Certo: 32. (MPU/2010 – UnB/Cespe) Quanto às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue o próximo item.
Os documentos do gênero iconográfico têm suporte sintético, em papel emulsionado ou não, e contêm imagens estáticas, tais como ampliações fotográficas, slides, diapositivos e gravuras.
Resposta: CERTO.
Gênero iconográfico (ícone, imagem). As características referentes aos documentos do gênero iconográfico estão corretas. Os documentos inseridos neste contexto possuem imagens fixas, paradas, estáticas, como uma fotografia, uma gravura, entre outros.
33. (Ministério da Saúde/2010 – UnB/Cespe) Para a arquivística, os vocábulos forma e formato possuem significados bem distintos. Denomina-se formato a configuração física do material sobre o qual as informações são registradas, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado; por exemplo: cartaz, caderno, livro, mapa, rolo de filme, entre outros. Já a forma refere-se ao estágio de preparação e de transmissão de documentos; por exemplo: original, cópia, minuta, rascunho.
Resposta: CERTO.
Formato é a configuração física de um suporte (material onde se registra a informação). A forma é o preparo do documento e a maneira pela qual ele é transmitido (passado) a quem de direito.
Quanto aos exemplos de formato e forma documentais, estão corretos.
34. (TRE/MA/2009 – UnB/Cespe) Quanto à abrangência da atuação, os arquivos são classificados em correntes e intermediários.
Resposta: ERRADO.
Quanto à abrangência ou extensão de sua atuação, os arquivos são classificados em “setoriais” e “gerais ou centrais”.
Arquivos corrente (1a idade) e intermediário (2a idade), além do permanente (3a idade), são as três idades ou ciclos vitais dos documentos ou estágios de evolução dos arquivos.