-
(Gabarito Certo)
diplomática - Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.
Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005.
-
A acumulação dos documentos orgânicos de caráter arquivístico dá origem aos arquivos da organização. (...) Martín-Pozuelo Campillos, a partir das características de unicidade, integridade e autenticidade defendidas por Vicenta Cortés, propõe cinco traços diferenciadores do documento de arquivo:
3 – sua autenticidade. “Em sua origem os documentos de arquivo não são senão ferramentas de trabalho da administração, fato que sem dúvida os confere a categoria de autênticos, convertendo-os, depois, em testemunhos fiéis de momentos e situações específicas”;
Fonte: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO - Renato Tarciso
Gab: CERTO
-
QUESTÃO CERTA
característica documento arquivístico
- O contexto que ele é criado
- Sua unicidade
- Sua autenticidade
- heterogeneidade de seu conteúdo e a multiplicidade da informação
NA AUSÊNCIA DE UM, INVALIDA RESTO.
fonte: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/4246/3085
-
Gab. CERTO!
Nos termos das diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais, publicada pelo CONARQ, a autenticidade é a qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. O mesmo documento afirma que a autenticidade é composta de identidade e integridade e explica:
Identidade é o conjunto dos atributos de um documento arquivístico que o caracterizam como único e o diferenciam de outros documentos arquivísticos (ex.: data, autor, destinatário, assunto, número identificador, número de protocolo).
Integridade é a capacidade de um documento arquivístico transmitir exatamente a mensagem que levou à sua produção (sem sofrer alterações de forma e conteúdo) de maneira a atingir seus objetivos.
Identidade e integridade são constatadas à luz do contexto (jurídico-administrativo, de proveniência, de procedimentos, documental e tecnológico) no qual o documento arquivístico foi produzido e usado ao longo do tempo.
-
Direto ao ponto!
Gabarito: C
Fonte: De acordo com Renato Tarciso Barbosa de Sousa, no livro Arquivística Temas contemporâneos (2008, p. 108-109), Martin-Pozuelo Campillos a partir das características defendidas por Vicenta Cortès, propõe cinco traços diferenciadores do documento de arquivo. Quais são os cinco traços elencados pelo autor:
- organicidade, unicidade, autenticidade, confiabilidade, acessibilidade.