-
Conhecimentos
Saber
Formação educacional
Informações, saber o quê, saber o porquê, capacidade de aprender.
Habilidades
Saber fazer
Experiência profissional
Técnicas, capacidades, saber como, conhecimento tácito, esquemas, rede social, modelos mentais.
Atitudes
Querer fazer
Atributos pessoais
Querer fazer, determinação, valores, responsabilidade, comprometimento, motivação, confiança, iniciativa.
Questão de Concurso (FCC/TRF 5ª Região/Analista Judiciário/2012) Em recursos humanos, a competência é utilizada como um acrônimo conhecido como CHA, isto é, uma forma de representar as palavras:
a) confiança, harmonia e atitudes.
b) capacidades, harmonia e arejamento.
c) competitividade, hierarquia e atividades.
d) conhecimento, habilidades e atitudes.
e) colaboração, habilidades e autonomia.
Gabarito: d. CHA = conhecimentos, habilidades e atitudes.
GABARITO ERRADO
-
O que a questão está afirmando é que ter atitude é ter confiança de que o gestor vai resolver os problemas da organização. Um colaborador que espera que o gestor resolva os problemas está longe de ter atitude, visto que atitude significa "Querer fazer", ou seja, querer ajudar nas resoluções de problemas da organização. Portanto, gabarito ERRADO.
-
ERRADA.A atitude refere-se ao fato de querer fazer e está inserida nos aspectos comportamentais do indivíduo :)
-
ela pediu o "saber fazer" e não o querere fazer que é a "tradução" de atitute.
-
>>O famoso CHA
Conhecimentos: Saber teórico
Habilidades: Saber fazer
Atitudes: Querer fazer (ligado a ação)
Gab. E
-
Matéria chata do baralhoo!
pronto falei!
-
ATITUDE REFERE-SE AOS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DO INDIVÍDUO. A ATITUDE É UM DOS INSUMOS DA COMPETÊNCIA. (CHAs DA COMPETÊNCIA:CONHECIEMTNOS - HABILIDADES - ATITUDES), POR ISSO QUE NÃO PODEMOS DIZER QUE "ATITUDE É UMA COMPETÊNCIA INDIVIDUAL". O CORRETO SERIA DIZER QUE ATITUDE É UM COMPORTAMENTO INDIVIDUAL.
COMPETÊNCIA É UM SABER (conhecimentos) AGIR(habilidades) RESPONSÁVEL(atitudes) E RECONHECIDO QUE IMPLICA MOBILIZAR, INTEGRAR, TRANSFERIR CONHECIMENTOS, RECURSOS E CONHECIMENTOS, AGREGANDO VALOR ECONÔMICO À ORGANIZAÇÃO E VALOR SOCIAL AO INDIVÍDUO.
A ATITUDE RECAI NA RESPONSABILIDADE, QUE É A EXECUÇÃO ADEQUADA DO TRABALHO DE ACORDO COM A CONFIANÇA DEPOSITADA.
GABARITO ERRADO
-
ATITUDE= MOTIVAÇÃO, INTRÍNSECO, LIGADO A FATORES DE AUTORREALIZAÇÃO, SATISFAÇÃO, SIGNIFICADO.
COMPORTAMENTO DO GERENTE: EXTRÍNSECO, HIGIÊNICO (neutro em relação a motivação)
-
Atitude é uma competência individual que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento(ok) prudente e de confiança nos gestores responsáveis por solucionar os problemas da organização.(Não)
Atitudes: Afirmações avaliatorias ou julgamentos com relação a objetos, pessoas, eventos. (robins)
-
Atitude é uma competência individual que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento prudente e de confiança nos gestores responsáveis por solucionar os problemas da organização. Resposta: Errado.
Comentário: atitude faz parte do componente competência - CHA, porém não está relacionado a confiança no gestor quanto a resolução de problemas existentes nas organizações.
-
Atitude é agir, pôr a mão na massa, não esperar por solução de problemas.
-
Gab. ERRADO
Atitude é o querer fazer, determinação, valores, responsabilidade, compromentimento, motivação, confiança, iniciativa. São atributos pessoais.
Fonte: Andréia Ribas e Cassiano Salim
-
A atitude por si só não é uma competência. Pensemos o seguinte: imaginem uma pessoa que tem muito vontade de fazer algo, porém ela não tem nem o conhecimento teórico e nem sabe fazer na prática. Ela não será competente, pois a competência é a soma do conhecimento com habilidade e atitude.
Competência = Conhecimento + Habilidade + Atitude
-
ERRADO
Atitude é uma competência individual (COMPORTAMENTO INDIVIDUAL) que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento prudente e de confiança nos gestores responsáveis por solucionar os problemas da organização (DIZ RESPEITO AO INDIVÍDUO NÃO ESPERAR AS COISAS ACONTECEREM OU ALGUÉM TER QUE DAR ORDENS, É FAZER O QUE PERCEBE QUE DEVE SER FEITO POR CONTA PRÓRPIA. QUERER FAZER).
-
Querer fazer - Motivação intrínseca.
-
Ter atitude não se trata de ter confiança em gestores responsáveis por solucionar os problemas.
E sim de ter auto confiança.
-
Atitude é da própria pessoa , ou seja atributos pessoais.
-
Atitude: Vondade do indivíduo de executar o que sabe.
-
Atitude não é só confiar no gestor, mas por em prática os conhecimentos e habilidades. é o elemento volitivo do CHA.
-
eu vejo o erro aqi:
"comportamento prudente e de confiança NOS gestores"
se fosse assim estaria certa:
"comportamento prudente e de confiança DOS gestores"
-
matéria insuportável. não entendo nada só vou na fé
-
Questão mais de interpretação do que conhecimento
-
Atitude = Capacidade de iniciativa.
-
Atitude é uma competência individual que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento prudente e de confiança nos gestores? responsáveis por solucionar os problemas da organização.
AUTOCONFIANÇA.
-
ERRADO
CONFIAR NOS GESTORES NÃO TEM NADA A VER COM ATITUDES !
ATITUDES---------> ATRIBUTOS PESSOAIS
Querer fazer, determinação, valores, responsabilidade, comprometimento, motivação, confiança, iniciativa.
-
Atitude= Querer fazer, determinação do indivíduo.
TJAM2019
-
Gabarito - Errado.
Atitudes: representam o querer-fazer do indivíduo (chamado por alguns autores de "saber ser"). As atitudes são as ações dos indivíduos em determinadas situações, em relação ao trabalho, às pessoas, etc., incluindo aspectos como sua identidade e grau de determinação para realização de uma tarefa.
-
Ter atitude não é ter confiança de que o gestor vai resolver os problemas da organização, ficar esperando por suas ações. Um subordinado que fica esperando ordens ou que o gestor resolva os problemas está longe de ter atitude. Ter atitudes significa querer fazer, ou seja, ter motivação e querer ajudar nas resoluções de problemas da organização, mantendo-se sempre de prontidão e buscando soluções em conjunto com o líder.
Gabarito: E
-
Atitude é uma competência individual que, no ambiente organizacional, é desenvolvida por meio de um comportamento prudente e de confiança nos gestores responsáveis por solucionar os problemas da organização. O "nos" significa que a atitude advém de uma postura de confiança nos gestores em resolver os problemas. Isso não é verdade, pois a atitude requer "querer fazer." No entanto, se alternativa tivesse falado que o comportamento prudente e de confiança nos gestores os quais incentivam a "querer fazer", seria outra história.
FOI O QUE ENTENDI.
-
Gab: ERRADO
O conceito estrito de Atitude é aprender a aprender, é ter iniciativa própria para alcançar algum resultado, ser ativo ou Assumir riscos. Tudo isso tem relação com os gestores na busca da solução dos problemas organizacionais. No entanto, e aqui é o pega da questão, afirmar que a atitude individual de um funcionário é desenvolvida por meio da confiança NOS GESTORES por solucionar problemas é que é errado, pois a atitude individual deve ser vista além da fronteira hierárquica, da centralização ou dos comandos diretos, deve visar ao encorajamento dos agentes ou a promoção do Empowerment para que eles mesmos desenvolvam a capacidade de tomada de decisões, etc. :)
Foi por aí que deduzi.
Erros, mandem mensagem :)
-