SóProvas


ID
2031109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, tendo como referência os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD).

A presunção de autenticidade do documento digital arquivístico está fundamentada na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento.

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito certo)

    2.8. Ciências auxiliares da Arquivologia
    • Diplomática – é o estudo de documentos quanto à sua autenticidade (o documento é verdadeiro?) e fidedignidade (possui fé pública?), além da sua estrutura formal.
    • Paleografia – Técnica que habilita a decifrar documentos antigos. Estuda a história da escrita e a evolução das letras. Permite o conhecimento dos materiais (papiro, pergaminho, papel etc.) e dos instrumentos (cálamo, pena etc.) para escrever. O estudo da Paleografia propicia um melhor entendimento dos registros documentais para o resgate de fatos históricos.
    Além delas, podemos citar mais duas ciências auxiliares:
    • Heráldica – disciplina que estuda os brasões e emblemas.
    • Genealogia – disciplina que estuda a origem, a ascendência e a descendência dos indivíduos e as relações entre famílias.
    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (Arquivo Nacional).

  • (...) a presunção de autenticidade do documento arquivístico digital se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. 

    Fonte: Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais - Conarq

  • Eu sei que a questão refere-se ao conceito exato do "Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais", como o colega colocou.

    Mas para fixarmos os conceitos, achei interessante também colocar o que o e-arq Brasil fala sobre Autenticidade.

    "Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Enquanto a confiabilidade está relacionada ao momento da produção, a autenticidade está ligada à transmissão do documento e à sua preservação e custódia. Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Assim, um documento não completamente confiável, mas transmitido e preservado sem adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção, é autêntico.

    Exigência: Para assegurar a autenticidade dos documentos arquivísticos, o programa de gestão arquivística tem que garantir sua identidade e integridade. Para tanto, deve implementar e documentar políticas e procedimentos que controlem a transmissão, manutenção, avaliação, destinação e preservação dos documentos, garantindo que eles estejam protegidos contra acréscimo, supressão, alteração, uso e ocultação indevidos."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 22)