Usando como exemplo o caso do assassinato da garota Isabella Nardoni, ficará mais fácil compreender as quatro características dos Meios de Comunicação.
A Acumulação é a capacidade que os meios de comunicação têm para manter a relevância de um tema, ou seja, no exemplo do caso Narnodi, as emissoras de TV mostravam flashes e notícias sobre o andamento das investigações a toda hora. Quando o caso foi “ficando para trás”, pelo menos três vezes ao dia.
Já a Consonância acontece quando o mesmo assunto está em vários meios de comunicação. Lembro-me bem da época do crime, quando todas as emissoras de TV, os sites de notícias na internet e até as operadoras de telefonia móvel enviavam torpedos para comunicar algo sobre.
A Relevância, no caso, é uma somatória da consonância, pois como o nome já diz, o tema (Isabella Nardoni, no caso) esteve presente em vários veículos de comunicação, fazendo com que o assunto fosse visto como relevante pelo público.
Para finalizar, a Onipresença, que diferente da relevância, não se trata do Fato Isabella Nardonni em todos os meios de comunicação, mas dos meios de comunicação serem onipresentes, ou seja, estarem em todos os lugares.
Texto: Alan Lima