SóProvas


ID
2037757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à intervenção psicológica em contextos específicos, julgue o item que se segue.


A estratégia de prevenção da dependência química conhecida como redução de riscos visa erradicar o uso de substâncias psicoativas por meio da informação, da persuasão moral, da repressão, do controle social e da punição dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • A redução de danos caracteriza-se como uma abordagem ao fenômeno das drogas que visa minimizar danos sociais e à saúde associados ao uso de substâncias psicoativas.

    http://edelei.org/pag/reducao-danos

    Nesses termos, a estratégia de redução de danos pode ser definida como mais uma maneira de se abordar o usuário de drogas, descentrando o foco do problema da erradicação e da abstinência e privilegiando o direito à saúde de todos e o respeito à liberdade individual daquele que não deseja ou não consegue interromper o uso da droga. Como a história indica, essa estratégia surgiu como uma medida de prevenção em resposta à epidemia do contágio por HIV, às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a hepatites.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000300006

  • Nenhuma estratégia/política/projeto/intervencão que queira ter sucesso, pode trabalhar com repressão, punição e persuasão moral. Para isto existe a promoção e a educação em saúde. 

  • não visa erradicar

  • outro problema: da persuasão moral

  • É para reduzir os danos no usuário, e não matá-lo.