- ID
- 630925
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRE-PE
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Programação
- Assuntos
A versão do Android feita, a princípio, apenas para tablets, que apresenta melhorias nos recursos multitarefa e nos widgets, é conhecida como
A versão do Android feita, a princípio, apenas para tablets, que apresenta melhorias nos recursos multitarefa e nos widgets, é conhecida como
O mobile Information deviceprofile compreende um conjunto de APIs (Application Programming Interfaces) para a programação Java em dispositivos móveis. Entre os packages disponíveis nesse conjunto, estão: javax.microedition.io, javax.microedition.lcdui, javax.microedition.rms e javax.microedition.midlet. São exemplos de classes pertencentes a cada um desses packages'. Connector, Command, RecordStore e MIDlet, respectivamente.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a tecnologias de desenvolvimento móvel.
Como o iOS não implementa um sistema de garbage collection, o Objective-C mantém um contador de referência para os objetos de forma a viabilizar a liberação de memória de tal objeto.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a tecnologias de desenvolvimento móvel.
Em uma aplicação desenvolvida para Android, os serviços que forem executados em background serão implementados como componentes do tipo service e permanecerão em execução até que a aplicação que os instanciar seja encerrada.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das tecnologias JSE, JME e JEE.
A tecnologia JSE (Java small editon) utilizada pela plataforma iOS permite o desenvolvimento de aplicações para todos os seus dispositivos, como estações gráficas, iPad, iPod, entre outros.
Com relação à tecnologia de desenvolvimento móvel Android, julgue os próximos itens.
No Android, os componentes Intents são criados a partir de ações do usuário e representam a intenção de se realizar alguma atividade, como iniciar o aplicativo de correio eletrônico ou abrir uma página, utilizando-se do navegador que acompanha o Android. O código mostrado a seguir apresenta corretamente um exemplo de utilização desse componente.
Uri uri = Uri.parse("http://www.cespe.unb.br"); Intent intent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, uri); startActivity(intent);
Com relação à tecnologia de desenvolvimento móvel Android, julgue os próximos itens.
Para se apresentar uma lista de itens que permita ao usuário interagir com esses itens, clicando-se sobre eles para a realização de operações, deve-se utilizar a classe ListItens.
Julgue o item abaixo referente ao desenvolvimento móvel Android.
O GridLayout foi introduzido a partir do Android 4.0 e é composto por uma grelha que contém linhas e colunas que podem ser preenchidas tanto horizontalmente como verticalmente por objetos, o que facilita a criação de interfaces.
Considerando a programação embarcada para Android e iOS, julgue os próximos itens.
Todos os aplicativos de usuários executados no iOS 7 são colocados em sandbox para proteger o sistema e outros aplicativos. O mesmo processo ocorre com o Android 4, em que todos os softwares acima do kernel, incluindo bibliotecas de sistema operacional e estrutura de aplicação, são executados dentro da sandbox do aplicativo.
Considerando a programação embarcada para Android e iOS, julgue os próximos itens.
O iOS 7 possui as camadas Cocoa Touch, Media, Core Services e Core OS; esta última, que é a camada mais baixa, suporta aplicativos desenvolvidos em 64 bits no modelo LP64.
Em relação aos principais componentes de um aplicativo Android, analise os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa.
( ) Uma “atividade” do Android é tanto uma unidade de interação do usuário quanto uma unidade de execução.
( ) Um programa Android interativo é iniciado pela criação de subclasses da classe Activity.
( ) A classe ContentProvider do Android é utilizada em tarefas de segundo plano, que podem estar ativas, mas não visíveis na tela.
( ) A classe Service do Android possui o quarteto de atividades básicas para inserção, consulta, atualização e exclusão.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Analise as seguintes afirmativas sobre fundamentos para desenvolvimento de aplicações móveis para iOS.
I. Xcode é o ambiente nativo da Apple para desenvolvimento de aplicativos para iOS.
II. Objective-C é a linguagem de desenvolvimento de aplicativos para iOS.
III. A classe NSObject é a classe raiz das principais hierarquias de classes em Objective-C.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A respeito dos arquivos que compõem um projeto android, assinale a opção correta.
No que diz respeito à tecnologia de desenvolvimento móvel para Android, julgue os itens que se seguem.
O sistema operacional Android tem o Linux como base, o que permite a utilização simultânea de aplicações que podem ser executadas em segundo plano, de forma transparente para o usuário
No que diz respeito à tecnologia de desenvolvimento móvel para Android, julgue os itens que se seguem.
O desenvolvimento de aplicações web e o de aplicações nativas são as principais formas de desenvolvimento móvel.
A respeito dos conceitos e das características dos sistemas operacionais, julgue o item subsequente.
Com relação aos aplicativos em dispositivos móveis, julgue o item que se segue.
No que se refere aos sistemas Android e iOS, julgue os próximos itens.
O sistema Android 4.0 foi desenvolvido com base no kernel Linux versão 2.6 e é voltado para dispositivos móveis, controlando os serviços do sistema, como gerenciamento de memória e de tarefas, diretivas de segurança e drivers.
Julgue o item subsequente, relativo às arquiteturas para desenvolvimento de aplicativos em dispositivos móveis.
No projeto de aplicações para dispositivos móveis, devem ser considerados, entre outros aspectos, as características dos dispositivos de hardware para os quais a aplicação está sendo desenvolvida e o consumo de energia gerado por cada recurso do sistema, visando-se a economia de bateria
No que se refere à tecnologia de desenvolvimento móvel, julgue os itens subsequentes
Com o uso do banco de dados SQLite, incluso no Android, é possível desenvolver um provedor de conteúdo, bem como um servidor de banco de dados, que necessita gerenciar o acesso aos dados com persistência. No entanto, não se justifica a utilização de um provedor de conteúdo para disponibilizarem-se dados para várias atividades ou aplicativos distintos.
Para desenvolver aplicações para iOS é necessário ter instalado o XCode e o SDK para iOS. Para escrever o software, utiliza-se a linguagem Objective-C. Nesta linguagem, as declarações de variáveis são feitas de forma semelhante a outras linguagens orientadas a objetos, mas as chamadas de métodos são colocadas entre
Os componentes gerenciadores de layout no Android, também chamados de ViewGroups, são classes que orientam o posicionamento dos componentes visuais na tela do dispositivo móvel. O gerenciador de layout
A respeito de tecnologia de desenvolvimento móvel, julgue o item subsequente.
No iOS 6, quando uma aplicação recebe o aviso de falta de
memória, todos os view controllers não visíveis na tela
recebem uma chamada para o método viewDidUnload, que
os remove da memória.
A respeito de tecnologia de desenvolvimento móvel, julgue o item subsequente.
O Android pode ser executado sobre qualquer sistema
operacional, pois os aplicativos Android são escritos na
linguagem de programação Java e executados em uma máquina
virtual Java.
Para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis baseados em Android são utilizados elementos básicos, sobre os quais é INCORRETO afirmar:
Acerca de linguagens de programação e ferramentas de
desenvolvimento, julgue o item subsecutivo.
No desenvolvimento de aplicações móveis, o arquivo
AndroidManifest.xml é a base das aplicações Android
e deve estar presente em qualquer projeto nessa plataforma.
Com relação à plataforma Android, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta com relação ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na plataforma Android.
No contexto do desenvolvimento de um aplicativo móvel Android, sabe-se que este inicia o código em uma instância que invoca métodos específicos de retorno de chamada que correspondem a determinados estados do seu ciclo de vida. O estado onde a atividade está no primeiro plano e um usuário é capaz de interagir se chama:
Um desenvolvedor Android deseja inserir a funcionalidade de backup em uma aplicação móvel para, de tempos em tempos, armazenar dados automaticamente. A classe da API de Backup (versão 6.0 ou superior) a ser utilizada é a:
Um desenvolvedor iOS deseja que um usuário manipule um mapa do Brasil não renderizado e bidimensional através da sua aplicação móvel que será executada em um IPad Air2. A classe da API (versão 3.0 ou superior) a ser utilizada na app é:
Com relação aos arquivos XAML do framework .NET produzidos pela IDE do Visual Studio durante o processo de desenvolvimento de uma aplicação móvel para o Windows Phone 8.1, analise as afirmativas a seguir:
I. Um arquivo XAML deve ter mais de um elemento raiz.
II. Window, Page, ResourceDictionary e Application são elementos do tipo raiz.
III. O namespace padrão do WPF é o http://schemas.microsoft.com/winfx/2006/xaml/presentation.
Está correto somente o que se afirma em:
Com relação ao arquivo AndroidManifest.xml de um projeto criado no Android Studio, analise as afirmativas a seguir:
I. É a base de uma aplicação Android. Ele é obrigatório e deve ficar na mesma pasta raiz do projeto e contém todas as configurações necessárias para a execução da aplicação.
II. É obrigatório que cada Activity do projeto esteja declarada, caso contrário não será possível utilizá-la.
III. A primeira linha do arquivo é a tag <Manifest>
Julgue o item que se segue, relativamente a desenvolvimento de sistemas web.
O Single Page Application, modelo de desenvolvimento de aplicações para Web e dispositivos móveis, utiliza templates que rodam basicamente no lado do cliente.
No que diz respeito ao desenvolvimento de aplicativos móveis, julgue o próximo item.
O Android, sistema operacional Linux multiusuário em que
cada aplicativo é visto como um usuário diferente, atribui
a cada aplicativo uma identidade de usuário exclusiva.
A respeito das tecnologias de desenvolvimento móvel Android e IOS e do banco de dados SQLite, julgue o item subsecutivo.
O requestLayout() é um dos métodos da classe View do
Android, que é utilizada como base para qualquer
componente gráfico.
A respeito das tecnologias de desenvolvimento móvel Android e IOS e do banco de dados SQLite, julgue o item subsecutivo.
No IOS, o método pushViewController:animated, da
classe UIViewController, é um método de navegação que
serve para voltar um nível na hierarquia.
A respeito das tecnologias de desenvolvimento móvel Android e IOS e do banco de dados SQLite, julgue o item subsecutivo.
Quando se cria um UINavigationController, o iOS atribui,
de forma automática, um valor válido para a propriedade
do controlador principal e dos demais controladores que
fizerem parte da navegação.
A respeito das tecnologias de desenvolvimento móvel Android e IOS e do banco de dados SQLite, julgue o item subsecutivo.
Quando um banco de dados do SQLite é criado no
Android, seus arquivos ficam armazenados no seguinte
endereço: /data/data/pacote.do.aplicativo/databases/.
Analise as afirmativas sobre a arquitetura da plataforma Android, versão 7:
I - Android Runtime oferece nativamente recursos de compilação "ahead-of-time" e "just-in-time".
II - DEX é um formato de bytecode projetado especialmente para Android, otimizado para oferecer consumo mínimo de memória.
III - A camada de abstração de hardware (HAL) é o componente da plataforma Android responsável por implementar a coleta de lixo (GC) otimizada.
Está correto o que se afirma em:
Sobre a estrutura de um projeto Android considere as assertivas a seguir:
I – A pasta src é onde ficam as classes java.
II – A pasta res é destinada a ser o repositório de todas as imagens do projeto.
III – A pasta values é destinada aos layouts que especificam as telas de interface com o usuário para as atividades, na forma de código XML.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s)
Para executar uma consulta na tabela processo de uma base de dados foi utilizado o comando
c = db.rawQuery("SELECT * FROM processo", null);
em uma aplicação criada no Android Studio com instalação padrão. Nesta instrução, os objetos c e db são, respectivamente, dos tipos
No que se refere às tecnologias de desenvolvimento móvel, julgue o item subsequente.
Na arquitetura Android, o Android Runtime ART e a
camada de abstração de hardware HAL são implementados
por código nativo que exige bibliotecas nativas escritas em C e
C++.
Em relação a desenvolvimento de aplicativos, julgue o seguinte item.
Em dispositivos móveis, motion design é a utilização de
técnicas para apresentar o deslocamento do usuário em um
ambiente geográfico.
Em relação a desenvolvimento de aplicativos, julgue o seguinte item.
Um dos princípios de UX determina que aplicativos para
dispositivos móveis devem ter telas iniciais diferentes do
mesmo sítio, com priorização do conteúdo mais relevante.
Julgue o seguinte item, relativo a métrica de qualidade de software, JUnit, SQL, Delphi e desenvolvimento mobile.
No desenvolvimento de aplicativos para o iOS em que se faça
a sincronização de dados entre dispositivos, pode ser usada a
classe FileManager, do framework Foundation, a qual tem
métodos para gerenciar itens armazenados no iCloud.
Acerca de equipamentos de informática, julgue o item seguinte.
MHL é uma interface criada para dispositivos portáteis,
incluindo-se telefones celulares.
Sempre que um aplicativo precisa de acesso a um recurso
protegido por uma permissão no sistema operacional Android,
ele precisa declarar essa necessidade incluindo um elemento
<uses-permission>
Considere as afirmações abaixo, relacionadas com o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.
I - Aplicativos escritos em HTML5 apresentam a vantagem de possibilitar a portabilidade para diferentes plataformas e dispositivos.
II - Páginas responsivas são páginas HTML5 que permitem interação entre aplicativo e usuários.
III- O desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Android é feito usando a linguagem de programação JavaScript.
Quais estão corretas?
Sobre interfaces de aplicativos móveis, considere os procedimentos abaixo.
I - Mostrar na tela o progresso de alguma ação.
II - Usar duas barras de navegação: uma no topo, indicando a página em que o usuário está, e uma na parte inferior da tela, com links para outras páginas.
III - Usar a meta tag viewport para definir uma largura máxima ou mínima de acordo com a resolução da tela do dispositivo.
IV - Definir um event listener para cada evento, após determinar o nome dos eventos de um dispositivo.
V - Usar uma action bar no topo da tela, seguida por uma barra de navegação imediatamente abaixo.
Quais dos itens acima apresentam boas práticas para implementação de interfaces com o usuário em aplicações móveis e aplicáveis a qualquer dispositivo e aplicativo?
Os aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis como celulares e tablets são denominados: