SóProvas


ID
20362
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Lar Doce Lar é uma empresa muito bem conceituada na produção e venda de móveis para cozinhas. Recentemente, ela recebeu uma grande encomenda, mas está enfrentando dificuldades de caixa e seu administrador financeiro considera que as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras estão extremamente elevadas. Uma alternativa para a solução desse problema pode ser a captação de recursos de terceiros por meio da emissão de

Alternativas
Comentários
  • Os commercial papers são títulos de curto prazo que as empresas por sociedades anônimas (S.A.) emitem, visando captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.
    É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, permitindo geralmente uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira bancária (spread).
  • Lembrando q tanto S.A abertas como fechadas podem emitir Commercial Papers, o q varia eh o prazo máximo.

    S.A fechadas de 30 a 180 dias

    S.A abertas de 30 a 360 dias
  • pow jorge !!!! tu que confudir o povo é ome?
    tanto as de de capital fechado como as de capital aberto pode emitir commercial papers...mas..lembrem-se, é vedado as instituições financeiras a emição dessas "notas promissoarias"
  • Conceito

    Os commercial papers são títulos de dívida emitidos por empresas. Parecido com as debêntures, porém é mais  indicado para investidores interessados em aplicações de curto prazo.

    O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias.  As empresas utilizam-se deste recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro, por exemplo.

  • CDI Os Certificados de Depósitos Interbancários (CDIs) são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. Os CDIs são aplicações com prazos de 1 dia útil, com objetivo de melhorar a liquidez de uma determinada instituição financeira. Essas transações são fechadas por meio eletrônico e registradas nos computadores das instituições envolvidas e nos terminais do CETIP. Suas características são idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário. Sua função é, portanto, transferir recursos de uma instituição financeira para outra. Em outras palavras, para que o sistema seja mais fluido, quem tem dinheiro sobrando empresta para quem não tem.   CDB     ' significa Certificado de Depósito Bancário. Estes certificados de depósitos bancários são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos. Os CDBs são negociados a partir de uma taxa bruta de juros anual, e não levam em consideração a tributação ou a inflação. Além disso, podem ser negociados a qualquer momento dentro do prazo contratado mas, quando negociadas a um prazo menor do que aquele mínimo previsto (30,60 ou 90 dias para os títulos pré-fixados), estas aplicações sofrem incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) além do Imposto de Renda na Fonte (IRF).   Commercial papers
    Os commercial papers são títulos de dívida emitidos por empresas. Parecido com as debêntures, porém é mais  indicado para investidores interessados em aplicações de curto prazo.O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias.  As empresas utilizam-se deste recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro,por exemplo.   Letras de Crédito imobiliários As Letras de Crédito imobiliários (LCI) são papéis de renda fixa, emitidos por bancos comerciais, múltiplos e lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel, que dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária, se for o caso.   Letras Hipotecárias                                                                                             As letras hipotecárias são uma forma de captação usada pelos bancos para financiar certas linhas de crédito imobiliário, portanto só podem ser emitidas por instituições autorizadas para este tipo de financiamento.
  • COMERCIAL PAPERS: São títulos de dívida emitidos  por empresas, que podem ou não ser financeiras .O PRAZO MÍNIMO DO COMERCIAL PAPERS  É DE 30 DIAS  E O MÁXIMO É DE 360 DIAS . OS RECURSOS EMITIDOS COM O COMERCIAL PAPERS EM GERAL É PARA FINANCIIAR AS ATIVIDADES DE CURTO PRAZO DA EMPRESA  , OU NECESSIDADE GIRO DE CAPITAL .Resposta correta=c 
  • Letra C.


    Dicas:

    Commercial Papers : financiamento de Capital de GIRO.

    Debêntures: financiamento de Capital FIXO.
  • Commercial Papers São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.


    É uma alternativa às operações de empréstimos bancários convencionais, pois, geralmente permitem uma redução nas taxas de juros pela eliminação da intermediação financeira, ou seja, elimina o spread bancário.


    Diante da possibilidade dos tomadores negociarem diretamente com os investidores de mercado, as commercial papers imprimem maior agilidade às captações das empresas.


    O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias. As empresas utilizam-se desse recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro, por exemplo.


    Para o investidor a rentabilidade é definida pelos juros pagos pela empresa, podendo ser pré-fixados ou pós-fixados, com um indexador definido no contrato. Há também a emissão em dólares, que são uma oportunidade para quem está buscando aplicar em dólar.



    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/financas/artigos/25018/commercial-papers-o-que-sao#ixzz30aNQk3v5

  • LETRA C CORRETA

    Comercial Papers são títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.