SóProvas


ID
2037283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere ao orçamento público e à atuação do Estado, julgue o item subsequente. 


A autorização para a abertura de créditos suplementares e a contratação de crédito, ainda que por antecipação de receitas, não pode ser realizada por meio da lei orçamentária anual.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Exclusividade:

    "§ 8º – A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei."

    Fonte: CF, Art 165.

  • PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE

     

    Princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. Seu propósito é evitar que se tire partido do processo legislativo relativo à tramitação dos projetos de natureza orçamentária – normalmente mais expedito que os demais – para aprovar, de modo rápido, medidas que pelo curso normal do processo legislativo dificilmente prosperariam. No ordenamento jurídico vigente o princípio se acha consagrado no art. 22 da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964 – que enumera, didaticamente, o conteúdo e a forma da Proposta Orçamentária - e no art. 165, § 8º, da Constituição.

     

    https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/exclusividade-principio

     

    *os elementos citados pela questão são exceções...

  • GABARITO ERRADO

     

    CF

     

    Art. 165. § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

     

    AQUI TEMOS O PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE.NOTE QUE EXISTEM DUAS EXCEÇÕES:

     

    -AUTORIZ. PARA CRÉDITO SUPLEMENTARES

    -OPERAÇÕES DE CRÉDITO(INCLUSIVE POR  ARO)

  • Na propria loa, fica um percentual disponivel para aberrura de creditos suplememtares. Ate certo limite, pode o aumento. #FICAADICA
  • Os créditos suplementares e as operações de crédito por antecipação de receitas são os únicos elementos que não são taxados como estranhos à luz do orçamento,portanto,não ferem o princípio orçamentário da exclusividade.

  • São as exceções ao princípio da EXCLUSIVIDADE.

  • Pelo princípio da EXCLUSIVIDADE a LOA pode prever o crédito adicional (crétidos suplementares).

    OBS: Somente pode prever crétidos suplementares. 

  • o A Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas.


    o EXCEÇÃO: se dá para as autorizações de créditos SUPLEMENTARES e OPERAÇÕES DE CRÉDITO, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

     

    Como dito pelos colegas, exceção ao princípio da exclusividade.

  • ERRADO

     

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRE-MT Prova: Analista Judiciário - Contabilidade)

     

    O princípio orçamentário da exclusividade visa impedir a prática, muito comum no passado, da inclusão de dispositivos de natureza diversa de matéria orçamentária, ou seja, previsão da receita e fixação da despesa, não se incluindo, na proibição, a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, até mesmo por antecipação de receita orçamentária (ARO), nos termos da lei. Além disso, as leis de créditos adicionais também devem observar esse princípio.(CERTO)

     

  • Bom dia, errado

     

    É a única espécie de crédito adicional que é exceção ao princípio orçamentário da exclusividade, o qual determina que a lei orçamentária anual  não  conterá  dispositivo  estranho  à  previsão  da  receita  e  à  fixação  da despesa.

     

    Não se incluindo na proibição (do princípio da exclusividade) a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita (ARO), nos termos da lei.

     

    Bons estudos

  • GAB:E

    Créd. SUPLEMENTARES==> autorização é anterior a abertura do créd.---> Pode ser: na LOA ou em Lei especifica 

     

    Créd. Adicionais==> autorização é anterior a abertura do créd.--->Autorizados por lei ESPECIFICA/  NÃO PODE SER NA LOA

     

    Créd. Extraordinário==>Independe de autrização PRÉVIA.

  • GABARITO ERRADO

     

    Tornando a questão correta: basta tirar o não

     

               A autorização para a abertura de créditos suplementares e a contratação de crédito, ainda

               que por antecipação de receitas, pode ser realizada por meio da lei orçamentária anual.

     

    FUNDAMENTAÇÃO: art. 165, §8º, CF

  • alteracao LOA: http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis-orcamentarias/entenda/cartilha/cartilha.pdf - pagina 0nze

  • A LOA poderá conter autorização para a abertura de créditos suplementares até a determinada importância ou percentual

     

    GAB. ERRADO

  • Exceções ao princípios da EXCLUSIVIDADE

    Na LOA APENAS previsão de receitas e fixação de despesas. Porém, PERMITE a Abertura de Créditos Suplementares e a contratação de crédito, ainda que por antecipação de receitas (ARO).

     

     

  • Comentários:

    Como assim “não pode”? Claro que pode! Nós vimos isso. Essas são justamente as exceções ao princípio da exclusividade.

    CF/88, Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição autorização para abertura de créditos suplementarescontratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Repare que autorização é para a abertura de créditos suplementares (e não para créditos especiais e extraordinários).

    Gabarito: Errado

  • Redação Péssima !

  • Digamos que é uma exceção ao princípio da exclusividade.

  • A questão cita as duas exceções ao principio da exclusividade.

    Gabarito: Errado

  • O único crédito adicional que pode ser previamente autorizado na LOA é o crédito suplementar, pois diz respeito a reforço de dotação já existente.

    Créditos especiais e extraordinários atendem dotação que não está previamente prevista na LOA, portanto, pela lógica, não se pode autorizar algo para o qual não existe planejamento. Se existe forma de prever, deve ser planejado (LOA), por exemplo, a dotação para passivos contingentes na LOA é decorrente da previsão dos riscos fiscais identificados na LDO.

    ARO são ingressos extra orçamentários que seguem condições específicas e devem ser realizados com instituições vencedoras de processo seletivo prévio, nas condições acordadas. Somente podem ser solicitadas operações de ARO a partir de 10 de janeiro e devem ser liquidadas até 10 de fevereiro. Não pode haver incidência de atualização monetária e não podem ser realizadas no último ano de mandato.

  • A questão trata do princípio da exclusividade, previsto no artigo 165, § 8º, da Constituição Federal:

    “Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei."

    A regra é que a Lei Orçamentária Anual (LOA) só conterá a previsão da receita e a fixação da despesa. Mas há exceções, quais sejam:

    - Autorização para abertura de créditos adicionais suplementares;
    - Autorização para contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária (ARO).

    A questão afirma que essas duas autorizações não podem ser realizadas por meio da LOA. Errado! Vimos no art. 165, § 8º, que essas autorizações podem constar na LOA, pois são exceções ao princípio da exclusividade.


    Gabarito do Professor: ERRADO.