-
ERRADO. 12.7. Processos e Certificação ISO 9000:2000
A gestão por processos está muito ligada à gestão da qualidade. Para que uma organização consiga trabalhar com qualidade e fornecer bens e serviços que atendam aos desejos e necessidades de seus clientes, precisa gerenciar seus processos de trabalho.
Segundo a ISO 9000,13 gestão da qualidade é o conjunto de
“atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade”
Bom, vamos então entender o que é ISO 9000?
ISO é o nome de uma organização (em inglês: International Organization for Standardization). Essa instituição foi criada em 1947 e, atualmente, conta com mais de 130 países membros. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
As normas ISO 9000 foram disponibilizadas em 1987 e tinham como alvo a definição de padrões para a garantia da qualidade nas empresas. Em 2000, foi lançada uma atualização, a ISO 9000:2000.
Conforme a norma editada pela ABNT, existem oito princípios de gestão da qualidade que devem ser seguidos pelos gestores para melhorar o desempenho:14
Ø Foco no cliente
Ø Liderança
Ø Envolvimento de pessoas
Ø Abordagem de processo
Ø Abordagem sistêmica para a gestão
Ø Melhoria contínua
Ø Abordagem factual para tomada de decisão
Ø Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
A versão 2000 trouxe um foco maior nos processos. De acordo com Zacharias,15 os itens mais importantes são:
Ø satisfação do cliente;
Ø melhoria contínua;
Ø processos.
-
GABARITO: ERRADO
"A ISO 9000 garante apenas que a empresa segue determinados padrões de gerenciamento de seus processos dentro das normas estabelecidas. Apesar disso, isso não quer dizer que a qualidade do processo está validada, pois os requisitos específicos de um processo em uma organização podem não gerar qualidade do produto final.
Mais que isso, é difícil avaliar se a certificação gera ou não “grande credibilidade” junto à sociedade. Muito subjetivo, isso!
GABARITO: Errado."
Fonte: Estratégia Concursos - Prof. Carlos Xavier
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcepa-cargo-3-administracao/
-
A ISO não mede qualidade, apenas padrões em processos.
-
A ISO É IMPORTANTE POR SER INTERNACIONAL, ENTÃO É IMPORTANTE PRA UMA ORGANIZAÇÃO QUE QUER SER COMPETITIVA OBTER ESSA CERTIFICAÇÃO. E NÃO ASSEGURA PADRÕES COMO DIZ NA QUESTÃO.
-
Pessoal viaja nas justificativas, o erro é porque o iso 9000:2000 não define aspectos de qualidade, apenas fundamentos e o vocabulário, os que definem os requisitos e procedimentos de gestão de qualidade são os 9001, 9004 e 19011.MOREIRA, Elisabete. Administração Geral e Pública, pg 163.
-
ISO não ''garante'' a qualidade.
-
“Uma vez normatizados os processos e certificados pela ISO, várias são as vantagens para as empresas, entre elas: maior credibilidade da empresa no mercado consumidor; maior competitividade dos produtos e serviços; maior facilidade de comércio internacional.
Seguindo os padrões validados, em tese, os produtos e serviços deveriam apresentar qualidade, mas isso a ISO não garante: ela só assegura padrões.” Paludo
-
"A ISO 9000 é um conjunto de normas de gestão da qualidade e diretrizes internacionais. Desde a sua publicação inicial, em 1987, vem ganhando uma reputação mundial de base para o estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade.
Três das normas atuais - ISO 9001, 9002 e 9003 - têm sido amplamente utilizadas como base para a certificação de sistemas de qualidade independentes (3ª parte), o que já resultou na certificação de cerca de 300.000 organizações ao redor do mundo e muitas mais no processo de estruturação e implementação de sistemas de gestão da qualidade. "
Creio que o erro da afirmativa consista em asseverar que a norma ISO 9000:2000 valide a qualidade do aludido processo de produção de determinada empresa. COmo está escrito na citação acima, a ISO 9000:2000 é um conjunto de normas que, caso sejam atendidas no processo de produção de determinada empresa, permitem que a empresa receba certificação de qualidade. Assim, não é o caso que a ISO 9000:2000 valide determinado processo de produção. Ela constata a observação de suas normas e certifica o processo de produção.
Fonte da citação: http://www.qsp.org.br/biblioteca/as_novas_normas.shtml
-
Gabarito: Correto.
O certificado ISO 9000 não garante que o produto tenha a qualidade, mas sinaliza ao consumidor que o prodruto foi produzido em um processo de produção que seguiu normais e diretrizes internacionais de qualidade.
-
-
GABARITO: ERRADO!!!
CUIDADO GENTE PRA NÃO CONFUNDIR NA HORA DE POSTAR O GABARITO AQUI! PODE PREJUDICAR ALGUÉM.
QUESTÃO:
A certificação de determinado processo, consoante a norma ISO 9000:2000, confere a uma empresa grande credibilidade junto à sociedade, visto que, além de assegurar padrões, a norma valida a qualidade do aludido processo.
A NORMA NÃO VALIDA NADA!
-
A norma não válida a qualidade.
Questão errada
-
Credo, a QC deveria barrar comentários do tipo "errado". Todo mundo sabe o gabarito, isso não acrescenta em nada e dificulta encontrar comentários que realmente ajudem a entender a questão.
-
alem disso nao e ISO 9000 e 2000
ISO 9001 2001
-
ERRADO
A NORMA ISO GARANTE QUE A ORGANIZAÇÃO SEGUE PADRÕES PRÉ - ESTABELECIDOS, NÃO GARANTE QUALIDADE.
ATÉ PORQUE QUEM DEFINE O QUE É QUALIDADE É O CLIENTE.
Anotações - Aulas do profº José Wesley.
-
GAB:E
"além de assegurar padrões, a norma valida a qualidade do aludido processo" ? Claro que NÃO!!
As normas de qualidade ISO 9000 buscam, através de uma maior padronização dos processos, uma previsibilidade no fornecimento de bens e serviços, a redução dos custos de operação e dos riscos envolvidos no negócio.
Atenção: a adoção destas normas não garante nenhum produto com qualidade. São requisitos necessários, mas não suficientes, sendo assim, essa norma NÃO VALIDA A QUALIDADE DE PROCESSO NENHUM. Não garante nada!
-
A certificação ISO qualquer que seja não assegura e nem garante nada.
RESUMO DE ADM E GP.
https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing
-
Pra mim o erro é que a iso 9000:2000 so fala das terminologias utilizadas pela familia iso 9000.
A garantia da qualidade existe sim na Ido. A ido 9402 fala exatamente sobre isso.
-
O erro está em falar que a normas asseguram padrões.
Para Rennó (2015): "as normas ISO não garantem por si sós a qualidade, mas são normas que buscam uma gestão da qualidade. Ou seja, definem os requisitos necessários para que uma empresa possa obter um nível de qualidade desejado para seus produtos ou serviços."
Gabarito: errado.
-
Problemas com modelagem de processos:
- Confundir entendimento de processos com padronização de processos.
A modelagem de processos não representa uma institucionalização do processo como um padrão de trabalho.
-
Gab: Errado
Quando uma empresa atesta que possui certificação ISO, ela está garantindo que segue certinho toda a padronização da norma, porém isso não significa que, necessariamente, o produto final da empresa terá qualidade.
-
Errado:
Não existe certificação para as normas ISO 9000, ISO 9004, e ISO 1901, pois são apenas Guia, somente existindo para a NBR ISO 9001.
Fonte: Administração Geral e Pública - Elisabete de Abreu e Lima Moreira - Pag: 194.
-
A ISO assegura padrões e nao qualidade.
resposta : E
-
ERRADO
Normas ISO, por si ó, não garantem a qualidade.
-
em suma a certificação ISO apenas diz: aqui se usa as ferramentas ISO.
-
Gabarito Errado.
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
NORMA ISO ABNT. NÂO GARANTE QUALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Isso me lembrou de uma vez que comprei um pote de Whey que tinha o selo ISO, cheguei em casa e fui pesquisar acerca da qualidade do produto, acabei constatando após assistir o vídeo de um laudo feito recentemente em laboratório ,que o Whey estava com os seus macronutrientes adulterados. Tive que ir ao estabelecimento e trocar por outro produto mais confiàvel.
-
Dica matadora = sempre que você ler o verbo ASSEGURAR relacionado à qualidade, pode sentar o dedo no errado, as ISOs são apenas padrões, é o mesmo que passar no cadastro de reserva, pode dar certo ou não.
-
Certamente uma certificação ISO agrega mais valor junto à sociedade. Entretanto, por não ser SUFICIENTE em toda cadeia de um processo, não pode validar a qualidade por si só. Um processo pode ser bastante complexo e exigir muitos requisitos para garantir a qualidade junto ao cliente final, não sendo a norma ISO suficiente para isso.
-
A ISO 9000:2000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica a terminologia que lhes é aplicável. A norma é para as organizações que procuram obter vantagens por via da implementação de sistemas de gestão da qualidade.
Ainda assim, isso não significa que a qualidade do processo estará validada, pois os requisitos adotados podem não conduzir a um resultado de qualidade do produto final. Logo, a ISO 9000:2000 não garante, mas assegura padrões! Ou seja, seguindo os padrões validados, em tese, os produtos e serviços deveriam apresentar qualidade.
-
ISO 9000 está mais para padronização dos processo.