SóProvas


ID
20332
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A liquidação das negociações com ações no mercado à vista da Bolsa de Valores de São Paulo é realizada

Alternativas
Comentários
  • A CBLC é responsável pelos serviços de guarda centralizada, compensação e liquidação das operações realizadas nos mercados da BM&FBOVESPA, Segmento Bovespa (à vista, derivativos, balcão organizado, renda fixa privada, etc.).

  • A CBLC oferece serviços de alocação e liquidação para todas as operações realizadas nos ambientes de negociação da Nova Bolsa. Estes serviços são aderentes às melhores práticas internacionais e possuem grande flexibilidade para servir às mais diversas necessidades dos participantes do mercado de capitais brasileiro.As operações realizadas na Nova Bolsa são capturadas pelos sistemas da CBLC de forma automática e em tempo real, assegurando o mais elevado nível de rapidez e segurança (STP - Straight Through Processing).Todas as operações capturadas pela CBLC já possuem as informações básicas relativas ao negócio e não necessitam de confirmações adicionais por parte das corretoras intervenientes na operação. Em outras palavras, as operações já chegam à CBLC com o status de comparadas e casadas (ou compared and matched) e estão prontas (locked-in) para a liquidação.Como etapa preparatória para a liquidação, os intermediários que realizaram operações nos sistemas de negociação têm que proceder à identificação dos investidores finais conforme determina a legislação brasileira. Para este fim, a CBLC oferece o Serviço de Alocação de Operações.
  • CORRETA D

    Só uma observação, como essa questão foi de 2006 está um pouco desatualizada...

    Houve uma fusão entre a Bolsa de Valores de São Paulo com a BM&F, culminando na criação de uma nova instiuição,

    denominada BM&FBOVESPA, desde do dia 08 de maio de 2008.

    BOns estudos...

  • A FUSÃO NÃO TEM NADA A VER COM ISSO... VEJAMOS:

     Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) é a responsável pela compensação e liquidação de operações realizadas no mercado à vista da BOVESPA.

    A liquidação financeira da compra e venda de ações é feita em três dias úteis (D3) ou seja, após a compra (ou venda) dos ativos, os recursos somente serão debitados três dias úteis após a operação. Os ativos entram em custódia em três dias úteis (D3).

    No caso de uma operação de venda no mercado à vista, as ações objeto de negociação devem estar disponíveis na conta de custódia do vendedor, para entrega ao comprador, até o horário limite estabelecido pela CBLC.

    A falta da entrega total ou parcial das ações objeto da negociação em D+3 ou a ausência de apresentação de documentos necessários à liquidação caracterizam a falta da entrega de ativos e resultam em multa ao vendedor das ações.

  • R.: letra D
  • Letra D.


    MACETES:

    CBLC - Trata de ações à vista; Prazo: D+3.

    SELIC - Trata de T.P.Fs (títulos públicos federais); Prazo: Em tempo real.

    CETIP - Trata de Títulos de renda fixa e Swap. Prazo : no mesmo dia.
  • Não é mais a CBLC, é a própria BM&FBOVESPA - Câmara de Ações. A Câmara de Ações liquida operações realizadas por meio dos sistemas de negociação "PUMA" e "Bovespa Fix". O "PUMA" negocia títulos de renda variável (mercados à vista e de derivativos - opções, termo e futuro) eo "Bovespa Fix" negocia títulos privados de renda fixa (operações definitivas no mercado à vista).  Câmara de Ações atua também como depositária central de ações e de títulos de dívida corporativa, além de operar programa de empréstimo sobre esses títulos (BTC), com garantia da BM&FBOVESPA. Contas individualizadas permitem a identificação do investidor final das operações realizadas

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBCBLC