SóProvas


ID
2037334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas.


A nova abordagem acerca de gestão de pessoas superou o conceito de pessoas como simples recursos organizacionais, de modo que os colaboradores passaram a ser concebidos como seres dotados de inteligência, personalidade, competências, aspirações e percepções singulares.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo: Chiavenato (2006) considera que gestão de pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos estruturam-se para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional. Defende que esta pode ser o diferencial de empresas que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja, com as competências necessárias, com a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com o trabalho, apaixonada pelo que faz. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, acompanhamento contínuo do desempenho obtido, bem como com uma cultura organizacional que estimule a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.
    Por ter as pessoas como objeto de atuação, a área de gestão de pessoas deve considerar os aspectos intangíveis. O sucesso profissional, a saúde física, os relacionamentos, o lazer, a espiritualidade, as questões financeiras, o legado e a realização pessoal são itens que variam de pessoa para pessoa, e as políticas de gestão de pes­soas devem buscar a satisfação mútua desses aspectos, traçando objetivos comuns aos colaboradores e à empresa. Quando a organização vê as pessoas como parceiras de seu desenvolvimento, e as pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, a relação muda do controle para o desenvolvimento.

  • Certa. O foco da organização é estimular as pessoas, atrair e reter talentos, nascendo assim um novo conceito de como gerenciar pessoas, onde essas são vistas como fonte de vantagem competitividade e de caráter valioso para a organiz ação. Segundo Chiavenato: “A antiga Administração de Recursos Humanos cedeu lugar a uma nova abordagem: a Gestão de Pessoas. Nesta nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares”.(CHIAVENATO 1999, p. 32).

    Fonte: http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_014/artigos/artigos_vivencias_14/n14_03.pdf

  • Gabarito: Correto

     

    A gestão de pessoas passou a olhar para o colaborador não apenas mais com o recurso organizacional, mas sim como um individuo que tem competência, habilidades e deve ser motivado para continuar nas suas atividades profissionais. 

  • 1ª ERA - INDUSTRIAL (1900 - 1950)

       - PESSOAS COMO INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO, FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA.

     

     

    2ª ERA - NEOCLÁSSICA (1950 - 1990)

       - PESSOAS COMO RECURSOS QUE PRECISAM SER ADMINISTRADOS.

     

     

    3ª ERA - DA INFORMAÇÃO (APÓS 1990)

       - PESSOAS COMO SERES INTELIGENTES E PROATIVOS, PARCEIROS FORNECEDORES DE CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Pedro matos, obrigada pela ajuda de sempre.

  • Pedro Matos, poderia mencionar quem fez essa classificação? Obrigado.

  • correto. Segundo Chiavenato, ha evolução da gestão de pessoas aconteceu  em três momentos: as relações industriais, a administração de recursos humanos e a gestão de pessoas. 

    No Departamento Pessoal (industrial clássico) as pessoas eram consideradas recursos de produção;

    Na administração de recursos humanos (Industrial neoclássica as pessoas eram vistas como recursos vivos;

    Na gestão de pessoas (era da informação) as pessoas são vistas como fornecedoras de conhecimento.

    Dica: sempre que falar em gestão de pessoas na atualidade as pessoas vão vistas como seres dotados de conhecimento. outra coisa, segundo Chiavenato, a nova realidade é que os bens mais valiosos das organizações bem-sucedidas são intangiveis, como competencia organizacional, know-how tecnólogico, conhecimento de mercado, lealdade do cliente, moral das pessoas, cultura corporativa, comportamento dos parceiros de alianças estratégicas e etc. Nesse contexto, fica claro que as pessoas são o diferecial competitivo das organizações, portanto as carateristicas do enunciado estão de acordo com a visao das organizações sem relação aos seus colaboradores.

     

     

  • A gestão de pessoas no setor público tem passado por mudanças para atender aos novos requisitos impostos pelas transformações organizacionais e de ambiente próprias da era da informação. Nesse contexto, observa-se uma nova tendência, que considera as pessoas:

     

    Seres humanos proativos com conhecimentos e capital intelectual próprios.

     

    Fonte: Questão Cespe/2017