5.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. A alternativa a ser marcada deve conter como se apresenta o sentimento do funcionário se levar em conta apenas o conteúdo do cargo.
Antes de marcar uma das alternativas, vejamos alguns pontos da teoria que nos ajudarão a responder corretamente. Vamos lá.
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg
Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho
Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.
Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
Tendo os pontos acima como referência, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016