SóProvas


ID
2036626
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação aos tipos de Paralisia Cerebral, de acordo com o Quadro Clínico, identifique as definições e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

X - Ocorre em 10 a 30 % dos pacientes, sendo a forma mais encontrada em prematuros. Trata-se de um comprometimento dos membros inferiores, comumente evidenciando uma acentuada hipertonia dos adutores, que configura em alguns doentes o aspecto semiológico denominado síndrome de Little (postura com cruzamento dos membros inferiores e marcha “em tesoura”).

Y - Atualmente é a mais rara, pois se manifesta através de movimentos involuntários, sobretudo distonias axiais e/ou movimentos coreoatetóides das extremidades. No primeiro ano de vida este padrão costuma não estar definido, podendo existir hipotonia muscular. Em geral, quando estes pacientes estão relaxados a movimentação passiva é facilitada.

Z - Inicialmente pode traduzir-se por hipotonia e, aos poucos, verificam-se alterações do equilíbrio e, menos comumente, da coordenação. Sua marcha se faz com aumento da base de sustentação podendo apresentar tremor intencional.

Alternativas
Comentários
  • Discinesia tardia são movimentos involuntários, como fazer caretas e trejeitos ou piscar seguidamente, conhecidos também como “tiques”. Ocorre principalmente na parte inferior da face, próximos da boca, com espasmos que podem ser leves ou severos.

     

    Diplegia, no singular, caracteriza a paralisia que afeta partes simétricas do corpo, por exemplo, a diplegia facial ou a diplegia de Little na paralisia cerebral.

     

    atáxia é definida como a dificuldade de realizar um movimento sem ter problemas com a força muscular. Nos membros inferiores, um processo atáxico é caracterizado por uma falta de equilíbrio que afeta a caminhada e os movimentos das pernas se tornando pouco precisos e mal coordenados. 

    É possível distinguir três tipos de processos atáxicos: quando se trata de um problema no cerebelo que coordena os movimentos, falamos de ataxia cerebelar; quando falamos da função de levar informações do solo à planta do pé falamos de ataxia proprioceptiva de origem neurológica; e quando falamos de uma ataxia que vem do interior do ouvido e atrapalha o equilíbrio falamos de ataxia vestibular ou labirintite.

     

    espero ter ajudado...

     

    Abraço

     

  • ·     ESPÁSTICO:

    Quando a lesão está localizada no córtex e vias córtico-espinhais, o tônus muscular é aumentado, isto é, os músculos são rígidos e tensos e os reflexos tendinosos são exacerbados. Apresenta características de hiperreflexia, fraqueza muscular, clônus, padrões motores anormais e diminuição da destreza. Geralmente essas crianças apresentam-se com flexão dos membros superiores e adução dos membros inferiores. Esta condição é chamada de paralisia cerebral espástica, que é a mais comum.=

     HIPOTÔNICO:

    A forma hipotônica encontra-se em crianças com tônus baixo, gerando flacidez, tendo como conseqüência articulações frouxas, músculos mal definidos, hipermobilidade articular, menos força e resistência. Hipotonicidade é um tipo de paralisia cerebral com lesões extensas do SNC que pode também mascarar condições degenerativas. Normalmente esta forma de paralisia cerebral é um padrão transitório, que pode se transformar em uma das outras formas posteriormente, como por exemplo atetose.=

    ·   DISCINÉTICA:

    Lesão dos núcleos da base. A criança apresenta movimentos involuntários, ou seja, pela perda da "modulação" do movimento. O movimento ativo é parasitado por movimentos anormais proximais (coréia), distais (atetose) ou amplos e fixos, levando a posturas bizarras (distonia).

     

    ·   ATAXIA:

    A paralisia cerebral atáxica está relacionada com lesões cerebelares ou das vias cerebelares. Como a função principal do cerebelo é controlar o equilíbrio e coordenar os movimentos, as crianças com lesão cerebelar apresentam ataxia, ou seja, marcha cambaleante por causa da deficiência de equilíbrio, e apresentam, ainda incoordenação dos movimentos com incapacidade para realizar movimentos alternados rápidos e dificuldade para atingir um alvo. =

    ·   MISTA: 

    Alterações concomitantes dos sistemas piramidal, extra-piramidal e cerebelar, gerando tipos associados de alteração do movimento ( por exemplo, espástico e atetóide).