SóProvas


ID
2034154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que diz respeito ao desenvolvimento de aplicativos móveis, julgue o próximo item.

O Android, sistema operacional Linux multiusuário em que cada aplicativo é visto como um usuário diferente, atribui a cada aplicativo uma identidade de usuário exclusiva.

Alternativas
Comentários
  • Depois de instalado em um dispositivo, cada aplicativo do Android é ativado em sua própria área de segurança: 

    O sistema operacional Android é um sistema Linux multiusuário em que cada aplicativo é um usuário diferente.

    Por padrão, o sistema atribui a cada aplicativo um ID de usuário do Linux exclusivo (o ID é usado somente pelo sistema e é desconhecido para o aplicativo). O sistema define permissões para todos os arquivos em um aplicativo, de modo que somente o ID de usuário atribuído àquele aplicativo pode acessá-los. 

    Cada processo tem sua própria máquina virtual (VM), portanto o código de um aplicativo é executado isoladamente de outros aplicativos.

    Por padrão, cada aplicativo é executado em seu próprio processo Linux. O Android inicia o processo quando é preciso executar algum componente do aplicativo; em seguida, encerra-o quando não mais é necessário ou quando o sistema precisa recuperar memória para outros aplicativos.

    Assim, o sistema Android implementa o princípio do privilégio mínimo. Ou seja, cada aplicativo, por padrão, tem acesso somente aos componentes necessários para a execução do seu trabalho e nada mais. Isso cria um ambiente muito seguro em que o aplicativo não pode acessar partes do sistema para o qual não tem permissão.

    No entanto, sempre existe uma maneira de um aplicativo compartilhar dados com outros aplicativos e acessar serviços do sistema:

    É impossível fazer com que dois aplicativos compartilhem o mesmo ID de usuário do Linux, caso em que eles são capazes de acessar os arquivos um do outro. Para preservar os recursos do sistema, os aplicativos com o mesmo ID de usuário também podem ser combinados para serem executados no mesmo processo Linux e compartilhar a mesma VM (também é preciso atribuir o mesmo certificado aos aplicativos).

    Um aplicativo pode solicitar permissão para acessar dados de dispositivo como contatos do usuário, mensagens SMS, o sistema montável (cartão SD), câmera, Bluetooth etc. Todas as permissões de aplicativo devem ser concedidas pelo usuário no momento da instalação.

  • Gabarito: Certo.

    Quando pegamos o telefone de alguém e acessamos o nosso Instagram, por exemplo, ele não personaliza para a nossa conta de usuário?! A maioria dos Apps suportam vários usuários, cada um com identidade própria.

  • Isso mesmo. Cada aplicativo é visto como um usuário diferente assim como seus processos no Linux também.

  • CERTO!

    Android realmente é um sistema operacional baseado no Linux, é multiusuário e – de fato – atribui a cada aplicativo uma identidade de usuário exclusiva. Por padrão, o sistema atribui a cada aplicativo um ID de usuário do Linux exclusivo (o ID é usado somente pelo sistema e é desconhecido para o aplicativo). O sistema define permissões para todos os arquivos em um aplicativo, de modo que somente o ID de usuário atribuído àquele aplicativo pode acessá-los.

    Diego Carvalho

  • Android realmente é um sistema operacional baseado no Linux, é multiusuário e – de fato – atribui a cada aplicativo uma identidade de usuário exclusiva. Por padrão, o sistema atribui a cada aplicativo um ID de usuário do Linux exclusivo (o ID é usado somente pelo sistema e é desconhecido para o aplicativo). O sistema define permissões para todos os arquivos em um aplicativo, de modo que somente o ID de usuário atribuído àquele aplicativo pode acessá-los.

    Fonte: Estratégia