SóProvas


ID
2037457
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No Jornalismo Científico, é comum o uso de comparações para aproximar os leitores de conceitos distantes de sua experiência cotidiana. Esse recurso expressivo é chamado de

Alternativas
Comentários
  • "(...) para melhor comunicar os fatos da ciência, os jornalistas recorrem a múltiplas estratégias permitidas pela linguagem, inclusive uma profusão de metáforas e analogias" 

     

    Fonte: Elementos fundamentais para a prática do jornalismo científico - Claudio Bertolli Filho

     

    metáfora - Figura de linguagem na qual a significação imediata de uma palavra é substituída por outra, subentendendo uma relação de semelhança: lábios de mel. Pode ser útil para tornar um texto mais didático: Placas tectônicas são balsas que carregam os continentes sobre um mar de rocha incandescente. Evite metáforas desgastadas pelo uso excessivo: aurora da vida, página virada, silêncio sepulcral, o presidente prometeu levar a nação a porto seguro, luz no fim do túnel. 

     

    Fonte: Manual da Folha de S. Paulo

  • Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos.

    A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição. Por esse motivo, a antítese (que também é uma figura de pensamento) consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos. A antítese é usada no âmbito da literatura mas também das artes plásticas. Esta figura de linguagem é mais comum em línguas como latim e grego, onde a aglutinação de palavras ajuda na comparação de características, fazendo sobressair a realidade.

    Antítese e paradoxo

    Muitas pessoas confundem a antítese com o paradoxo, que são duas figuras de pensamento. A diferença é que enquanto a antítese revela palavras que têm sentidos opostos, o paradoxo indica uma contradição de ideias que se encontra em uma só frase ou pensamento. O paradoxo remete para uma contraposição mais profunda de certos conceitos, expressando ideias que são incompatíveis e por vezes inconcebíveis à compreensão intelectual.

    https://www.significados.com.br/antitese/

  • Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a do eufemismo. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Wikipédia