SóProvas


ID
2037220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à evolução da administração, julgue o item a seguir.


A teoria das relações humanas foi pioneira ao considerar, na administração das organizações, a importância da integração social dos empregados, a importância do conteúdo do cargo para os trabalhadores e a atenção a formas de recompensas não materiais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: • Relações humanas: essa teoria tem seu maior expoente na figura do sociólogo australiano Elton Mayo (1880-1949) e foi desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos, em oposição à teoria clássica. Sua preocupação com as pes­soas e com os grupos sociais na busca da humanização e da democratização da Administração influenciaram de forma irreversível a prática de gestão de pessoas nas organizações. A teoria das relações humanas influenciou outras teorias relacionadas à satisfação, à motivação, ao comportamento, à liderança, à capacitação, ao clima e à cultura organizacional, tendo como principais conceitos a relação entre a produção e as relações sociais, o comportamento do indivíduo baseado no grupo, as relações humanas e os aspectos emocionais como influenciadores do processo produtivo, a relação direta entre a eficiência do trabalhador e a autonomia e o conteúdo do cargo.

  • Complementando...

     

    Teoria das relações humanas tem suas origens nos seguintes fatores:

     

    A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-o dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-o aos novos padrões de vida do povo[...];

     

    [...]O homo economicus cedo o lugar ao homem social[...];

     

    Surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social, que se baseia nos seguintes aspectos:

     

    1. Os trabalhadores são criaturas complexas, dotadas de sentimentos e desejos e temores.[...];

     

    2. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio do grupo que interagem.[...];

     

    3. O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança.[...];

     

    4. As normais sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores de comportamento dos membros.[...];

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.

     

    bons estudos

  • É fato que a abordagem humanista da teoria administrativa contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol, ou ainda dos integrantes da Escola Clássica - Taylor e Ford. As conclusões expostas pela Experiência de Hawthorne foram o principal gatilho, que permitiu o delineamento básico dos princípios e dos fundamentos da Escola das Relações Humanas. Dentre as principais conclusões que o experimento nos forneceu, nós podemos destacar a percepção de que o nível de produção é resultante da integração social, a análise do comportamento social, o valor secundário da motivação econômica, o estudo sobre os grupos informais e a ênfase nos aspectos emocionais do ambiente de trabalho.

     

    Com o advento da Teoria das Relações Humanas, uma nova concepção passou a dominar o ambiente administrativo, sendo eles a motivação, a liderança e a comunicação. Como resultado, os princípios clássicos passaram a ser duramente contestados, onde o método e a máquina perderam espaço em favor da dinâmica de grupo, por exemplo. A partir dos estudos das relações humanas, todo o acervo acerca da motivação no trabalho, passou a ser aplicado dentro das próprias organizações. Sendo assim, verificou-se que todo comportamento humano baseia-se numa tensão, que o motiva ou inclina o indivíduo a processar um determinado comportamento até que se sinta satisfeito.

     

    Fonte: http://www.portal-administracao.com/2015/03/teoria-das-relacoes-humanas-conceito.html

  • Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

    Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais características desses modelos são:

    O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.

    O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

    Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização.

    A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_rela%C3%A7%C3%B5es_humanas

  • Conclusões da Experiência de Hawthorne, entre outras:
     

    a) O nível de produção é resultante da integração social;
    b) Importância do conteúdo do cargo;
    c) Recompensas e sanções sociais (homem social); ....

     

    CHIAVENATO

  • 1900 - ABORDAGEM CIENTÍFICA:

    HOMO ECONOMICUS: O trabalhador somente se motiva pelas recompensas materiais. A visão do homem como "econômico", em relação à mão de obra.

     

    1930 - ABORDAGEM HUMANAS: 

    HOMO SOCIALO trabalhador é motivado, principalmente, pela necessidade de reconhecimento, de participação e de aprovação social nas atividades dos grupos sociais onde vive, ou seja, pela motivação por recompensas sociais e simbólicas.

     

     

     

    Q677609 - Ano: 2016, Banca: CESPE, Órgão: TCE-PA

    ''No contexto das relações de trabalho, uma das contribuições da escola das relações humanas é a constatação do efeito positivo decorrente do investimento da administração no desempenho humano.'' CORRETO

     

     

     

    A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS FOI UM MOVIMENTO DE REAÇÃO E OPOSIÇÃO À TEORIA CLÁSSICA DA AMDMINISTRAÇÃO. 

     

    A ABORDAGEM HUMANÍSTICA FAZ COM QUE A PREOCUPALÇÃO COM A MÁQUINA E COM O MÉTODO DE TRABALHO E A PREOCUPAÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO FORMAL E OS GRUPOS SOCIAIS. DOS ASPECTOS TÉCNICOS E FORMAIS PARA OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS. O HOMO ECONOMICUS CEDE O LUGAR PARA O HOMO SOCIAL. MAS A ÊNFASE DA ORGANIZAÇÃO CONTINUAVA SENDO A PRODUTIVIDADE, OU SEJA, O INTERESSE CONTINIAVA SENDO O DA ORGANIZAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • CERTO

    A abordagem humanística ocorre com aparecimento da teoria das relações humanas, nos Estados unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a psicologia e, em particular a psicologia do trabalho. Esta passou por duas etapas em seu desenvolvimento: 1º analise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho. 2º a adaptação do trabalhado ao trabalhador.

    Chiavenato

  • GABARITO – CERTO

    A teoria das relações humanas buscou o aumento da produtividade através de uma atenção especial às pessoas, observando condições do ambiente de trabalho.

    Após as quatro fases da experiência de Hawthorne os pesquisadores chegaram as seguintes conclusões:

    1ª A PRODUÇÃO É RESULTADO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL – De acordo com a abordagem humanística da administração a produção do operário é dada por sua capacidade social, e não por sua capacidade física ou fisiológica.

    Assim sendo, para a teoria das relações humanas a competência, a eficiência e produtividade do individuo é determinada por sua capacidade social, pelas normas e padrões sociais do grupo ao qual pertence, e não por sua capacidade de executar movimentos e tarefas dentro de um período de tempo cronometrado.

    Assim para essa abordagem quanto maior o nível de integração social do trabalhador, maior será a sua produtividade.

    2ª COMPORTAMENTO SOCIAL DOS FUNCIONÁRIOS – As atitudes e comportamentos dos funcionários estão totalmente baseados nas normas sociais de seu grupo. Dessa forma os indivíduos não agem ou reagem de maneira isolada, mas sim como membros pertencentes a um grupo.

    Assim sendo qualquer desvio das normas sociais e padrões estipulados pelo grupo, importa ao trabalhador sanções e punições morais e sociais, como forma de reajustá-lo aos padrões grupo.

    3ª RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS – Os comportamentos dos indivíduos estão condicionados às normas e padrões existentes no grupo ao qual pertencem, assim sendo, agem de acordo com tais normas e padrões, sendo punidos socialmente por comportamentos “errados”, e recompensados também socialmente por comportamentos tidos como “corretos”.

    Assim os pesquisadores constataram que alguns operários preferiam produzir e ganhar menos, a colocar em risco, as relações amistosas com os outros companheiros de grupo.

    6ª IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DO CARGO – Os autores humanistas defendiam que a especialização não era a melhor maneira de se dividir o trabalho. Mayo constatou que a especialização do trabalho não necessariamente gera uma organização eficiente. Verificou ainda que os operários buscavam trocar de funções para evitar o trabalho monótono e repetitivo.

    Dessa forma experiência chagava a mais uma importante conclusão: A especialização excessiva do trabalho afeta negativamente os operários, reduzindo a sua motivação e eficiência. Assim para a teoria das relações humanas como forma de aumentar a eficiência e motivação dos operários, as organizações deveriam aumentar o conteúdo do cargo e tornar o trabalho menos monótono e repetitivo.

  • Pensei melhor antes de marcar, qdo olhei as palavras "ñ materiais". Pensei no elogio do chefe de uma empresa em relação ao trabalho de seu subordinado. 

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    A Teoria das Relações Humanas destaca que o nível de produtividade é resultado da  integração social dos funcionários.  

    Destaca, também, a importância do conteúdo (das tarefas) do cargo. Nesse sentido, foi observado que trabalhos menos repetitivos, com natureza e “conteúdos” melhores, influenciavam a “moral” do trabalhador, fazendo com que ele obtivesse melhores resultados. 

    Outro ponto trazido pela assertiva se relaciona ao conceito de homem social. Para a Teoria das Relações Humanas a motivação econômica é secundária, de modo que as pessoas são motivadas e movidas  por  outros  aspectos  (recompensas  não  materiais),  tais  como:  aprovação  social, reconhecimento, recompensas simbólicas.