SóProvas


ID
2035156
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, em relação aos princípios e postulados da contabilidade.

1ª COLUNA

1. Princípio da entidade

2. Princípio do custo como base de valor

3. Convenção do conservadorismo

4. Convenção da consistência

5. Convenção da materialidade


2ª COLUNA

( ) Ao se deparar com alternativas igualmente válidas para atribuir valores diferentes para um elemento do ativo, ou do passivo, o contador deverá optar pelo menor valor para ativos e receitas, e pelo maior valor para passivos e despesas.

( ) Ao se escolher determinada política contábil, esta não deverá ser modificada com demasiada frequência, para não prejudicar a comparabilidade.

( ) A contabilidade é mantida e executada diferenciando as pessoas físicas dos sócios.

( ) Devem ser registrados apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna.

( ) Os elementos do ativo entram nos registros contábeis pelos preços pagos para adquiri-los ou fabricá-los.

Qual é a sequência correta, de cima para baixo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    3. Convenção do conservadorismo 
    O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido (Art. 10 Resl 750 CFC)

    4. Convenção da consistência 
    CPC 00 QC 22. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades


    1. Princípio da entidade 
    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição (Art. 4 Resl 750 CFC)

    5. Convenção da materialidade  
    CPC 00  QC11. A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que seria julgado material para uma situação particular


    2. Princípio do custo como base de valor
    O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional (Art. 7 Resl 750 CFC).

    bons estudos