-
O documento de requisitos de software, às vezes chamado Especificação de Requisitos de Software, é uma declaração oficial de o que os desenvolvedores do sistema devem implementar. Deve incluir tanto os requisitos de usuário para um sistema quanto uma especificação detalhada dos requisitos de sistema. Em alguns casos, os requisitos de usuário e de sistema são integrados em uma única descrição. Em outros, os requisitos de usuário são definidos em uma introdução à especificação de requisitos de sistema. Se houver um grande número de requisitos, os requisitos detalhados de sistema podem ser apresentados em um documento separado.
Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 4.
-
Marquei ERRADO.
Acredito que a questão pecou em falar de interação entre atores" no diagrama de caso de uso atores interagem com o sistema. A questão passa a ideia que atores interagem entre eles.
-
O gabarito foi alterado para ERRADO.
Os diagramas de caso de uso refletem interação de atores com o sistema e não atores entre si.
http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PA_16/arquivos/TCE_PA_16_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
-
O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Um diagrama de Caso de Uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.
O diagrama de Caso de Uso é representado por:
atores;
casos de uso;
relacionamentos entre estes elementos.
Estes relacionamentos podem ser:
>associações entre atores e casos de uso;
>generalizações entre os atores;
>generalizações, extends e includes entre os casos de uso.
casos de uso podem opcionalmente estar envolvidos por um retângulo que representa os limites do sistema.
-
Ator é quem atua, quem age, pode ser uma pessoa ou o sistema.
Sommervile 9 ed
Em sua forma mais simples, um caso de uso identifica os atores
envolvidos em uma interação e dá nome ao tipo de interação.
Atores, que podem ser
pessoas ou outros sistemas, são representados como figuras'palito'.
O CESPE diz essa barbárie mesmo...mas se por algum motivo essa questão está errada, deve ser pela última expressão:
...como o sistema funcionará.
Pelo que sei, na descrição dos cenários dos casos de uso, fica evidente o QUE o sistema deve fazer e não como ele o fará, pois isso já é uma questão de projeto!
-
Acredito que erro seja esse: "requisitos de usuário de um sistema e fornece uma especificação detalhada dos requisitos de sistema ", pois trata-se de requisitos do sistema e não usuário.
-
Acredito que o erro esteja na observação do colega Lucas. Quando a banca mencionou " requisitos de usuário".
-
Requisitos de usuário: São declarações, em uma linguagem natural com diagramas, de quais serviços o sistema deverá fornecer a seus usuários e as restrições com as quais este deve operar.
Requisitos de sistemas: São descrições mais detalhas das funções, serviços e restrições operacionais do sistema. O docuento deve definir exatamente o que deve ser implementado.
Fonte: SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software 9a. Ed página 58
Bons estudos.
-
Acho que o erro esta em que no final, "explicitando como é a interação entre atores e como o sistema funcionará.", ele esta se referindo ao Gerenciamento de Requisitos e não à documentação de caso de usos.
-
Existem dois tipos de documentos:
Documento de Definição de Requisitos, ou somente Documento de Requisitos: deve ser escrito de maneira que o cliente possa entender, i.e., na forma de uma listagem do quê o cliente espera que o sistema proposto faça. Ele representa um consenso entre o cliente e o desenvolvedor sobre o quê o cliente quer. (Trata de requisitos de usuários)
Documento de Especificação de Requisitos: redefine os requisitos de usuário em termos mais técnicos, apropriados para o desenvolvimento de software, sendo produzido por analistas de requisitos. (Trata de requisitos de sistema)
-
O documento de requisitos delimita o escopo do conjunto de funcionalidades que um sistema deve prover, bem como descreve os atributos de qualidade que devem ser suportados. Este documento deve ser elaborado de maneira precisa, completa, consistente e, principalmente, compreensível aos stakeholders (isto é, os principais interessados no sistema).
O documento de requisitos de um projeto tem o objetivo de documentar o escopo do sistema a ser desenvolvido. Nesse sentido, o documento de requisitos deve conter:
Introdução e visão geral do documento
Descrição de requisitos funcionais
Descrição de requisitos não-funcionais
Escopo não contemplado (de funcionalidades)
Documentação de apoio