SóProvas


ID
2030581
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional do assistente social (conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS) demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais. A intervenção orientada por esta perspectiva crítica pressupõe a assunção, pelo profissional, de um papel que aglutine elementos específicos. Em relação aos elementos específicos discorridos no contexto anterior, analise.


I. Leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das condições materiais de vida.

II. Identificação das respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil.

III. Reconhecimento e fortalecimento dos espaços e formas de luta e organização dos trabalhadores em defesa de seus direitos.

IV. Subordinação absoluta ao Estado, com vistas a garantir os recursos financeiros, materiais, técnicos e humanos necessários à garantia e ampliação dos direitos.

V. Formulação e construção coletiva, em conjunto com os trabalhadores, de estratégias políticas e técnicas para modificação da realidade.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a questão social como objeto de intervenção do assistente social e como este pode e deve enfrentar e responder as suas refrações no cotidiano do exercício profissional. Observando que o assistente social possui um Projeto ético-político, no qual afirma seu compromisso com a classe trabalhadora e seus objetivos coletivos, o fazer profissional sempre estará voltado para atender a esta classe. Portanto, é seu dever fortalecer os movimentos e lutas dos trabalhadores tal como traçar alternativas e estratégias para responder suas necessidades e demandas. Iremos, após o exposto, comentar cada assertiva:

    I- Esta alternativa está correta. Para intervir de forma crítica e necessária uma reflexão sobre a realidade social, observando desde o contexto político, econômicos, cultural até como isto implica nas condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora. Nesse sentido, pautar sua intervenção profissional a partir da teoria social crítica esvaindo-se de julgamentos moralistas e conservadores é impreterível para intervir na realidade de forma a contribuir para as lutas dos trabalhadores.

    II- Esta alternativa está correta. O assistente social necessita conhecer as respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil que podem contribuir na efetivação e expansão dos direitos sociais, como as política públicas existentes, os serviços sociais disponíveis, etc.

    III- Esta alternativa está correta. Conforme o Projeto ético-político da categoria profissional apresenta, o Serviço Social escolheu, hegemonicamente, atuar numa direção social e política ao firmar seu compromisso com a classe trabalhadora e seus interesses coletivos. Portanto, a intervenção orientada por uma perspectiva crítica pressupõe também o fortalecimento dos espaços coletivos e das massas visando contribuir para a organização da classe trabalhadora, a efetivação e expansão dos direitos.

    IV- Esta alternativa está incorreta. Sabe-se que o Estado na atual forma que existe é expressão dos interesses das classes dominantes, portanto, apesar de ser o maior empregador de assistentes sociais, não devemos ser subordinados absolutamente a ele, pois se formos não estaremos consoantes ao nosso Projeto ético-político.

    V- Esta alternativa está correta. A intervenção profissional crítica propõe um trabalho junto aos trabalhadores como forma de identificar e reconhecer suas demandas e necessidades com a finalidade de construir alternativas para saná-las, seja efetivando direitos já existentes, seja ampliando-os. Sendo assim, também faz parte da intervenção profissional atuar junto as organizações de trabalhadores para fortalecê-las e organizá-las para alcançar os interesses coletivos.


    RESPOSTA: C