SóProvas


ID
2030662
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Maceió - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O auxiliar administrativo é um profissional fundamental para o funcionamento de praticamente qualquer organização. Sua função é apoiar a rotina administrativa e as atividades de controle e gestão financeira das empresas, organizando o fluxo de correspondências, contas e documentos, operando equipamentos e programas necessários ao funcionamento do escritório, entre outras atividades.

Atenção ao detalhe, dinamismo, discrição, bom relacionamento, responsabilidade, confiabilidade, boa noção de administração do tempo, facilidade com números, bom humor e capacidade de lidar com pessoas (público interno e externo) são algumas das características buscadas em um bom auxiliar administrativo ou assistente administrativo. [...]

Disponível em: <http://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-auxiliar-administrativo/>.Acesso em: 29 jun. 2016


Ao observar a função comunicativa, o conteúdo e a composição textual, é correto afirmar que a tipologia desse fragmento é

Alternativas
Comentários
  • O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.

  • "descritiva, porque dar ao leitor uma grande riqueza de detalhes. "

     

    Copeve please...

  • "A característica fundamental do texto expositivo é tratar com clareza e objetividade a informação. É o texto cujo objetivo principal é informar, esclarecer, explicar, definir sem o compromisso de julgar. É o texto científico, pedagógico, jornalístico, por exemplo."

    FOnte: http://www.institutodimensao.com.br/pre-vestibular/arquivo_download/ab56a213dad8a96d149ad8984be9bf52.pdf

  • Gabarito questionável. De cara pensei logo em expositivo, mas ao continuar a leitura o texto revela descrições comportamentais/sociais necessárias aos profissionais da área. Enfim me falta maturidade para interpretação de texto da banca Copeve.

  • "...são algumas das características buscadas em um bom auxiliar administrativo ou assistente administrativo..."

    Se limita a apresentar uma determinada situação????

    E as outras características????

    Esta questão é bem estranha!

     

  • Indiquem pra comentário, galera!

  • Ajude-me nessa questão. 

  • a)injuntiva, por utilizar linguagem direta, objetiva e simples. 

    Errado. texto injuntivo visa dar ordem. Ex: compre um chocolate; Faça o almoço...

    b) descritiva, porque dar ao leitor uma grande riqueza de detalhes. 

    errado. ele informou o cargo e atribuições necessárias apenas.

    c) expositiva, porque se limita a apresentar uma determinada situação. 

    correto. expositiva e informativa é a mesma coisa. Ele informou o cargo e atribuições.

    d)narrativa, por haver uma relação de anterioridade e posterioridade.  

    errado. não há uma sucessão de fatos

    dissertativa, por apresentar posicionamentos pessoais e exposição de ideias.

    Ao mencionar: atenção ao detalhe, pode gerar um dúvida e pensar que é argumentativo,mas observe que o texto não expõe ideias, vai direto ao assunto.

  • Texto Expositivo (instituto aocp/2015)

    "O texto expositivo pretende apresentar um tema, a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. Dessa forma, uma palestra, seminário ou entrevista são consideradas textos expositivos, cujo objetivo central do emissor é explanar, discutir, explicar sobre um assunto."

    Apesar de confundir mesmo, gabarito estaá correto. Boa questão!

  • Pô peraí COPEVE.. Qual é??? Onde isso é expositivo??? É claramente descritivo !!!!!!

     

    A descrição é uma modalidade de composição textual cujo objetivo é fazer um retrato por escrito (ou não) de um lugar, uma pessoa, um animal, um pensamento, um sentimento, um objeto, um movimento etc.


    Características principais:

    Os recursos formais mais encontrados são os de valor adjetivo (adjetivo, locução adjetiva e oração adjetiva), por sua função caracterizadora. Há descrição objetiva e subjetiva, normalmente numa enumeração.

    A noção temporal é normalmente estática.
    Normalmente usam-se verbos de ligação para abrir a definição.
    Normalmente aparece dentro de um texto narrativo.
    Os gêneros descritivos mais comuns são estes: manual, anúncio, propaganda, relatórios, biografia, tutorial

  • Dissertação expositiva: é caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara sem intenção de convencer o leitor ou criar debate. Segue algumas características deste tipo de texto:

     

     - Apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.

    - O objetivo não é persuadir, mas meramente explicar, informar.

    - Normalmente a marca da dissertação é o verbo no presente.

    - Amplia-se a idéia central, mas sem subjetividade ou defesa do ponto de vista.

    - Apresenta linguagem clara e imparcial.

     

    Podemos relacionar várias características do texto expositivo com o apresentado na questão. Destaca-se a objetividade em informar algo, verbos no presente, sem defesa da tese exposta, bem como a linguagem clara e imparcia.

     

    Fonte: A Gramática para concursos. Fernando Pestana.

     

  • Resposta D

    -----------------------------------------------------

    b.descritiva, porque dar ao leitor uma grande riqueza de detalhes. 

    Recurso sem duvida. COPEVE copevando

     

    erra essa questão é como perder um partida de futebol com 2 penaltis não marcados

     

  • Alternativa C

    A pegadinha da questão está em confundir a tipologia descritiva com a expositiva, então temos que saber a diferença clara entre elas. 
    O texto expositivo tem por finalidade explicar a natureza de um assunto, o seu caráter, tipo ou espécie, sua condição e/ou sua essência. O texto expositivo fala sobre "o que é" um assunto. 
    O texto descritivo tem por finalidade descrever características de um assunto, seus aspectos e suas formas. O texto descritivo fala sobre "como é" um assunto.
    Ex1: Texto expositivo (O QUE É o auxiliar administrativo?): "O auxiliar administrativo é um profissional fundamental para o funcionamento de praticamente qualquer organização".
    Ex2: Texto descritivo (COMO É o dia a dia do auxiliar administrativo?): "O dia a dia de um auxiliar administrativo é corrido e estressante".
    Ex3: "O que é e como é a cirurgia de apendicite?"
    - Expositivo: A cirurgia de apendicite é um procedimento médico feito para tratar uma inflamação do apêndice;
    - Descritivo: A cirurgia de apendicite é invasiva, arriscada, morosa, restritiva e potencialmente contaminada, e demanda um pós-operatório com repouso, antibióticos e limpeza do local.

  • redação Cespe - expositiva

     

            Os desarmamentistas afirmam que com mais armas em circulação aumentam as chances de conflitos fatais. De fato, nos EUA, com toda a repressão policial, leis de “tolerância zero” e com todos os recursos que a nação mais rica do mundo direciona para a educação, são rotineiras as chacinas – como a recentemente ocorrida em Las Vegas. Os defensores do Estatuto do Desarmamento asseveram que isso ocorre, com mais freqüência naquele país, por ser mais fácil adquirir uma arma de fogo. Ademais, conforme dados do Instituto Avante, os índices de homicídios caíram consideravelmente, desde que o Estatuto foi aprovado, justificando um maior controle no Brasil.

     

    Todavia, pesquisas divulgadas no Jornal da Cultura demonstram que grande parte da população é a favor da revogação do Estatuto, para facilitar o porte de arma ao cidadão honesto, sem antecedentes criminais, que se mostrar apto. Nesse sentido, advoga-se que o Estado brasileiro não consegue fazer o devido controle das armas que entram ilegalmente no país, deixando a população desarmada contra os bandidos. Outrossim, um artigo divulgado pelo Instituto Mises demonstra que, nos Entes Federados americanos que mais restringem o porte de arma, as taxas de homicídio são maiores que em outros Estados nos quais há uma política mais liberal quanto ao uso de tais artefatos defensivos.

     

    Não obstante, os indivíduos têm o direito fundamental à vida, à liberdade, e à propriedade. Nesse contexto, o eminente jurista Luiz Flávio Gomes assevera que cabe ao Estado permitir que cidadãos aptos possam portar armas legalmente, fiscalizar a comercialização e, principalmente, punir os transgressores da lei com eficácia e efetividade. Assim, os direitos humanos da população, que hoje está indefesa contra criminosos armados, estarão mais protegidos, desde que os incidentes fatais delituosos sejam duramente reprimidos.

     

     

     

     

     

  • redação FCC - dissertativo-argumentativa

     

    Embora a liberação para que o cidadão possa portar armas acarrete um certo risco social - segundo os desarmamentistas -, o direito de autodefesa é humano, essencial no Estado democrático de direito e advém do direito de propriedade que cada indivíduo possui.

     

             Afirma-se que com mais armas em circulação, aumentam as chances de incidentes fatais. De fato, nos EUA com toda a repressão policial, leis de tolerância zero e com todos os recursos que aquele país direciona para a prevenção através da educação, são rotineiros os conflitos fatais envolvendo armas de fogo, pois lá uma arma pode facilmente adquirida por qualquer indivíduo maior de vinte e um anos, que não apresente antecedentes criminais. Desse modo, justifica-se uma maior restrição e controle sobre os armamentos aqui no Brasil.

     

              Todavia, o Estado brasileiro não consegue impedir que milhões de armas ingressem no país ilegalmente e cheguem nas mãos de bandidos, deixando a população indefesa. Dada essa indubitável realidade, se o governo falha em garantir a segurança pública, como iremos nos defender daqueles que são mais fortes e violentos? Ora, os mais fracos podem utilizar seus cérebros para criar ferramentas que lhes ajudem na defesa da sua propriedade e dos seus bens contra os elementos antissociais. É aí que entra o direito humano de portar armas para a legítima defesa do principal bem tutelado pelo ordenamento jurídico, que é a vida.

     

             Com efeito, os defensores do desarmamento civil falham em responder as seguintes perguntas: se a população está desarmada - pois delegou ao Estado a sua defesa contra os bandidos -, que irá defendê-la dos agentes estatais corrompidos ou mal-intencionados? Se o poder público não exercer a sua prerrogativa de defender o cidadão, quem irá defender o povo dos mais fortes e mais violentos? Se algumas pessoas querem abrir mão de sua própria defesa, ao delegar tal atribuição exclusivamente ao Estado, qual direito elas têm de impor essa diretriz aos outros indivíduos, abolindo a capacidade desses de se defender contra os agressores?

     

    Enfim, os indivíduos têm o direito fundamental de que não tirem suas vidas, não restrinjam a sua liberdade e não confisquem sua propriedade honestamente adquirida. Ao Estado cabe permitir que os cidadãos aptos possam portar armas legalmente, fiscalizar a comercialização e a regular utilização e, principalmente, punir os transgressores da lei com eficácia e efetividade. Assim, os direitos humanos da população - que hoje está indefesa contra bandidos armados - estarão inequivocamente mais protegidos.

     

  • o cara estuda um assunto, quando chega em questões dessa banca, parece que os professores ensinaram outra matéria --'