SóProvas


ID
203302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

No que se refere ao Estatuto do Servidor Público do Município de
Boa Vista, julgue os itens subsequentes.

O servidor que, a serviço, se afastar da sede, em caráter transitório, para outra unidade da Federação, nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, fará jus a passagens e diárias para cobrir as despesas de pousada, alimentação e locomoção urbana.

Alternativas
Comentários
  • Errada!

    Conforme prevê o art. 58 da Lei 8.112, o servidor apenas fará jus à diárias quando se afastar de sua sede em caráter eventual ou transitório, não em caso de exigência permanente do cargo.

    Art. 58. O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento.

  • Em verdade o embasamento é a LC 68/92 (Estatuto dos Sevidores Públicos de RR), e o erro está em  a questão só haver mencionado o caráter transitório do afastamento.

    Art. 78 - O servidor que a serviço se afastar da sede em caráter eventual ou transitório fará jus a
    passagem e diárias, para cobrir as despesas de pousada, alimentação e locomoção urbana.
  • O comentário da Deborah não está correto, pois na questão não limita caráter transitório, e neste sentido estaria correto.

    A explicação da Ana Luiza está correta, pois o artigo em tela não abrange o caráter permanente. De qualquer forma, a resposta é "errada" mesmo.

  • PMBC - § 1o. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.