aos tipos, os gêneros são entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações diversas. Alguns exemplos seriam: telefonema, sermão, carta, resenha, artigo de divulgação científica, etc.”

    Fonte:

    PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto. Ática.

    MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola.

  • vai entender.. tem cada palhaço elaborando questão..

     

  • Questão de redação. Citações reforçam o argumento do parágrafo.

  • a) uma breve descrição com o objetivo de gerar credibilidade e impressionar o leitor

    Na realidade, uma citação não terá como objetivo alvo impressionar o leitor, ela poderá até apresentar uma mera descrição sobre o objeto, mas sua finalidade maior será conferir credibilidade ao assunto abordado.

     

    Portanto, dessa forma a assertiva correta somente poderá ser a letra D.

    d) um recurso argumentativo que, através de uma autoridade, confere maior credibilidade e informação acerca do assunto abordado.

     

  • Eu aprendi que 99% (nunca há algo 100% certo em concurso, né?) das vezes em que a IDECAN pergunta sobre por quê da citação de alguém está dentro do texto, a resposta é para dar mais credibilidade! Existem umas 20 questões sobre isso, espalhadas em diversas provas da banca!!!

     

     

  • Concordo com o comentário da Carol Medeiros. Já me deparei com varias questões da IDECAN que abordam o tema citação direta, e em todas a resposta foi conferir maior credibilidade ao texto.  É sempre bom conhecer a banca, porém cada questão deve ser analisada em particular. 

  • O que é de se estranhar é que a idéia defendida no texto vai de encontro a citação do autor. 

    Na citação o pensador conclui que o abraço não fuinciona com estranhos e no texto o autor se sente bem com o abraço de estranhos.

  • MASOQUEEEEEEEEEE

  • Já to na sexta questão dessa banca, fico sempre entre duas e marco errada, errei todas!

  • vou fazer a prova da agu com a convicção de que se passar é loteria

  • as vezes acho que nao nasci no Brasil, oh idioma viajoso meu Deus, sempre acerto mais questoes de ingles do que Portugues. prova de concurso não era para ter essas baboseiras.

  • Minha opinião (passiva de erro, claro):

    O texto num todo é NARRATIVO. Em várias ocasiões utiliza-se a 1ª pessoa. Conta uma história.

    A - uma breve descrição com o objetivo de gerar credibilidade e impressionar o leitor. Não demonstra a intenção de impressionar o leitor.

    B - a inserção de um tipo textual com características próprias, diferente do tipo predominante no texto de modo global. Acho que sim. Pois se trata de um argumento (o trecho). Logo, trecho dissertativo (opinativo) num texto narrativo.

    C- contra-argumento ao qual é feita a devida oposição posteriormente com o objetivo de sustentação da tese defendida. É um contra-argumento, mas não se faz oposição. Ocorre uma correção.

    D - um recurso argumentativo que, através de uma autoridade, confere maior credibilidade e informação acerca do assunto abordado. Não vi erro nesta. No entanto, na minha opinião, B e D estariam corretas.

    O fato de a letra D descrever que o trecho da especialista é argumentativo, ratifica minha suposição.


ID
2030476
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                               A linguagem da pele

    Não se pode negar que há algo de poético nos beijos jogados no ar. E uma praticidade imensa nas mensagens virtuais de carinho. Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; já os sons (tanto palavras quanto músicas) inventam redes neurais em nossos cérebros, funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura, que nos permitem pertencer ao universo dos humanos. Mas é o toque que inaugura a existência. Desde muito cedo as experiências sensoriais criam laços fundamentais entre o eu e o outro – um vínculo estruturante e fundamental para o desenvolvimento físico e emocional. Traços de lembranças táteis, por vezes perdidos em emaranhados de memórias de um tempo anterior às palavras, tornam-se constituintes de representações.

    Psicólogos e psicanalistas tendem a pensar a linguagem como o primeiro organizador psíquico. No entanto, parece importante levar em conta o fato de que essa aquisição vem sempre alicerçada em experiências sensoriais anteriores – e, sob essa óptica, o toque ganha papel de destaque. São as marcas ancestrais que acenam com a possibilidade de aconchego e intimidade, organização. Uma linguagem sensorial que nos envolve e tinge nossos corpos de impressões. [...]

                  (Gláucia Leal, edição de novembro de 2015 de Mente e Cérebro. Fragmento.)

Para a construção do texto, pode-se afirmar que a autora

Alternativas
Comentários
  • [...] Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; já os sons [...]

    O verbo em primeira pessoa realça a opinião da autora

  • Se trata de um texto argumentativo

  • tipos de textos, são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade. De maneira geral, a tipologia textual é dividida em: texto narrativodescritivo,dissertativoexpositivo e injuntivo.

    /

    Texto Narrativo

    A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um enredo, do qual se desenvolvem as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço. Assim, a narração possui um narrador (quem apresenta a trama), as personagens (principais e secundárias), o tempo (cronológico ou psicológico) e o espaço (local que se desenvolve a história). Sua estrutura básica é: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

    Para saber mais: Texto Narrativo

    /

    Texto Descritivo

    O texto descritivo expõe apreciações e observações, de modo que indica aspectos, características, detalhes singulares e pormenores, seja de um objeto, lugar, pessoa ou fato. Dessa maneira, alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação dos textos descritivos são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.

    Para saber mais: Texto Descritivo

    /

    Texto Dissertativo

    O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é baseado na argumentação e no desenvolvimento de um tema. Para tanto, sua estrutura, dividida em três partes fundamentais, tese (introdução), antítese (desenvolvimento) e nova tese (conclusão), define o modelo básico para apresentar uma tese (ideia, tema, assunto), explorar argumentos contra e a favor (antítese) e, por fim, sugerir uma nova tese, ou seja, uma nova ideia para concluir sua fundamentação. Os textos dissertativos-argumentativos, além de ser um texto opinativo, busca persuadir o leitor.

    Para saber mais: Texto Dissertativo

    /

    Texto Expositivo

    O texto expositivo pretende apresentar um tema, a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. Dessa forma, uma palestra, seminário ou entrevista são consideradas textos expositivos, cujo objetivo central do emissor é explanar, discutir, explicar sobre um assunto. São classificados em: texto informativo-expositivo (transmissão de informações) ou texto expositivo-argumentativo (defesa de opinião sobre um tema). Outros exemplos de textos expositivos são os verbetes de dicionários e as enciclopédias.

    Para saber mais: Texto Expositivo

    Texto Injuntivo

    O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a realização de algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções e propagandas. Dessa forma, um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto, é a utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma "ordem", por exemplo, na receita de bolo: “misture todos os ingredientes”; bula de remédio “tome duas cápsulas por dia”; manual de instruções “aperte a tecla amarela”; propagandas “vista essa camisa”.

    fonte: https://www.todamateria.com.br/tipos-de-textos/

  • Estrutura do Texto Dissertativo

    A estrutura de um texto dissertativo está baseada em três momentos:

    Introdução: Também chamada de "Tese", nesse momento, o mais importante é expor a ideia central sobre o tema de maneira clara. Importante lembrar que a Introdução é a parte mais importante do texto e por isso deve conter a informações que logo serão desenvolvidas.

    Desenvolvimento: Também chamada de "Anti-Tese" ou "Antítese", nessa parte do texto é que se desenvolve a argumentação por meio de opiniões, dados, levantamentos, estatísticas, fatos e exemplos sobre o tema, a fim de que sua tese (ideia central) seja defendida com propriedade.

    Conclusão: O próprio nome já supõe que é necessário concluir o texto. Em outras palavras, não deixamos um texto sem concluí-lo e, por isso, esse momento é chamado de "Nova Tese" por ser uma momento de fechamento das ideias, e principalmente da inserção de uma nova ideia, ou seja, uma "nova tese".

    Tipos de Dissertação

    Existem dois tipos de dissertação: a Dissertação Argumentativa e a Dissertação Expositiva.

    Texto Dissertativo Argumentativo

    Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos.

    Para saber mais: Texto Dissertativo Argumentativo

    Texto Dissertativo Expositivo

    É a exposição de ideias, teorias, conceitos sem necessariamente tentar convencer o leitor.

    Para saber mais: Texto Expositivo

    fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-dissertativo/

  • argumentativo? não senti que a autora estava tentando me convencer de nada. apenas dando a opnião dela.

  • RESUMO SOBRE TIPOLOGIA TEXTUAL

     

    1) Narrativo: apresenta uma sequência de ações

    2)Descritivo: conta os detalhes de lugares, coisas, personagens, da mente

    3)Dissertativo expositivo: expoe fato. Ex.: Reportagem

    4)Dissertativo argumentativo: além de expor fatos, expoe ponto de vistas do autor.

    5)Injutivo: impõe ordem, recomendação. Ex.: receita de bolo, bula.


ID
2030479
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                               A linguagem da pele

    Não se pode negar que há algo de poético nos beijos jogados no ar. E uma praticidade imensa nas mensagens virtuais de carinho. Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; já os sons (tanto palavras quanto músicas) inventam redes neurais em nossos cérebros, funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura, que nos permitem pertencer ao universo dos humanos. Mas é o toque que inaugura a existência. Desde muito cedo as experiências sensoriais criam laços fundamentais entre o eu e o outro – um vínculo estruturante e fundamental para o desenvolvimento físico e emocional. Traços de lembranças táteis, por vezes perdidos em emaranhados de memórias de um tempo anterior às palavras, tornam-se constituintes de representações.

    Psicólogos e psicanalistas tendem a pensar a linguagem como o primeiro organizador psíquico. No entanto, parece importante levar em conta o fato de que essa aquisição vem sempre alicerçada em experiências sensoriais anteriores – e, sob essa óptica, o toque ganha papel de destaque. São as marcas ancestrais que acenam com a possibilidade de aconchego e intimidade, organização. Uma linguagem sensorial que nos envolve e tinge nossos corpos de impressões. [...]

                  (Gláucia Leal, edição de novembro de 2015 de Mente e Cérebro. Fragmento.)

“Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; já os sons (tanto palavras quanto músicas) inventam redes neurais em nossos cérebros, funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura, que nos permitem pertencer ao universo dos humanos. Mas é o toque que inaugura a existência.” (1º§) O primeiro e o segundo períodos do trecho destacado anteriormente estabelecem entre si uma relação de

Alternativas
Comentários
  • alguém consegue nos convencer que a B está errada? Essa banca. Palmaas pra ela! 
    Pra se dar bem com essa banca tem que ser doido para responder as questões, porém quando chegar o pscicotécnico, o fato de ser doido irá reprovar, e aew como faz?!

  • Tambem tive dificuldade para responder essa questão, porem achei a justificativa da banca para assumir a letra D como a alternativa correta.

     

    Em “Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; já os sons (tanto palavras quanto músicas) inventam redes neurais em nossos cérebros, funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura, que nos permitem pertencer ao universo dos humanos. Mas é o toque que inaugura a existência.” (1º§) não há o estabelecimento de contraste conforme afirma a alternativa “B) contraste, demonstrando a quebra de uma expectativa criada pelo primeiro período.” Certas conjunções coordenativas podem, no discurso, assumir variados matizes significativos de acordo com a relação que estabelecem entre os membros. “mas” é uma partícula que apresenta múltiplos valores afetivos. Além da ideia básica de oposição, de contraste, pode exprimir, por exemplo, as de: restrição, retificação, atenuação ou compensação e adição. No enunciado em análise, o “mas” não estabelece oposição ou contraste em relação à informação anterior, mas acrescenta, adiciona um novo fator. A alternativa “C) equivalência, pois todas as alternativas do enunciado possuem igual valor e importância.” não pode ser considerada correta, o fato ou ideia introduzido por “mas” recebe um realce em face da ideia anterior e se impõe à atenção do leitor, funcionando como argumento para os efeitos de sentido que o enunciador pretende produzir.

     

    Fonte: • CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6ª edição de acordo com a nova ortografia. Lexikon.

    • AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. Publifolha.

  • Maneiro Carol!
    Interessante saber que eles adotam o Celso Cunha. 
    Porém, eles explicaram, explicaram mas não falaram nada. Em resumo falaram: o MAS tem vários significados, e nesse item está adotando o valor de ADIÇÂO, porque a gente ta falando que tá, e ponto final, calem a boca! Foi mais ou menos isso, mas qualquer ser humano que pensa um pouco nota que NUNCA NESSE planeta esse MAS ai é de adição.

  • Se ao menos fosse "mas também" daí até pensaria em concordar. oO

    #IdecanVirandoCespe :(

  • Assim como os demais colegas, não concordo com o gabarito nem com a justificativa que a banca quis impor. Fica claro que a conjunção MAS no segundo período exprime valor adversativo em relação ao primeiro período quando substituímos MAS por pórem, contudo, todavia, no entanto, entretanto. Se tratasse de adição, caberia melhor o conectivo " mas também". 

  • Falar em "independência" quando se usa um conectivo de subordinação ou coordenação é um erro. Isso já seria suficiente pra anularem essa questão, independente de o mas ter valor aditivo ou adversativo.
    Além disso, é possível estabelecer uma espécie de gradação entre as orações e, por conseguinte, entre os períodos; ou seja, não há alternativa 100% correta.

  • TAMBEM ERREI A QUESTÃO : MAS VAMOS TENTAR NOS AJUDAR:

    EM MINHAS PESQUISAS, CONSTATEI QUE  MAS    TAMBÉM SIGNIFICA COMPENSAÇÃO.

    A CONJUNÇÃO COORDENATIVA (MAS) PODE SER RETIRADA QUE NÃO MUDA O SENTIDO DA FRASE.  VAMOS RETIRAR O  mas:

     

    “Olhares transmitem mundos inteiros, concordo; Os sons  inventam redes neurais em nossos cérebros, funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura, que nos permitem pertencer ao universo dos humanos.    é o toque que inaugura a existência.” 

     

    EQUIVALÊNCIA NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE ADIÇÃO. O    mas,   CONTINUA COM SEU VALOR ADVERSATIVO, MAS NÃO DEIXA DE HAVER EQUIVALENCIA ENTRE OS PERÍODOS (observem que ele está falando de períodos e não do mas )
    .

    EQUIVALÊNCIA ENTRE OS PERÍODOs    versus   QUEBRA DE EXPECTATIVA ( vamos analisar a letra    b   e    c):

     

    b)contraste, demonstrando a quebra de uma expectativa criada pelo primeiro período.(NÃO HOUVE QUEBRA DE EXPECTATIVA OLHAR,SOM E TOQUE- cada um com sua função; "ninguem quebrou ninguem");

     

    c)equivalência, pois todas as alternativas do enunciado possuem igual valor e importância (HÁ EQUIVALÊNCIA, HA RELAÇÃO ENTRE SI E A MESMA IMPORTANCIA -olhar,som e toque)

     

    OLHAR E SOM funcionando como verdadeiras portas de acesso à cultura.... MAS É O TOQUE  QUE INAGURA!

     

     

    Ufa ! Espero ter ajudado ! 

     

     

  • CONCORDO COM O WILSON ALMEIDA !

    A QUESTÃO PERGUNTA  SOBRE UMA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PERÍODOS !

  • Dica: provas da IDECAN fica 80% mais fáceis de resolver por eliminação! Encontre a menos esquisita, a menos errada!

  • O comando da questão induz ao erro. O mais correto seria: "A primeira e a segunda ORAÇÃO do trecho destacado..." e assim condizendo com o gabarito "D".

    1 - Oração é a estrutura sintática construida apartir de um verbo ou locução verbal, não precisa de sentido completo.
    2 - Período é um enunciado com sentido completo constituido de uma ou mais orações (verbo ou locução verbal), e termina em ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou reticências. Dividindo-se em simples ou composto.

  • Eu poderia jurar que a conjunção MAS remete a idéia de dar menos importancia ao termo anteriormente dito e enfatizar o novo! Causando quebra de expectativa!

    estranho usar uma conjunção de subordinação e dizer que é coordenação e independente!

    poderia juarar que era letra B... Eu odeio essa banca!

  • toda vez marco a B... não consigo nem decorar que é a D kkkkkkkkkkkk

     

    errando até 3032

  • Minha próxima prova terá como realizadora o Idecan. Fazendo as questões deles, noto que só Português é tão estranha assim. Mesmo nos conhecimentos específicos, eles não ficam tentando inventar conceitos novos (na maioria das questões, pelo menos). Vai entender!!!

  • Que banca maluca. Essa questão é totalmente igual a Dilma deve ter sido ela que fez essa questão.

     

     

     

  • Pessoal indiquem para comentário.

  • se na B) não há contraste, demonstrando a quebra de uma expectativa criada pelo primeiro período. 

    fica dificio 

     

  • Minha gente, isso não é normal não
  • Gente, eu errei a questão mas pelo que eu entendi é o seguinte:

    A banca pede o PRIMEIRO período em relação ao SEGUNDO. O primeiro período é simples e independente, não faz contraste nenhum em relação ao segundo. No caso, o segundo período que faz contraste com o primeiro. Essa que é a pegadinha da questão.


ID
2030482
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III  

                                                           Consciência coletiva

       O conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem vida própria; podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; ela é por definição difusa em toda a extensão da sociedade, mas tem, ainda assim, características específicas que fazem dela uma realidade distinta. [...] Do mesmo modo, ela não muda a cada geração, mas liga umas às outras as gerações sucessivas. Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto só seja realizada nos indivíduos. Ela é o tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, suas condições de existência, seu modo de desenvolvimento, do mesmo modo que os tipos individuais, muito embora de outra maneira.

                                                                      (Émile Durkheim. Da divisão do trabalho social, 1893.)

O termo em destaque em “[...] podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum.” exerce a mesma função sintática que o grifado em:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar essa questão? Porque letra b?

  • No enunciado, o Pronome Oblíquo "lo" é Objeto direto. 

    O(s), A(s): sempre serão OD 

    Lhe(s): Sempre será OI

    O Verbo "ter", nesta frase da letra B, é um Verbo Transitivo Direto. 

    (Quem tem, tem algo) Nesse caso: tem o que? Tem UM QUÊ (Objeto Direto)

  • Olha o povo tudo estudando para os bombeiros!!!!!

     

  • chamá-lo= OD

     

    a) “Esta publicação passou a ser lida por muita gente.”    (ERRADO)  Obs. Agente da passiva.

     

    b) “Tal assunto apresentado tem um quê de inexplicável.” (CORRETO)

     

    c)“Não faça aos outros o que você não quer que lhe façam.”  (ERRADO)  Obs.  Objeto Indireito.

     

    d)“Perguntei-lhe se gostaria de nos acompanhar, mas não o quis.”   (ERRADO)  Obs. O pronome oblíquo LHE é Objeto Indireito.

  • vamos!!!!

     

  • [...] podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum.> Objeto Direto.

    b) “Tal assunto apresentado tem um quê de inexplicável.” (CORRETO) Obs. Objeto Direto

  • Vida alheia e riquezas salvar !

  • “Tal assunto apresentado tem um quê de inexplicável.”

     "Um quê"  é uma expressão substantiva não preposicionada, portanto é Objeto direto. 

  • [...] podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum.”   [Objeto direto]

     

    “Tal assunto apresentado tem um quê de inexplicável.” [Objeto direto/ Palavra substantivada] 

  • [...] podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum.

    LO = OBJETO DIRETO ( em regra, o objeto direto não virá com preposição)




    A“Esta publicação passou a ser lida por(preposição) muita gente.”


    B“Tal assunto apresentado tem um quê de inexplicável.” É o único item que não tem preposição e tem a função de objeto direto ( RESPOSTA).


    C“Não faça aos(preposição) outros o que você não quer que lhe façam.”


    D“Perguntei-lhe(o lhe se refere a objeto indireto) se gostaria de nos acompanhar, mas não o quis.”

  • tem algo de inexplicável - objeto direto


ID
2030485
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III  

                                                           Consciência coletiva

       O conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem vida própria; podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; ela é por definição difusa em toda a extensão da sociedade, mas tem, ainda assim, características específicas que fazem dela uma realidade distinta. [...] Do mesmo modo, ela não muda a cada geração, mas liga umas às outras as gerações sucessivas. Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto só seja realizada nos indivíduos. Ela é o tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, suas condições de existência, seu modo de desenvolvimento, do mesmo modo que os tipos individuais, muito embora de outra maneira.

                                                                      (Émile Durkheim. Da divisão do trabalho social, 1893.)

Considerando as ideias e os sentidos do texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • item C: está errado, pois é a partir de um conjunto de crenças e e sentimentos de UMA MESMA SOCIEDADE.

    item D: está errado, pois o conjunto de ideias particulares é bem diferente das coletivas: " Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares..."

  • "Elo de ligação" doeu... Mas a alternativa certa é mesmo a "A".

  • "elo de ligação"? Caracas banca...

  • "Do mesmo modo, ela não muda a cada geração, mas liga umas às outras as gerações sucessivas". --> Elo de Ligação temporal.

  • Eu fiquei na dúvida entre a A e a D, mas fui na que achei mais correta.

    Analisando A:

    [...] Ela é o tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, suas condições de existência, seu modo de desenvolvimento [...]

    Nesse trecho achei que determinava um caráter particular a consciência coletiva.

    [...] Do mesmo modo, ela não muda a cada geração, mas LIGA umas às outras as geraçõs sucessivas.

    Nesse trecho também determina uma ligação temporal, entre as gerações.

    Analisando D:

    Considereir errada, porque entendi que o texto não determina um modo de vida e sim a existência de uma consciência coletiva.

     

  • Também tô com a colega Danielle. Não entendi e indiquei para comentário.

  • o termo "ligação" está se referindo ao "temporal" por isso está escrito elo de ligação temporal... 

    não semente elo de ligação...

     

  • Caráter particular:

    "difusa em toda a extensão da sociedade, mas tem, ainda assim, características específicas que fazem dela uma realidade distinta"

     

    Elo de ligação temporal

     "ela não muda a cada geração, mas liga umas às outras as gerações sucessivas"

     

     

  • Idecan é fã do Durkheim

  • eu não entendi nada :((

  • Meio maluca essas questões 

     

  • Li umas 4 vezes e ainda marquei a errada.


ID
2030488
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto III  

                                                           Consciência coletiva

       O conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem vida própria; podemos chamá-lo de consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; ela é por definição difusa em toda a extensão da sociedade, mas tem, ainda assim, características específicas que fazem dela uma realidade distinta. [...] Do mesmo modo, ela não muda a cada geração, mas liga umas às outras as gerações sucessivas. Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto só seja realizada nos indivíduos. Ela é o tipo psíquico da sociedade, tipo que tem suas propriedades, suas condições de existência, seu modo de desenvolvimento, do mesmo modo que os tipos individuais, muito embora de outra maneira.

                                                                      (Émile Durkheim. Da divisão do trabalho social, 1893.)

Considerando que o período “Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto só seja realizada nos indivíduos.” seja reescrito e mantenha o sentido original da mensagem, considerando-se o contexto, está correta a alteração feita em:

Alternativas
Comentários
  • Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

     

    a) errado ( não pode deslocar o mas) Das conjunções adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia, contudo, etc.) podem vir no início ou no meio.

     

    b) errado ...... Causais como (= porque, no início da frase)

     

    c) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • PQP essa banca!

    Na alternativa D, sintaticamente está correto. MAS O SENTIDO ESTÁ DIFERENTE: NO ENUNCIADO O TERMO DIZ QUE A CONSCIÊNCIA PARTICULAR SÓ É REALIZADA NOS INDÍVIDUOS. E NO TERMO PROPOSTO DE REESCRITA AFIRMA QUE A CONSCIÊNCIA COLETIVA QUE É REALIZADA NOS INDIVIDUOS. E É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO. SENDO QUE A QUESTÃO PEDE: DE ACORDO COM O SENTIDO E NÃO DE ACORDO COM A GRAMÁTICA.

  • Eu só consegui compreender o total SENTIDO do período com a análise sintática. Olha só :

     

    "Ela é (Consciência coletiva), pois, bem diferente das consciências particulares, /  conquanto¹ só seja realizada nos indivíduos."

                                                              O.PRINCIPAL                                                                  O.SUBORDINADA

     

    ¹ Conquanto: é conjunção subordinada adverbial de concessão, ou seja, introduz uma oração subordinada. Segundo Pestana, a oração subordinada completa a estrutura sintática da outra (chamada de principal), ou simplesmente depende da outra (da principal) para ampliar a sua estrutura.

     

    Logo, "conquanto só seja realizada nos indivíduos" só pode estar se referindo à consciência coletiva.

     

    Alternativa D.

     

     

     

  • O conquanto está iniciando uma oração subordinada adverbial concessiva, e poderia ser ser substituído por outros conectivos concessivos como: embora, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese. 

  • “Ela é, pois, bem diferente das consciências particulares, conquanto (embora - concessiva) só seja (ela - a consciência coletiva ou comum)  realizada nos indivíduos.”

    Bastava saber o valor da conjunção! 

    Não muda sentido e está de acordo com a gramática...o resto é chororô!!

     

     

  • Pegadinha do malandro...

     


ID
2030491
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sistemas de saúde são compostos de estruturas distintas dividindo-se em assistenciais e de “função”. Pode-se afirmar que se tratam das assistenciais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D "estruturas com atividade de regulação"

ID
2030494
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atenção básica envolve várias iniciativas além da Estratégia de Saúde da Família. Entre os itens a seguir, são consideradas iniciativas:

I. Equipes Consultório de Rua.
II. Programa Brasil Sorridente.
III. Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Programas relacionados à Rede Saúde Mais Perto de Você:

    - Melhor em casa

    - Brasil Sorridente

    - Saúde da família

    - Academia da saúde

    - Consultório na rua

  • Saúde mais perto de você é conjunto de iniciativas do Departamento de Atenção Básica para cuidar da população no ambiente em que vive, nele estão incluídos a Estratégia Saúde da Família (que compõe a Política Nacional de Atenção Básica), o Brasil Sorridente (Política Nacional de Saúde Bucal); Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares; Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde; Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB); Programa Telessaúde Brasil Redes; Equipes de Consultórios na Rua; Programa Saúde na Escola (PSE); Projeto de Expansão e Consolidação da Estratégia Saúde da Família (PROESF), entre outros programas, ações e estratégias.

    Referência:

    http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_o_que_e.php


ID
2030497
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“No âmbito do sistema nacional de saúde é um princípio que se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados.” Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A 

    Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.

    http://pensesus.fiocruz.br/equidade

  • Decreto Nº 7.508/2011

     

    Art. 13. Para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:


    I - garantir a transparência, a integralidade e a EQUIDADE no acesso às ações e aos serviços de saúde;


ID
2030500
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de DST/AIDS com distribuição gratuita de medicamentos é uma perspectiva de pensamento para com a saúde pública de cunho:

Alternativas

ID
2030503
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“A notificação compulsória semanal deve ser feita até ____________ dias a partir do conhecimento da doença ou agravo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 1.271, DE 6 DE JUNHO DE 2014

    Artigo 2º

    VII - notificação compulsória imediata (NCI): notificação compulsória realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível;

    VIII - notificação compulsória semanal (NCS): notificação compulsória realizada em até 7 (sete) dias, a partir do conhecimento da ocorrência de doença ou agravo;

  • Bom, vale a pena usar um pouco de lógica na questão. Se a notificação compulsória é semanal, então deve ser feita em até 7 (sete) dias. Alternativa "c".


ID
2030506
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma área com 120 mil habitantes foram notificados cerca de 125 casos de hepatite A em um mês. De acordo com esses dados, é correto afirmar que o coeficiente de

Alternativas
Comentários
  • incidencia= numero de casos novos. Na questão os casos novos(incidencia é de 125 pessoas)

    Calcula-se :    casos novos/ população x 1000

    125/120000  x 1000

     

  • A diferença crucial entre as medidas está no delineamento do estudo. No caso da incidência, conta-se o número de eventos novos (oriundo, por exemplo, de um estudo de coorte). Já para prevalência, conta-se o número de eventos existentes (em um estudo transversal, por exemplo).

    120.000_____125

    1000_________x

    x=1,04


ID
2030509
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São indicadores de saúde que, para serem calculados, necessitam especificadamente do número de crianças nascidas vivas em uma área:

I. Mortalidade infantil.
II. Letalidade.
III.Mortalidade materna.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Mortalidade materna:

    Nº óbitos de mulheres residentes por complicações da gravidez, parto e puerpério*,em determinado local e período
    -----------------------------------------------------------------------------------------             x100.000
    Nº de nascidos vivos residentes, no mesmo local e período

     

    Mortalidade infantil:

    número de óbitos de residentes com menos de um ano de idade 
    ------------------------------------------------------------------------------------------- x 1.000

    número total de nascidos vivos de mães residentes

     

    Letalidade:

     

    número de óbitos decorrentes de determinada causa 

    ---------------------------------------------------------------------------

    número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença,

  • Não entendi o porquê de o número de mortalidade materna poder ser calculado com base no número de nascidos vivos, uma vez que o filho pode nascer e mãe viver ou morrer. Um dado não influencia no outro. Ou estou errada?


ID
2030512
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com dados de população geral, pode-se calcular uma série de indicadores de saúde. Entre os itens a seguir, assinale a alternativa correta aplicando esse dado.

Alternativas
Comentários

ID
2030515
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É uma doença que deve ser notificada de forma imediata junto às secretarias municipais, estaduais e ao Ministério da Saúde:

Alternativas
Comentários
  • Complementando

     

    De acordo com o CAB nº 22 Vigilância em Saúde.Zoonoses.Brasília-DF.2009

     

    3 FEBRE AMARELA

    3.1 APRESENTAÇÃO

     

    A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração (no máximo 12 dias), que apresenta alta morbidade e letalidade.

     

    A infecção pelo vírus da febre amarela causa no homem desde formas leves com sintomatologia febril inespecífica até formas graves com icterícia, albuminúria, oligúria, manifestações hemorrágicas, delírio, obnubilação e choque.

     

    3.3 Transmissão

     

    3.3.1 Vetores e reservatórios

     

    A transmissão da febre amarela ocorre por meio da picada de mosquitos hematófagos infectados. Os mosquitos que participam da transmissão de febre amarelasão, principalmente, aqueles da família Culicidae, dos gêneros Aedes, Haemagogus e Sabethes. Na transmissão urbana, o Aedes aegypti é o principal vetor e, em ambientes silvestres, os Haemagogus e Sabethes.

     

    Os mosquitos, além de serem transmissores, são os reservatórios do vírus, responsáveis pela manutenção da cadeia de transmissão, pois uma vez infectados permanecem transmitindo o vírus por toda a vida.

     

    3.2 Agente Etiológico

     

    A febre amarela é causada por um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivirus. O termo arbovírus é utilizado para classificar os vírus que são transmitidos por artrópodes, como os mosquitos.

     

     O genoma viral é consituído de RNA simples e é envolvido por envelope bilipídico e tem cerca de 50 nanómetros de diâmetro. Infecta principalmente os macrófagos, células de defesa do nosso corpo.

     

    3.3.2 Modo e período de transmissão

     

    O modo de transmissão ocorre a partir de mosquitos, fêmeas, que se infectam quando vão se alimentar de sangue de primata (macaco) ou do homem infectado com o vírus da febre amarela. Depois de infectado com o vírus, o mosquito pica uma pessoa saudável, não vacinada contra a febre amarela, e transmite a doença, sucessivamente durante todo seu período de vida. Não existe transmissão de uma pessoa para outra diretamente.

     

    O sangue dos doentes é infectante 24 a 48 horas antes do aparecimento dos sintomas até três a cinco dias após, tempo que corresponde ao período de viremia e de transmissão. No mosquito Aedes aegypti, o período de incubação do vírus é de 9 a 12 dias, após o que se mantém infectado por toda a vida.

  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016

    Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.

     

    a) Errada.

     HIV- a notificação é semanal.

     

    b) Errada.

    Hanseníase- a notificação é semanal.

     

    c) Correto.

    Febre Amarela- a notificação é imediata ( até 24 horas ) para MS, SES, SMS.

     

    d) Errada.

    Esquistossomose- a notificação é semanal.

  • Notificação compulsória imediata (NCI) -  notificação compulsória realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.

    São de Notificacão Compulsória Imediata os casos suspeitos ou confirmados de:

    - Botulismo;

    - Carbúnculo ou Antraz;

    - Cólera;

    - Doença de Chagas Aguda;

    - Doença conhecida sem circulação ou com circulação esporádica no território nacional

    - Febre Amarela;

    - Febre do Nilo Ocidental;

    - Hantavirose;

    - Influenza humana por novo subtipo;

    - Peste;

    - Poliomielite;

    - Raiva Humana;

    - Sarampo;

    - Rubéola;

    - Varíola;

    - Tularemia; e

    - Síndrome de Rubéola Congênita (SRC).

    - Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao Coronavírus (SARS-CoV);

    - Dengue pelo sorotipo DENV 4 nos estados sem transmissão endêmica desse sorotipo; e

    - Dengue nas seguintes situações:

    Dengue com complicações (DCC),

    Síndrome do Choque da Dengue (SCD),

    Febre Hemorrágica da Dengue (FHD),

    Óbito por Dengue


    Gabarito do Professor: Letra C



    Bibliografia

    http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/saude/notificacao_compulsoria_imediata_v_e.aspx


  • Complementando: A Esquistossomose é uma doença de notificação compulsória semanal e não imediata, por isso a única alternativa certa é a da Febre Amarela (Letra C)


ID
2030518
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além do grave problema associado à dengue e ao vírus Zika, algumas outras doenças também devem ser controladas a partir de eliminação de vetores. Assinale a alternativa que associa corretamente a doença e a transmissão vetorial.

Alternativas
Comentários
  • Hanseníase: Rato contaminado com a bactéria Mycobacterium leprae

    Leishmaniose: Mosquito Palha contaminado com o protozoário Leishmania (verdadeira)

    Malária: Mosquito Anopheles contaminado com o protozoário Plasmodium

    Doença de Chagas: Besouro barbeiro contaminado com o protozoário Trypanossoma Cruzi


ID
2030521
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre as parasitoses a seguir NÃO é necessária a notificação compulsória de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a portaria 204 de 17/02/16, notifica-se apenas toxoplasmose gestacional e congenita.

     

  • LETRA A - Malária na região amazônica - SEMANAL.

    Malária na região extra Amazônica - IMEDIATA (24 HORAS).

    GABARITO B - Toxoplasmose gestacional e congênita -  (APENAS , IMEDIATA).

    LETRA C -Leishmaniose Tegumentar Americana - SEMANAL.

    Leishmaniose Visceral - SEMANAL.

    LETRA D - Doença de Chagas Aguda - IMEDIATA (24 HORAS).


ID
2030524
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pelo termo “endemia” deve-se entender que trata-se de doença

Alternativas
Comentários
  • Tipos de transmissão de doenças:

    Endemia: É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local.

    Epidemia: É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).

    Pandemia: A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

    Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/

    Resposta: Letra C


ID
2030527
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O controle da tuberculose grave se dá por variadas medidas, porém a vacinação é uma das mais eficazes para esse problema de saúde pública. Em relação à vacina de controle da tuberculose, é correto afirmar que é dada

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Doenças que a BCG previne

    Essa vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada peloMycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. Ela ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

    A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, aglomerações são o principal fator de transmissão. O doente expele, pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Elas contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo. Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.


ID
2030530
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Lei nº 8.142, de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde, o qual conta em cada esfera governamental com as seguintes instâncias colegiadas:

I. Conferência de saúde.
II. Conselho de saúde.
III. Superintendência de saúde.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

  • Lei 8.142/1990

     

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

     

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.


ID
2030533
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A direção do SUS é única, sendo exercida na esfera governamental no âmbito da União pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.080/90

     

    Art. 9º A direção do sistema Único de Saúde - SUS é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:


    I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;
    II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e
    III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.


ID
2030536
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“‘Hoje é um dia histórico na relação entre Cuba e Estados Unidos. Estamos assinando este memorando de entendimento para que, pela primeira vez em mais de cinco décadas, EUA e Cuba tenham um serviço de transporte aéreo regular’, afirmou na capital cubana o secretário de Transporte americano, Anthony R. Foxx, segundo a EFE. Pelo acordo, as empresas aéreas poderão operar diariamente 110 voos de ida e volta entre EUA e Cuba: até 20 deles com destino a Havana e até 10 para cada um dos outros nove aeroportos internacionais cubanos.”

 (Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/cuba-e-eua-assinam-acordo-historico-que-restabelece-voos-regulares.html, em 16/02/2016, às 14h39.)

O fato narrado na reportagem significa o desdobramento do anúncio realizado pelos presidentes Barack Obama e Raúl Castro em dezembro de 2014 quando as relações entre Estados Unidos e Cuba foram restabelecidas e:


I. Teve fim o embargo comercial ao país caribenho.

II. As vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba foram autorizadas.

III. Prisioneiros norte-americanos foram libertados em Cuba em troca de agentes cubanos que estavam presos nos Estados Unidos.


É correto o que se complementa em


Alternativas
Comentários
  • Barack Obama e Raúl Castro anunciam aproximação histórica entre Cuba e EUA

    Por iG São Paulo | 17/12/2014 15:01 - Atualizada às 17/12/2014 16:11

     

    Embargo a Havana, porém, foi mantido; o presidente dos EUA chamou o isolamento a ilha de uma 'abordagem ultrapassada'

     

    O presidente Barack Obama declarou o fim da "abordagem ultrapassada" dos Estados Unidos a Cuba nesta quarta-feira (17), anunciando o restabelecimento de relações diplomáticas, bem como os laços econômicos e de viagens para a ilha - uma mudança histórica na política dos EUA, que visa pôr fim a um meio século de inimizades da Guerra Fria.

    Obama afirmou que as relações entre os dois países terão um novo começo a partir de agora. "Estamos tomando medidas para melhorar as relações comerciais e políticas com Cuba", afirmou.

    Em discursos concomitantes transmitidos para o mundo todo no início desta quarta-feira, os líderes de Cuba e EUA falaram sobre o embargo da nação americana à ilha caribenha, iniciado em 7 de fevereiro de 1962.

    "Pedimos aos EUA para remover os obstáculos que há décadas acabam com os vínculos entre nossos povos", disse o presidente cubano Raúl Castro, citando conversa que teve com Obama na noite anterior, marcando o início das retomada de relações diplomáticas entre os dois países.

    "Os progressos alcançados por intercâmbio entre nossos cidadãos e os norte-americanos demonstram ser possível encontrar soluções a muitos dos problemas da atualidade."

    Uma fonte norte-americana destacou que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam papel fundamental como intermediários para a reaproximação entre os dois países. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raúl Castro, e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar a reaproximação.

    Libertação

    Alan Gross, preso pelo governo cubano desde 2009, foi libertado nesta quarta-feira (17) como parte de um acordo com Havana e que abre o caminho para uma grande reformulação na política dos EUA em relação à ilha, altos funcionários do governo disseram à CNN.

    O ex-espião esteve preso por quase 20 anos no país comunista, disseram funcionários da administração Obama. Gross é um homem não-americano, cuja identidade permanece em segredo de acordo com os funcionários, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a discutir o assunto publicamente.

     

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-12-17/acompanhe-o-anuncio-sobre-possivel-mudanca-nas-relacoes-entre-cuba-e-eua.html

     

    LETRA D


ID
2030539
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História

“‘Hoje é um dia histórico na relação entre Cuba e Estados Unidos. Estamos assinando este memorando de entendimento para que, pela primeira vez em mais de cinco décadas, EUA e Cuba tenham um serviço de transporte aéreo regular’, afirmou na capital cubana o secretário de Transporte americano, Anthony R. Foxx, segundo a EFE. Pelo acordo, as empresas aéreas poderão operar diariamente 110 voos de ida e volta entre EUA e Cuba: até 20 deles com destino a Havana e até 10 para cada um dos outros nove aeroportos internacionais cubanos.”

 (Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/cuba-e-eua-assinam-acordo-historico-que-restabelece-voos-regulares.html, em 16/02/2016, às 14h39.)

O rompimento dos Estados Unidos com Cuba se deu na década de 1960 devido à

Alternativas
Comentários
  • EUA rompem relações diplomáticas com Cuba

    03-01-1961 D.C.

     

    Os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com Cuba em 3 de dezembro de 1961, com a ambição norte-americana pela aquisição da ilha sendo um dos motivos que originaram o conflito. Como consequência, em 3 de fevereiro de 1962, o presidente John Kennedy assinou o decreto que oficializou o bloqueio econômico de seu país contra a ilha caribenha, embora desde 19 de outubro de 1960 já houvesse sido decretado o embargo de todo tipo de mercadoria destinada à nação cubana a partir dos EUA. Empresas de cidadãos norte-americanos chegaram a controlar entre 80 e 100% de todos os consórcios dedicados aos serviços públicos em Cuba assim como as minas, as fazendas de criação de gado e o refino de petróleo. Da mesma forma, foram proprietários de 40% do açúcar, a principal indústria do país, e de 50% das ferrovias. A partir de 1933, Cuba transformou-se totalmente em um paraíso gansteril. O grande negócio se concentrou também no tráfico de narcóticos e em jogos de azar.

    http://seuhistory.com/hoje-na-historia/eua-rompem-relacoes-diplomaticas-com-cuba

     

    LETRA C

     

     


ID
2030542
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“‘Hoje é um dia histórico na relação entre Cuba e Estados Unidos. Estamos assinando este memorando de entendimento para que, pela primeira vez em mais de cinco décadas, EUA e Cuba tenham um serviço de transporte aéreo regular’, afirmou na capital cubana o secretário de Transporte americano, Anthony R. Foxx, segundo a EFE. Pelo acordo, as empresas aéreas poderão operar diariamente 110 voos de ida e volta entre EUA e Cuba: até 20 deles com destino a Havana e até 10 para cada um dos outros nove aeroportos internacionais cubanos.”

 (Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/cuba-e-eua-assinam-acordo-historico-que-restabelece-voos-regulares.html, em 16/02/2016, às 14h39.)

Entre as retaliações sofridas por Cuba na década de 1960, estava sua expulsão da Organização dos Estados Americanos – OEA – para a qual regressou em 2009. Esta organização só NÃO tem como propósito:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

  • GABARITO C 

    CARTA DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS – OEA ​

    Conscientes de que esta missão já inspirou numerosos convênios e acordos cuja virtude essencial se origina do seu desejo de conviver em paz e de promover, mediante sua mútua compreensão e seu respeito pela soberania de cada um, o melhoramento de todos na independência, na igualdade e no direito;  Seguros de que a democracia representativa é condição indispensável para a  stabilidade, a paz e o desenvolvimento da região; Certos de que o verdadeiro sentido da solidariedade americana e da boa izinhança   ão pode ser outro senão o de consolidar neste Continente, dentro do quadro das instituições democráticas, um regime  e  iberdade individual e de justiça social, fundado no respeito dos direitos essenciais do Homem; Persuadidos de que o bem-estar  e odos eles, assim como sua contribuição ao progresso e à civilização do mundo exigirá, cada vez mais, uma intensa cooperação  ontinental;  Resolvidos a perseverar na nobre empresa que a Humanidade confiou às Nações Unidas, cujos princípios e propósitos  eafirmam solenemente; Convencidos de que a organização jurídica é uma condição necessária à segurança e à paz, baseadas na   rdem moral e na justiça; Artigo 67 A Comissão Consultiva de Defesa será integrada pelas mais altas autoridades militares dos  stados americanos que participem da Reunião de Consulta. Excepcionalmente, os governos poderão designar substitutos. Cada  Estado terá direito a um voto. 

    https://www.oas.org/dil/port/tratados_A-41_Carta_da_Organiza%C3%A7%C3%A3o_dos_Estados_Americanos.htm

  • Dá para sacar logo a letra C, se esta fosse um dos propósitos dessa organização, nem teria como Cuba entrar nele né? Pela lógica, a pessoa já mata a questão.


ID
2030545
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A 20ª edição do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, referente ao ano de 2014, revela que um total de 156,4 milhões de brasileiros, que vivem em áreas urbanas, tinham acesso à rede pública de abastecimento de água em 2014. O número representa 93% dos moradores das áreas urbanas do País. Na área de saneamento, 57,6% eram atendidos por redes coletoras de esgoto, o que significa 96,8 milhões de habitantes. Este levantamento buscou informações sobre o abastecimento de água em 5.114 municípios e sobre o esgoto sanitário em 4.030 cidades, que concentram a 98% e 92,5%, respectivamente, da população urbana do País. Em tempos de crise hídrica, no que diz respeito ao consumo médio per capita de água no País, o estudo constatou que

Alternativas
Comentários
  • 16 de Fevereiro, 2016

    Governo lança 20º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto

     

    Segundo o documento, o país investiu em 2014 montante de R$ 12,2 bilhões nos serviços de água e esgotos.

    O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, divulgou nesta terça-feira, os dados da 20ª edição do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos referentes ao ano de 2014. Os números apontam que 156,4 milhões de brasileiros moradores em áreas urbanas são atendidos por redes públicas de abastecimento de água. Já a construção de coletores de esgotos beneficiou, em 2014, mais 3,5 milhões de habitantes. Esse número é maior que toda a população do Uruguai.

    O Diagnóstico SNIS 2014 apurou informações sobre o abastecimento de água em 5.114 municípios e sobre o esgotamento sanitário em 4.030 cidades, que correspondem a 98% e 92,5%, respectivamente, da população urbana do país.

    Nesta edição, o levantamento apontou índice de abastecimento de água nas áreas urbanas de 93,2% dos moradores. Destacam-se as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 97,3%, 96,8% e 96,7%, respectivamente. Em números absolutos são 156,4 milhões de brasileiros que têm acesso ao serviço. Somente em 2014, houve um incremento de 2,4 milhões de habitantes.

    Na área de saneamento, 57,6% da população brasileira residente em áreas urbanas são atendidas por redes coletoras de esgotos o que significa 96,8 milhões de habitantes beneficiados com o serviço. Neste item, destaca-se a região Sudeste, com 83,3%. Em 2014, foram beneficiados mais 3,5 milhões de brasileiros. De todo esgoto coletado, 70,9% ou 3,8 bilhões de m³ ao ano são tratados. Esse índice é 5,6% superior ao registrado no ano anterior.

    Outros dados relevantes contidos no Diagnóstico são que as cidades brasileiras possuem 586,2 mil quilômetros de redes de água, o que daria para 14 voltas em torno da Terra. Essa quantidade está conectada a 51,6 milhões de ramais prediais. Em termos de esgotamento sanitário, são 270,7 mil quilômetros de redes conectadas a 27,6 milhões de ramais prediais. Em 2014 houve crescimento de 14,7 mil quilômetros de rede de água se comparado a 2013 e de 3,3 mil quilômetros na rede de esgotos.

    Consumo de água - O levantamento revelou que o consumo médio per capita de água no país foi de 162 litros por habitante ao dia, uma queda de 2,6% em relação a 2013. A população do Nordeste consumiu em média 118,9 litros, enquanto que no Sudeste foi de 187,9 litros. Por sua vez, ao distribuir água para garantir tal consumo, as redes sofreram perdas na distribuição, que na média nacional alcançaram 36,7%, mantendo-se praticamente no mesmo patamar de 2012 e 2013.

     

    http://www.assemae.org.br/noticias/item/1166-governo-lanca-20-diagnostico-dos-servicos-de-agua-e-esgoto

     

    LETRA A

  • que loucura...... que questão é essa?

     

  • Caracaaaa, achei que o Qconcursos, pela primeira vez, tinha colocado pergunta de uma questão e respostas de outras, mas não!!! A questão é essa mesmo e queria q vc advinhasse o resto do estudo! Tou passada com essa loucura!!!


ID
2030548
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O advogado Marcello Lavenère participou em fevereiro de 2016 do programa Espaço Público, da TV Brasil onde afirmou que, apesar de o instituto ser o mesmo, as condições e circunstâncias do pedido de impeachment do mandato da presidente Dilma Rousseff é ‘absolutamente diferente’ daquele feito em 1992 contra Fernando Collor de Mello. Segundo ele, no processo desencadeado contra Collor não houve a participação de partidos políticos e, na época, não havia oposição ao governo. Em 1992, Lavenère era presidente do(a) ___________________________ e assinou o pedido junto com o então presidente do(a) ____________________________, Barbosa Lima Sobrinho.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Em 1992, Lavenère era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e assinou o pedido junto com o então presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho. O advogado participou ontem (16) do programa Espaço Público, da TV Brasil.

    Para ele, o processo de impeachment em tramitação na Câmara dos Deputados não deve impedir que a presidenta Dilma conclua o mandato. “Não vejo a menor possibilidade desse pedido prosperar. E é opinião recorrente no Senado, na Câmara e até mesmo daqueles que fizeram o pedido que ele não seja julgado. É preferível para eles que esse pedido fique lá sem ter solução, porque é uma espada pendurada sobre a cabeça da presidente”, disse.

    Já sobre as ações que tramitam na Justiça Eleitoral, que acusam a chapa de Dilma e do vice-presidente Michel Temer de abuso de poder econômico e de autoridade, Lavenère diz que elas também são inconsistentes para caçar os mandatos. “A opinião da maior parte dos advogados também é no sentido de que essas ações servirão muito para desgastar a presidente e para gerar um clima de insegurança”, disse.

    A atuação da imprensa brasileira também foi alvo de críticas pelo advogado. Segundo ele, em 1992, as primeiras notícias sobre o impeachment eram dadas com cautela e isso só mudou quando as pessoas começaram a ir para as ruas. Para Lavenère, o comportamento da mídia agora é “absolutamente partidarizado”. “Me preocupa muito o caminho que segue a democracia no Brasil tendo em vista essa exacerbação e esse julgamento sumário que a imprensa faz. E, dada a hegemonia, desses veículos, com propriedade cruzada e outras formas de concentração de mídia, nós estamos vivendo momentos muitos difíceis para democracia”, disse.

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-02/jurista-diz-que-processos-de-impeachment-de-collor-e-dilma-sao-diferentes

  • Nas estatiticas, muita gente respondeu letra A.

    vejam que o enunciado afirma "...no processo desencadeado contra Collor não houve a participação de partidos políticos e, na época, ..."

    só com essa afirmção já se elimina a alternativa a.

    gabarito correto D


ID
2030551
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em epidemiologia, os marcadores de risco se diferenciam dos fatores de risco por serem atributos

Alternativas
Comentários
  • Devemos, também, diferenciar fator de marcador de risco:

    Fator de Risco diz-se quando seu efeito pode ser prevenido (obesidade, hipertensão arterial, uso de contraceptivos orais, nas doenças coronarianas ou hidrocarbonetos do alcatrão nos cigarros e presença de poeira de minério de urânio no ar para câncer de pulmão). �

    Marcador de Risco diz-se quando são atributos inevitáveis fora da possibilidade de controle (sexo, grupo étnico, para doença coronariana ou idade e ascendência familiar para câncer de pulmão).

    Referencia: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf

  • Fator de Risco - diz-se quando seu efeito pode ser prevenido (obesidade, hipertensão arterial, uso de contraceptivos orais, nas doenças coronarianas ou hidrocarbonetos do alcatrão nos cigarros e presença de poeira de minério de urânio no ar para câncer de pulmão).

    Marcador de Risco - diz-se quando são atributos inevitáveis fora da possibilidade de controle (sexo, grupo étnico, para doença coronariana ou idade e ascendência familiar para câncer de pulmão). Ou seja, os marcadores de risco são inevitáveis e fora da possibilidade de controle.

    Resposta B

    Bibliografia

    http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf


ID
2030554
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A caderneta de saúde da criança do Ministério da Saúde contém os seguintes gráficos de crescimento para a vigilância do crescimento infantil: perímetro cefálico X idade, comprimento/altura X idade e índice de massa corporal X idade.
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, tais gráficos devem ser preenchidos no acompanhamento das crianças nas idades (em anos) de zero (0) até, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • alguempode explicar essa questão?

     

  • cefálico X idade, o serviço vai acompanhar a relação perímetro cefálico por idade, de zero ano até 2 anos de idade.

    comprimento/altura X idade, o serviço de saúde vai acompanhar o crescimento/desenvolvimento da altura pela idade, até 10 anos de idade.

    índice de massa corporal X idade, o serviço de saúde vai acompanhar indíce de massa corporal (peso/altura) pela idade, até 10 anos de idade.

    Existem tabelas e gráficos que servem de parâmetro para saber se a criança está em um indíce de saúde ou não.

    Lá no Posto de saúde ou consultório os profissionais de enfermagem medem o perímetro cefálico, a altura ou comprimento da criança e o peso e realizam comparação com a idade e a faixa de potencial crescimento/desenvolvimento que aquela criança deveria apresentar.

  • Quetão mal formulada

  • Perimetro Cefalico: 0 a 2 anos

    Comprimento : 0 a 2 anos; 2 a 5 anos; 5 a 10 anos

    IMC: 0 a 2 anos; 2 a 5 anos; 5 a 10 anos


ID
2030557
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acolhimento com Classificação de Risco faz parte do Programa Nacional de Humanização. O Protocolo de Manchester é um dos diversos protocolos que estão sendo adotados pelos serviços de saúde e trabalha com fluxogramas associados a tempos de espera simbolizados por cores. Tal protocolo preconiza que o tempo-alvo previsto para atendimento do paciente de acordo com a classificação recebida nas cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul deve ser, respectivamente, imediato, em até

Alternativas
Comentários
  • gabarito d

    vermelho: imediato

    laranja: 10 minutos

    amarelo: 60 minutos

    verde: 120 minutos

    azul: 240 minutos

  • esta errada a questão ! zero 10 50 120 220 minutos .

  • Corretíssimo, Fernando Osterno!!

  • Questão errada

    VERMELHO: 0 (ATENDIMENTO IMEDIATO)

    LARANJA: 10 (ATÉ DEZ MIN)

    AMARELO: ATÉ 60 MIN

    VERDE: ATÉ 120MIN

    AZUL: 240 ATÉ 240MIN

  • Gabarito: D

    Entenda o Protocolo de Manchester

    VERMELHO - Emergência: Atendimento Imediato

    LARANJA - Muito Urgente: Até 10 minutos 

    AMARELO - Urgente: Até 1 hora (60 minutos)

    VERDE - Pouco Urgente: Até 2 horas (120 minutos)

    AZUL - Não Urgente: Até 4 horas (240 minutos)

    Pacientes mais graves tem prioridade.

  • A leitura da questão é muito importante, pois no final do parágrafo é dito...imediato, em até: sendo assim, o imediato já representa o vermelho e depois respectivamente se faz a leitura das outras cores que corresponde a alternativa d) 10, 60. 120 e 240 minutos.

  • Gabarito: Letra D.

    Complementando

    Um excelente mnemônico para facilitar no entendimento à Classificação de Manchester:

    MNEMÔNICO =VLAVA onde cada sigla corresponde as cores da classificação e em ordem de prioridade.

     

    Complementando

    Classificação de risco de acordo com protocolo de Manchester:

    Vermelho: Emergencia - risco de morte - imediato

    Laranja: Muito urgente - até 10 min

    Amarelo: Urgente - até 1h (60 min)

    Verde: Pouco urgente - até 2h (120 min)

    Azul: Não urgente - até 4 h ( 240 min)

  • CASCA DE BANANA

  • Questão desatualizada quanto o que diz o Protocolo de Manchester.

  • Para não assinantes resposta correta letra D


ID
2030560
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a classe da enfermagem, ao enfermeiro cabe as seguintes funções privativamente, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO N 94.406/87

    Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe:

    Art. 8º – Ao enfermeiro incumbe:

    I – privativamente:

    a) direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem;

    d) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;

    e) consulta de Enfermagem;

    f) prescrição da assistência de Enfermagem;

    g) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    h) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;

    II – como integrante da equipe de saúde:

    a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;

    b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;

    c) prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

    d) participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;

    e) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar, inclusive como membro das respectivas comissões;

    f) participação na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de Enfermagem;

    g) participação na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e nos programas de vigilância epidemiológica;

    h) prestação de assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido;

    i) participação nos programas e nas atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco;

    j) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;

    l) execução e assistência

    obstétrica em situação de emergência e execução do parto sem distocia;

    m) participação em programas e atividades de educação sanitária, visando à melhoria de saúde do indivíduo, da família e da população em geral;

    n) participação nos programas de treinamento e aprimoramento de pessoal de saúde, particularmente nos programas de educação continuada;

    o) participação nos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho;

    p) participação na elaboração e na operacionalização do sistema de referência e contra-referência do paciente nos diferentes níveis de atenção à saúde;

    q) participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;

    r) participação em bancas examinadoras, em matérias específicas de Enfermagem, nos concursos para provimento de cargo ou contratação de Enfermeiro ou pessoal Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

  • Art. 12. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:

    a) participar da programação da assistência de enfermagem;

    ...

  • Eu não entendi direito, pq esses testes rápidos são privativos do enfermeiro, não né?

  • Segundo a lei nº 7.498/1986 o Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente:

    - direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    - organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    - planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    - consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    - consulta de enfermagem;

    - prescrição da assistência de enfermagem;

    - cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    - cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

    Segundo a Resolução Cofen 423/2012 no âmbito da equipe de Enfermagem, a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão

    O teste rápido pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, por qualquer profissional de saúde de

    nível superior, porém, considerando a equipe de enfermagem é ação privativa do enfermeiro.

    É ação privativa do enfermeiro dentro da equipe de enfermagem propor e utilizar indicadores de controle de qualidade do processamento de produtos para saúde, sob sua responsabilidade

    Os técnicos e auxiliares de enfermagem também participam da programação da assistência de enfermagem.

    Resposta B

    Bibliografia

    www.cofen.gov.br

    www.planalto.gov.br

  • Segundo a Resolução Cofen 423/2012 no âmbito da equipe de Enfermagem, a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão

    O teste rápido pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde, por qualquer profissional de saúde de nível superior, porém, considerando a equipe de enfermagem é ação privativa do enfermeiro.

    É ação privativa do enfermeiro dentro da equipe de enfermagem propor e utilizar indicadores de controle de qualidade do processamento de produtos para saúde, sob sua responsabilidade

    Os técnicos e auxiliares de enfermagem também participam da programação da assistência de enfermagem.

  • 07/02/2013

    Enfermeiro passa a realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais

    O Cofen ressalta que, para a realização dos testes de diagnóstico, é necessário que o Enfermeiro esteja devidamente capacitado

     

    8. Diante da clareza solar do que está previsto na Portaria Ministerial nº 77/2012 e na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, esta Câmara Técnica conclui pela desnecessidade de uma Resolução para afirmar que o Enfermeiro tem competência legal para a realização de testes rápidos visando à detecção e diagnóstico de HIV, sífilis e outros agravos, no âmbito da Atenção Básica à Saúde; e que, no âmbito da equipe de Enfermagem, a realização desse procedimento lhe compete, privativamente. A única ressalva é que este profissional precisa estar devidamente capacitado para a realização do procedimento, como reza a referida Portaria Ministerial.

    É o parecer, salvo melhor juízo.

    Parecer elaborado por Cleide Mazuela Canavezi, Coren-SP nº 12.721, Erivan Elias Silva de Almeida, Coren-TO nº 87.201; e Telma Ribeiro Garcia, Coren-PB nº 1.374-R, na 99ª Reunião Ordinária da CTLN.

     

     

  • Essa questão está com o gabarito equivocado, pois desde 2016 o COFEN emitiu parecer técnico aprovando a realização de testes rápidos pelo profissional de níve médio. 

    Cofen aprova realização de teste rápido por profissionais de nível médio

    Teste de triagem poderá ser feita por profissionais de nível médio, sob supervisão de enfermeiros

     Imprimir

     

    “A realização de testes rápidos por técnicos de Enfermagem pode contribuir para o controle do HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou a conselheira Nádia Ramalho

    A plenária do Conselho Federal de Enfermagem aprovou nesta quinta-feira (29/9), por unanimidade, parecer normativo atualizando as normas para a realização do testes rápidos pela equipe de Enfermagem. Os testes rápidos poderão ser feitos também por técnicos e auxiliares, sob supervisão de enfermeiro.

    “A realização de testes rápidos por técnicos de Enfermagem pode contribuir para o controle do HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou a conselheira federal Nádia Ramalho, ressaltando que se trata de exames de fácil realização, utilizados para triagem. Caso o resultado do primeiro exame seja positivo, o paciente deve ser encaminhado para profissional de nível superior. São necessários dois testes para a confirmação de diagnóstico.

  • TESTES RÁPIDOS NÃO SÃO PRIVATIVOS DOS ENFERMEIROS.


ID
2030563
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“As manobras de Leopold (palpação obstétrica) têm por finalidade a identificação da situação e a apresentação fetal. Tem como instrumento a mão do avaliador e são realizadas em ____________ tempos consecutivos, com a mulher posicionada em decúbito dorsal, procurando localizar os polos cefálico, pélvico e o dorso fetal.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Na obstetrícia, as manobras de Leopold são um método comum e sistemático de se determinar a posição de um feto dentro do útero de uma mulher. Elas recebem este nome em homenagem ao ginecologista Christian Gerhard Leopold.

    As manobras consistem em quatro ações distintas, cada uma ajudando a determinar a posição do feto.

     

    mais em : https://pt.wikipedia.org/wiki/Manobras_de_Leopold

  • Complementando...

    A primeira manobra determina a altura do útero e a sua relação com os pontos de referência no abdome materno: sínfise púbica, cicatriz umbilical e rebordos costais.

    A segunda manobra realiza o diagnóstico da posição fetal em: longitudinal (a mais comum), oblíqua e transversa.

    A terceira manobra realiza o diagnóstico da apresentação fetal que é o pólo fetal (cefálico ou pélvico).

    A quarta manobra determina a altura do pólo cefálico e o seu grau de flexão e deflexão.


ID
2030566
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A síndrome gripal, uma manifestação clínica da Influenza, se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre (ainda que referida), mialgia, dor de garganta ou tosse e fadiga, na ausência de outros diagnósticos. O surto de síndrome gripal é melhor definido segundo critérios do Ministério da Saúde como a ocorrência de

Alternativas
Comentários
  • Epidemia: Elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em um determinado lugar e período de tempo, caracterizando, de forma clara, um excesso em relação à frequencia esperada.

    Surto: Tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada (creches, quartéis, escolas).

    Pandemia: Epidemia de uma doença que afeta pessoas em países e continentes

    fonte: ministério da saúde

  • na moral, eu quebrei muito a cabeça nesta questão

    justamente por causa deste verbo kkkkkkkkk


ID
2030569
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde considera que a melhor estratégia para a prevenção da Influenza e suas consequências é a vacinação. No final do ano de 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou uma resolução que dispõe sobre a composição das vacinas influenza a serem utilizadas no Brasil em 2016. De acordo com a resolução, as vacinas influenza trivalentes devem proteger contra os vírus influenza:

Alternativas
Comentários
  • Não temos o tipo C em humanos.
  • a certa é a D

  • Só chutando pra acertar (a questão e a banca)

  • A vacina é composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados (duas cepas A e uma B): 

    A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09, 

    A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2), 

    B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria), 

    fragmentados e purifcados, cultivados em ovos embrionados de galinha, contendo, ainda, traços de neomicina ou polimixina, gentamicina e o timerosal como conservantes. 

    Informe técnico 23ª


ID
2030572
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença debilitante e progressiva que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível, e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, causada primariamente pelo tabagismo. No Brasil vem ocorrendo um aumento no número de óbitos por essa doença nos últimos anos. Além de acometer os pulmões, ela também produz consequências sistêmicas significativas.” 

A perda de peso é comum nos portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) por interferência da dispneia e a avaliação do estado nutricional indica a presença de desnutrição energética proteica quando o IMC (Kg/m2 ) for menor que: 

Alternativas
Comentários
  • Para se avaliar o estado nutricional de um paciente usa-se o peso corpóreo e o índice de massa corpórea (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Classicamente, IMC entre 18,5 e 25 é normal, portanto, indivíduos com IMC

  • IMC:


ID
2030575
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença debilitante e progressiva que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível, e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, causada primariamente pelo tabagismo. No Brasil vem ocorrendo um aumento no número de óbitos por essa doença nos últimos anos. Além de acometer os pulmões, ela também produz consequências sistêmicas significativas.” 

De acordo com a literatura e com o Ministério da Saúde, a oxigenoterapia é até o momento a única intervenção não farmacológica comprovadamente eficaz no aumento da sobrevida em DPOC. Sabendo que a doença se classifica conforme a gravidade em quatro estádios (estádios I, II, III e IV)*, após preencher alguns critérios preestabelecido, o uso domiciliar de oxigenoterapia prolongada está indicado usualmente para pacientes classificados no(s) estádio(s):
* Classificação segundo a GOLD (Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com o artigo OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC).

     

    A oxigenoterapia é até o momento a única intervenção não farmacológica comprovadamente eficaz no aumento da sobrevida em DPOC.

     

    Assim, está indicada para pacientes com DPOC avançada, usualmente em estádio IV, não tabagistas, que preencham critérios de hipoxemia crônica mediante avaliação de trocas gasosas por exame de gasometria arterial. Indica-se a utilização contínua em uso domiciliar através de aparelho concentrador de oxigênio, por no mínimo, 15 horas diárias

     

    São critérios para indicação:

     

     o PaO2 < 55 mmHg ou

    o SpO2 < 88% ou

    o PaO2 55-59 mmHg / SpO2 < 89% se sinais de hipertensão arterial pulmonar cor pulmonale (policitemia, edema periférico, turgência jugular, segunda bulha cardíaca hiperfonética, ECG com onda “p pulmonale”).

  • Complementando:

    A DPOC é classificada em quatro estágios. O estágio I (leve) é definido por uma razão VEF1/CVF inferior a 70% e por um VEF1 superior ou igual a 80% do previsto, podendo o paciente estar ou não com sintomas de tosse e produção de escarro. O estágio II (moderado) é definido por uma razão VEF1/CVF inferior a 70%, VEF1 de 50 a 80% do previsto, com dispneia que se desenvolve tipicamente aos esforços. O estágio III (grave) é definido por uma razão VEF1/CVF inferior a 70% e por um VEF1 de menos de 30 a 50% do previsto. Os sintomas da DPOC grave consistem em aumento da dispneia, redução da capacidade de realizar exercícios e exacerbações repetidas. Por fim, o estágio IV (muito grave) é definido por uma razão VEF1/CVF inferior a 70%, VEF1 inferior a 30 a 50% do previsto e
    sinais/sintomas de insuficiência respiratória crônica.

     

    A oxigenoterapia a longo prazo é habitualmente introduzida na DPOC muito grave (estágio IV), e as indicações incluem, em geral, uma PaO2 de 55 mmHg ou menos ou evidências de hipoxia tecidual e lesão orgânica, como cor pulmonale, policitemia secundária, edema em decorrência da insuficiência cardíaca direita ou comprometimento do estado mental.                                                                                  

     

    (FONTE: BRUNNER, 2013)


ID
2030578
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem.” (Kurcgant, 1991). Para a sua elaboração devem ser observadas as seguintes etapas: diagnóstico da situação, estruturação e confecção dos instrumentos, implantação e avaliação. A afirmativa se refere a que instrumento da enfermagem?

Alternativas
Comentários
  • Manuais de enfermagem

     

    Os manuais, instrumentos integrantes do sistema de informação da organização, transmitem, por escrito, orientações aos elementos da equipe de enfermagem para o desenvolvimento das atividades.

    A burocratização nas organizações de saúde é justificada pela complexidade nelas existentes.

    As organizações pelo modelo burocrático determinam e impõem um conjunto de leis ou regras, definidas para todos, as quais têm o por objetivo o funcionamento organizacional com racionalidade e eficiência.

    O manual, ou parte dele, torna-se necessário quando os membros da equipe de enfermagem começam a perder visão do conjunto, a desconhecer as atividades e finalidades do serviço de enfermagem e de outros setores, a ter dúvidas sobre procedimentos específicos, sobre a autoridade dos elementos e sobre a responsabilidade de cada um.

     

    Conceito e importância dos manuais

     

    Manual de enfermagem é o instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem.

    Manual de normas, rotinas e procedimentos; manual de educação em serviço; manual do funcionário; manual de formulários etc.

     

    Características dos manuais

     

    O manual tem por finalidade esclarecer dúvidas e orientar a execução das ações de enfermagem, constituindo um instrumento de consulta.

    Deve ser constantemente submetido à análise crítica, ser atualizado sempre que necessário.

    Deve espelhar as diretrizes e normas da organização, e não determiná-las. Deve ser, portanto um elemento facilitador, e não bloqueador das...

  • ok

  • Eu nunca ouvi falar disso na minha vida