SóProvas


ID
203737
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à presença da moeda no sistema econômico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) as instituições bancárias também são capazes

    b) funções da moeda: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta

    c) Se o BACEN aumenta o compulsório, os bancos terão menos recursos para emprestar, diminuindo a oferta monetária e aumentando os juros

    d) quanto maior os juros, menor a demanda por moeda e vice-versa

    e) uma expansão monetária pode gerar inflação (aumento dos preços) caso a economia esteja com os recursos plenamente empregados
  • Ficar atento que bancos COMERCIAIS é que também podem criar/destruir moeda.

    Não confundir Funções da moeda(reserva de valor/meio de troca/unidade de conta) com Motivos de Demanda(Transação/Precaução e Especulação).

  • Questão passível de anulação. A meu ver tanto a C) quanto a D) estão corretas. De fato há uma relação direta entre demanda por moeda e taxa de juros. É um relação inversa, mas nem por isso deixa de ser direta.

  • Gabarito C

    a) Emissao de moeda é competencia exclusiva da Uniao, exercida pelo BACEN (Art. 164, CF). Já a criaçao de moeda é conceito mais amplo (Criaçao de M1 - haveres monetários - Depósitos à vista + Papel Moeda em poder do público) e é competencia compartilhada pelo BACEN e Bancos Comerciais.

    b) sao as funçoes da moeda já comentadas. Além das transaçoes, há outras duas - reserva de valor e unidade de conta.

    c) Trata-se da política monetária pela qual o BACEN regula a oferta de moeda em circulaçao na economia, intervindo, indiretamente na taxa de juros. (ver comentário do Daniel)

    d) A relaçao é inversa. É a demanda especulativa pela moeda. Juros altos diminuem a circulaçao de moeda - é mais atrativo aplicar o capital em vez de investi-lo (imobilizá-lo) ou transioná-lo, por ex.  

    "A elevação da taxa real de juros, por sua vez, pode levar à diminuição de investimentos pelas empresas e à diminuição de consumo por parte das famílias – o que, por sua vez, tende a reduzir a demanda por bens e serviços da economia, contribuindo para a redução da inflação."

    https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/transmissaopoliticamonetaria (acessado em 20/07/2021)

    e) As variáveis disponibilidade de moeda e inflaçao têm uma relaçao intrínseca. Ou seja, é através da oferta de moeda na economia que o BACEN pode interferir no índice de preço. Por ex, numa política monetária expansionista, o BACEN aumenta (expande) a oferta de moeda, assim conseguir diminuir o preço do dinheiro (juros), já que há maior disponibilidade. Ao contrário, com a moeda mais escassa (contracionismo monetário), o preço do dinheiro aumenta. Assim, em hipótese nenhuma o efeito da oferta sobre os níveis de preço é neutra.