SóProvas


ID
2033449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

A respeito do que dispõe a Constituição Federal de 1988 acerca dos direitos políticos, dos servidores públicos e do Tribunal de Contas da União (TCU), julgue o item a seguir.

O TCU, entre cujas competências se inclui o controle das contas do Poder Executivo, é considerado órgão auxiliar do Poder Legislativo federal e do Poder Legislativo distrital.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    TCU DÁ PARECER PRÉVIO NO QUE TANGE TERRITÓRIOS

     

    Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios.

    § 1º Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

    § 2º As contas do Governo do Território serão submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prévio do Tribunal de Contas da União.

  • O Tribunal de Contas do Distrito Federal é o órgão auxiliar do DF e não o TCU, como afirma a questão. 

  • Errado

    Segundo a CF/1988

     

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

     

    Por simetria dispõe o Art. 75

     

    Art. 75. As normas estabelecidas nesta seção aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

    --------------------------------------------

    No Distrito Federal temos o TCDF - Tribunal de Contas do Distrito Federal

  • UNIÃO- CONGRESSO NACIONAL - TCU

    DF - CAMARA - TCDFT

     

  • Os TCs não são órgão auxiliares do Poder Legislativo, eles apenas auxiliam o Legislativo no controle externo. A doutrina majoritária afirma que os Tribunais de Contas são órgão independentes

     

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União

  • GAB: ERRADO

    Fonte: Herbert Almeida - Estratégia

    Complementando!

    De fato, o TCU realiza o controle das contas do Poder Executivo. Porém, ele é órgão que auxilia o Congresso Nacional. Por outro lado, quem auxilia o Poder Legislativo distrital é o TCDF.

    *** Cumpre observar, ainda, que a expressão “órgão auxiliar” é inadequada, mas não costuma ser considerada incorreta em provas.

  • O TCU realiza o controle das contas do Poder Executivo. Porém, ele é órgão que auxilia o Congresso Nacional. Por outro lado, quem auxilia o Poder Legislativo distrital é o TCDF. Cumpre observar, ainda, que a expressão “órgão auxiliar” é inadequadamas não costuma ser considerada incorreta em provas.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • O DF tem o TCDF.

  • A Lei Orgânica do DF, seguindo o modelo da Constituição Federal (art. 71), prevê o seguinte:

    Art. 78. O controle externo, a cargo da Câmara Legislativa, será exercido com auxílio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, ao qual compete (...)

    No âmbito do Distrito Federal, o titular do controle externo é a Câmara Legislativa.

    O TCDF possui a missão de auxiliar a Câmara Legislativa, mediante o exercício de suas competências próprias e privativas. Cuidado com o termo “auxiliar”, pois o TCDF não é subordinado à Câmara Legislativa!

    No exercício do controle externo, a Constituição reservou aos Tribunais de Contas atividades de cunho técnico e ao Poder Legislativo atividades de cunho político.

    GABARITO - ERRADO.

    Fonte:

    https://www.direcaoconcursos.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Lei-Org%C3%A2nica-do-TCDF-atualizada-e-comentada.pdf

  • Pessoal, os TC’s NÃO são órgãos auxiliares do Poder Legislativo, pois são dotados de autonomia administrativa, orçamentária e financeira.