O SOAP, definido pela W3C, consiste basicamente dos elementos descritos abaixo:
Envelope (Envolope):
Trata-se do elemento-raiz do documento XML – identifica o documento XML como uma mensagem SOAP. Ele funciona como um recipiente que contém os demais elementos da mensagem (Ex: Header, Body, etc). Ele possui dois atributos: namespace, que define o Envelope como um Envelope SOAP; e encodingStyle, que define os tipos de dados utilizados em um documento. É obrigatório!
Cabeçalho (Header):
Ele carrega informações adicionais específicas para a aplicação, como Autenticação, Autorização, Pagamento, etc. Ele pode, por exemplo, especificar assinatura digital para serviços protegidos por senha. Podem ser definidos vários cabeçalhos. Ele é opcional, mas – caso seja utilizado – deve ser o primeiro elemento do Envelope. Ele tem três atributos: mustUnderstand, actor e encodingStyle.
Corpo (Body):
Ele contém o payload, i.e., a mensagem SOAP. Trata-se de um elemento obrigatório que é capaz de empacotar chamadas RPC, reportar erros, enviar operações UDDI, entre outros. O elemento Body pode conter um elemento opcional Fault, usado para carregar mensagens de status e mensagens de erros retornadas pelos nós ao processarem a mensagem. É obrigatório!
Fonte: Prof. Diego Carvalho www.estrategiaconcursos.com.br