-
A Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Surgiu na Argentina na década de 60 e difundiu-se no Brasil através do estado de Rio Grande do Sul.
José Bleger contribuiu de maneira fundamental para o desenvolvimento de métodos de trabalho a nível institucional, ampliando seus estudos sobre grupos e entendendo que a instituição é um grupo que resulta de acordos que se fazem entre a organização e as pessoas a quem a organização confia as atribuições contidas nas funções.
-
Não entendi o motivo de estar errada, a questão. Alguém pode esclarecer?
-
O erro da questão está na última parte, ou seja, a psicologia institucional não visa garantir o alcance dos objetivos determinados pela direção da instituição.
Para Bleger (1984), por exemplo, o objetivo da Psicologia Institucional é promover a saúde dos colaboradores, em sua totalidade, a partir das relações pessoais e grupais.
Para Guirrado (2009), no âmbito institucional se altera tanto a instituição e suas relações, quanto a intervenção do psicólogo. Com isso, o fazer psicológico, na anexação dos grupos se dará através das interpretações, informado pela compreensão das relações institucionais.
-
Eu fiquei em dúvida, mas achei a questão incompleta, pois, a psicologia - de modo geral - não deve ou pelo menos não deveria servir, apenas, para atingir os objetivos da instituição. Ela visa prevenção e tratamento da saúde mental dos colaboradores. Além disso, pode auxiliar nos objetivos da instituição.
-
A Psicologia (suas abordagens/ teorias/ ramos) almeja, sobretudo, proporcionar qualidade vida, bem-estar, autonomia ao sujeitos. Desconfie dessas questões sobre psicologia organizacional ou institucional que colocam o saber psicológico a favor unicamente dos anseios da instituição. Sei, sabemos, que na prática isso não ocorre com perfeição, sendo outro desafio que precisamos enfrentar juntos.
GABARITO ERRADO
-
A psicologia institucional, ramo da psicologia aplicada, objetiva aplicar conhecimento e técnicas de forma a garantir o alcance dos objetivos determinados pela direção da instituição.