-
Nossa que coisa difícil
-
ERRADO. Na verdade, a erradicação do anafalbetismo hoje é uma das metas do PNE. Sabemos que ainda temos muitos analfabetos no Brasil.
Fonte: Fernanda e Fabiana Estratégia
-
Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do
ensino fundamental.
Meta 8: elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) a 29 (vinte e nove) anos, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último ano de vigência deste Plano, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% (vinte e cinco por cento) mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais
para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o
final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50%
(cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.
DENTRE AS METAS DO PNE, ESSAS SÃO AS QUE EU ENCONTREI E QUE FALAM DE ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIDADE NAS IDADES MAIS QUE APROPRIADAS PARA TAL ESTAREM ALFABETIZADAS.
OBS: dizer que o analfabetismo sumiu do rol torna-se mentira, porque nas metas essa mesma palavra, analfabetismo, é citada e indicada como algo a ser superado.
O ANALFABETISMO SE TORNOU MAIS QUE UMA META, COMO UM TEMA TRANSVÉRSAL (PCN´s), ELE ESTÁ TRANSPARSANDO A MAIORIA DAS METAS QUE EXISTEM DENTRO DE UM TOTAL DE 20.
FOCO...FORÇA...FÉ...
-
Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. (ANEXO DA LEI LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.)
-
Art. 2o São diretrizes do PNE:
I - erradicação do analfabetismo;
Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.
-
Comentários
Quanto complexidade da alfabetização e letramento no início da escolarização é importante lembrar que a maioria das crianças necessita de mais de duzentos dias letivos para consolidar essas aprendizagens em conjunto com outras áreas do conhecimento estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
As classes de alfabetização contribuíam para inflacionar as já elevadas taxas de distorção idade/série existentes no ensino fundamental e no ensino médio. O aluno que ficava retido ingressava na 1ª série, na maioria das vezes, com um ou dois anos de defasagem. A natureza, a identidade e os objetivos previstos nos dispositivos legais que regem a educação brasileira não são de criar classes de alfabetização na educação infantil. E por último, o processo de alfabetização e letramento não se resume a ler, escrever e contar.
-
Pra não zerar a prova