QUESTÃO ERRADA
O sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.
6.9 Autoproteção
Num ambiente digital, a autoproteção consiste na capacidade do sistema de computação de verificar a integridade de programas e dados de controle como uma medida de proteção inicial.
As técnicas de autoproteção aumentam a confiança no funcionamento correto dos programas de computador. Esta seção trata dos requisitos relativos à capacidade do SIGAD de se autoproteger contra erros, falhas ou ataques ao próprio sistema. Além dos requisitos de autoproteção, o SIGAD deve interagir com outros sistemas de proteção, tais como antivírus, firewall e anti-spyware.
fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf
Uma das técnicas comumente utilizadas para evitar os riscos provenientes da obsolescência tecnológica é a emulação, ou seja, "a simulação de determinado hardware ou software por meio de software. Permite que um computador moderno, possivelmente mais barato e de fácil manutenção, possa executar programas (softwares) antigos, desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma. Para evitar possíveis perdas de informação e funcionalidades, deve ser realizada com bastante rigor. A probabilidade de perda de informações e funcionalidades aumenta à medida que são utilizadas diversas camadas de emulação, como resultado da aplicação desta técnica repetidas vezes."
"Emulação: Estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas".
GABARITO ERRADO, pois a confiança do SIGAD depende das técnicas de autoproteção além de sua interação com outros sistemas de proteção, não da emulação dos dados como afirma a questão.
Fonte: e-ARQ Brasil