SóProvas


ID
2032843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue o próximo item.

Na metodologia BSC, os objetivos estratégicos relativos ao capital da informação, ao capital organizacional e ao capital humano são descritos na perspectiva interna da organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    Capital da informação e capital humano são elementos que entram na perspectiva da aprendizagem e crescimento, e não na perspectiva “processos internos”, se é que foi isso que a banca quis dizer.

     

    Vou além: não está nada claro o que se quis dizer com “capital organizacional”.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

     

     

    Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;

    Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;

    Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;

    Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

     

    http://www.significados.com.br/bsc-balanced-scorecard/

  • O BSC é um programa de gestao estratégica que traduz a estrategia da empresa em indicadores de desempenho. alinha missao, visao e estratégia a indicadores.

    tem as seguintes perspectivas:

    financeira, custos, controle de caixa

    clientes:grau de satisfacao, parcela de mercado

    processos, controle dos processos, tempo padrao,processo de fabricacao

    aprendizado e crescimento: capacidade de inovacao da empresa, que tem a ver com seus recursos-chave: informacao e pessoas.

  • Capital humano, financeiro são relativos ao ambiente interno, já o capital da informação abrange também aos clientes, que são inerentes ao ambiente externo.
  • Perspectiva da aprendizagem e crescimento (ou inovação):
     

    Esta perspectiva se relaciona com os indicadores de melhorias contínuas na organização em termos de capacitação do pessoal e dos sistemas, de motivação, de competências, etc.

     

    É aqui que se encontram os principais ativos intangíveis da organização, classificados em (KAPLAN; NORTON, 2004):
    1) Capital humano (habilidades, talento e conhecimentos dos empregados);
    2) Capital da informação (bancos de dados, sistemas da informação, redes e infraestrutura tecnológica);
    3) Capital organizacional (cultura, liderança, alinhamento dos empregados, trabalho em equipe e gestão do conhecimento)

     

    Prof: Carlos Xavier

  • Capital humano estaria melhor na perspectiva aprendizagem e conhecimento. 

  • Pespectiva de Aprendizagem e Crescimento:

    TEMAS ESTRATÉGICOS:

    • FUNCIONÁRIOS

    • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

    • ALINHAMENTO ESTRATÉGICO 

    Material LAC Concursos.

  • Além de trocar as características das perspectivas, trata de uma perspectiva INTERNA, o que ão existe. Seria PROCESSOS INTERNOS.

  • Vejam comentário de Tiago Costa!

  • No BSC os objetivos estratégicos são definidos sob 4 PERSPECTIVAS:

    FINANCEIRA

    CLIENTE

    PROCESSOS INTERNOS

    APRENDIZADO E CRESCIMENTO

  • O item está ERRADO.

     

    Em suma, o BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho. O termo Indicadores Balanceados se dá ao fato da escolha dos indicadores de uma organização não se restringirem unicamente no foco econômico-financeiro. As organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. Isto porque a somatória destes fatores alavancará o desempenho desejado pelas organizações, consequentemente criando valor futuro.

     

    O capital organizacional, juntamente com o capital humano e o capital informacional formam os três ativos intangíveis da perspectiva de Aprendizado e Crescimento identificados por Kaplan e Norton (1997) em seus estudos desenvolvidos sobre o Balanced Scorecard (BSC). A filosofia dos três componentes do BSC, segundo Kaplan e Norton, pressupõe que não se pode gerenciar (capital informacional) o que não se pode medir (capital humano); e não se pode medir o que não se pode descrever (capital organizacional).

     

    Na concepção do Balanced scorecard, ativo intangível é definido como o conhecimento que a organização possui para criar vantagem diferenciada e abrange patentes, direitos autorais, conhecimentos da força de trabalho, liderança, sistemas de informação e processos de trabalho. Portanto, os três componentes dos ativos intangíveis, essenciais para a implementação da estratégia, são:

     

    Capital humano: a disponibilidade de habilidades talento e know-how necessário para sustentar a estratégia.

     

    Capital da informação: a disponibilidade de sistemas, redes e infraestrutura de informação de que se precisa para apoiar a estratégia.

     

    Capital organizacional: a capacidade da organização de mobilizar e sustentar o processo de mudança imprescindível para executar a estratégia. É constituído, na maioria das vezes, por quatro componentes ou dimensões: (1) cultura: conscientização e internalização da missão, da visão e dos valores comuns, necessários para executar a estratégia; (2) liderança: disponibilidade de líderes qualificados em todos os níveis hierárquicos; (3) alinhamento: das metas e incentivos com a estratégia; (4) trabalho em equipe: compartilhamento dos conhecimentos e recursos das pessoas com potencial estratégico.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • Capital humano se relaciona com a 4ª perspectiva do BSC que é Aprendizado e crescimento (pessoas capacitadas)

  • Muito completo e esclarecedor o comentário da colega Juliana Alves.
  • Perspectiva de Aprendizagem e Conhecimento (Colaboradores): conjunto de indicadores relacionado com os empregados, com a sua satisfação, formação profissional, permanência na organização.

    Na concepção do Balanced Scorecard, ativo intangível é definido como o conhecimento que a organização possui para criar vantagem diferenciada e abrange patentes, direitos autorais, conhecimentos da força de trabalho, liderança, sistemas de informação e processos de trabalho.

    Os TRÊS ativos intangíveis da perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Capital Organizacional, Capital Humano, Capital Informacional.

  • BSC - 4 PERSPECTIVAS

    Financeira - avalia a lucratividade da estratégia

    Cliente - Identifica os fatores importantes na concepção dos clientes

    Processo Interno - Envolve os processos operacionais e de inovação

    Aprendizado e Crescimento -Relacionado com Pessoas;Tecnologia; Cultura Organizacional 

     

    Fonte: Administração Pública para concurso 

  • Balanced Score Card (BSC) - de Kaplan e Norton
     * Indicadores balanceados de desempenho
     * 4 principais perspectivas:
            1. Financeira (ou fiduciária, se pública)
            2. do cliente
            3. dos processos internos
            4. da inovação

  • Capital da informação, ao capital organizacional e ao capital humano são vistos como fontes estratégicas e de investimento para a organização. Representam, respectivamente, a valoração das informações, da estrutura organizacional e dos recursos humanos da empresa.

  • Perspectiva da aprendizagem e crescimento (ou inovação):  Esta perspectiva se relaciona com os indicadores de melhorias contínuas na organização em termos de capacitação do pessoal e dos sistemas, de motivação, de competências, etc.

     É aqui que se encontram os principais ativos intangíveis da organização, classificados em (KAPLAN; NORTON, 2004):
    1) Capital humano (habilidades, talento e conhecimentos dos empregados);
    2) Capital da informação (bancos de dados, sistemas da informação, redes e infraestrutura tecnológica);
    3) Capital organizacional (cultura, liderança, alinhamento dos empregados, trabalho em equipe e gestão do conhecimento)

    Prof: Carlos Xavier

  • Acredito que, dentre as quatro perspectivas do BSC, as definições de processos internos e as de aprendizado são as mais amplas em relação a conceito.

    Complementando a abordagem dos colegas:


    Kaplan e Norton apresenta a nomenclatura Processos Internos classificada em quatro agrupamentos:


    Gestão operacional: produção e entrega de produtos e serviços aos clientes; Gestão de clientes: estabelecimento e alavancagem dos relacionamentos com os clientes. Inovação: desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos e relacionamentos. Regulatório e social: conformidade com as expectativas reguladoras e sociais e desenvolvimento de comunidades mais fortes.


    Kaplan, Robert S., Norton, David P. Mapas Estratégicos. 11 ed. Campus-Elsevier. 2004. Rio de Janeiro.

  • Capital da informação e capital humano: aprendizagem e crescimento.

    Perspectiva interna da organização: Se refere aos processos.

  • GAB:ERRADO!

    DIRECIONA P/ AS PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO.

     

    Balanced Scorecard - BSC > Perspectivas:

    a) financeira: como a organização é vista pelos acionistas, proprietários e investidores. Indicadores: lucratividade, fluxo de caixa, retorno sobre o investimento.

     

    b) do cliente: permite direcionar todo o negócio e atividade da empresa para as necessidades e satisfação dos seus clientes. Indicadores: satisfação do cliente, fidelização do cliente, participação no mercado. 

     

    c) dos processos internos ou operações: permite direcionar todo o negócio e a atividade da empresa para as necessidades e satisfação dos seus clientes, pois demonstra quais os processos de negócios em que a organização precisa ter excelência. Indicadores: eficiência, eficácia, qualidade, custos baixos. 

     

    d) de aprendizagem e crescimento: direciona a sua atenção para as pessoas e para as infraestruturas de pessoas necessárias ao sucesso da organização. Indicadores: criatividade, inovação, participação e sugestões.

     

  • Vejam comentário da Patricia Dias. Mais completo e objetivo.

  • Capital organizacional, não disse nada ....

  • Perspectiva de aprendizagem e crescimento:

    A quarta perspectiva do BSC tem como objetivo apresentar os resultados das demais. Para Kaplan e Norton (2004) a capacidade dos funcionários, capacidade dos sistemas de informação, a motivação, empowerment (delegar poder) e alinhamento são as categorias principais dessa perspectiva.

    Um grupo essencial de três indicadores focados nos funcionários – satisfação, produtividade e retenção – monitora resultados a partir dos investimentos feitos em funcionários, sistemas e alinhamento organizacional. Os vetores desses resultados são, até o momento, um tanto genérico e menos desenvolvidos do que os das outras três perspectivas do Balanced Scorecard. Eles incluem índices agregados de cobertura de funções Estratégicas, disponibilidade de informações estratégicas e nível de alinhamento pessoal, de equipe e de departamento com os objetivos estratégicos (KA-PLAN e NORTON, 2004, p. 152).

    Em síntese, o Balanced Scorecard traduz a estratégia em objetivos e medidas através de um conjunto equilibrado de perspectivas. “O Scorecard inclui medidas dos resultados desejados e dos processos capazes de assegurar a obtenção desses resultados desejados no futuro” (MARTINS e TURRIONI, 2002, p. 3).

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração - Tiradentes

  • Capital organizacional são os ativos intangíveis, os quais compõe a perspectiva do aprendizado e crescimento. Todos os 3 (capital da informação, capital organizacional e ao capital humano) integram a perspectiva do crescimento/inovação, e não a perspectiva de processos internos (que está ligada aos processos críticos e processos que servem de base para a organização, no âmbito operacional).

    Resposta: Errado.

  • Na metodologia BSC, os objetivos estratégicos relativos ao capital da informação, ao capital organizacional e ao capital humano são descritos na perspectiva interna da organização. Resposta: Errado.

    Além da informação ser um fator tanto do ambiente interno quanto externo, a questão está querendo saber sobre qual perspectiva o capital da informação, organizacional e humano pertencem no BSC.

  • Capital humano = aprendizagem e crescimento.