SóProvas


ID
2037703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à violência contra crianças e adolescentes e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item subsecutivo.

Programas de intervenção com grupos são contraindicados no tratamento de crianças testemunhas de violência, haja vista o contexto expositivo proposto por essa terapêutica.

Alternativas
Comentários
  • Um manejo adequado da intervenção grupal não gera contexto expositivo. 

    Além do mais, os trabalhos em grupos são eficazes em contextos de violência, visto a criação de uma rede de suporte a partir do próprio grupo.

  • Primeiro que o participante do grupo nem tem obrigatoriedade de falar,ele pode participar só como ouvinte e ainda assim se sentir acolhido.

  • A questão solicita conhecimentos a respeito da intervenção realizada em crianças e adolescentes testemunhas de violência.


    A oitiva de crianças e adolescentes para o testemunho de violência tem resguardo legal quanto a garantia de seus direitos, como forma de coibir qualquer meio de exposição à  violência. A lei 13431/2017 normatiza esses procedimentos e dentre outros direitos existentes, deve-se preservar a saúde, segurança e o desenvolvimento do menor. 


    Quanto às técnicas utilizadas para a coleta de informações, de acordo com Habigzang e Koller (2009) o testemunho pode ser realizado mediante a intervenção com grupos, pois possibilita que a criança desenvolva respostas mais adaptativas quanto às experiências vivenciadas. Além disso, pode auxiliá-la na resolução de problemas e na melhora de sua autoestima.


    Logo, a intervenção com grupos é uma ótima ferramenta de escuta e intervenção ao mesmo tempo.

    Gabarito da Professora: ERRADO.


    Fonte: HABIGZANG, Luísa F.; KOLLER, Silvia H. Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. Artmed Editora, 2009.