- 
                                Esquema Externo Esquema Logico ou Conceitual - Independencia Logica se alcanca quando alteracoes no esquema Logico nao afetam os mecanismos de acesso Externo. Esquema Interno - Independencia Fisica se alcanca quando alteracoes no esquema fisico/interno nao afetam os mecanismos de acesso Logico. 
- 
                                Segundo Navathe, "independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou aplicações."   Correta. 
- 
                                Certo.   Independência de Dados: Independência Física: habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. São feitas ocasionalmente para um melhor desempenho Independência Lógica: habilidade de modificar um esquema conceitual sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. É necessário quando a estrutura lógica do banco de dados é alterada 
- 
                                Lembrar da ordem:    Nível externo(conceitual) - nível conceitual (lógico) - nível interno (físico) 
- 
                                Outra questão para ajudar na assimilação: Independência de dados é a capacidade de modificar a definição dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior. Existem dois níveis de independência de dados: a independência física e a independência lógica. (C) 
- 
                                » INDEPENDÊNCIA DOS DADOS: é a capacidade de “MODIFICAR / ALTERAR” o esquema em um nível do sistema de Bando de Dados sem ter que alterar o esquema no nível superior.                             - a independência dos dados refere-se à capacidade de modificar a estrutura lógica ou física do banco, sem a necessidade de uma reprogramação dos programas de aplicativos. (CESPE)   A independência dos dados divide-se em 02:                  » Independência dos Dados Lógica → Vai alterar o modelo LÓGICO sem alterar/mudar o modelo CONCEITUAL ou Programas.                » Independência dos Dados Física → Vai alterar o modelo FÍSICO sem alterar/mudar o modelo LÓGICO ou CONCEITUAL.     IG: Andreo_Pickler 
- 
                                Mapeamento - Responsável pela comunicação entre os vários níveis do SGBD. - Ajuda a garantir a independência dos dados. - Mapeamento conceitual/interno: como a estrutura conceitual é armazenada fisicamente. - Mapeamento externo/conceitual: define a correspondência entre a visão externa específica e a conceitual. - Atenção:  a) Mapeamento conceitual/interno à é a chave para a Independência física dos dados: capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual. b) Mapeamento externo/conceitual à é a chave para a independência lógica dos dados: capacidade de alterar o esquema conceitual sem precisar modificar os esquemas externos ou programas/aplicações.     - Esquema --> descrição da estrutura de um BD. - Instância (ou estado)  --> conjunto de dados armazenados no BD em um determinado momento de operação. - Bizu: O esquema é a descrição da estrutura dos dados; a instância são os dados em si! 
- 
                                Gabarito:CERTO! INDEPENDÊNCIA LÓGICA = Altera o ESQUEMA CONCEITUAL sem modificar os esquemas externos ou programas/aplicações. INDEPENDÊNCIA FÍSICA = Altera o ESQUEMA INTERNO sem alterar o esquema conceitual e os esquemas externos. 
- 
                                Segundo Navathe, "independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou aplicações."