SóProvas


ID
2038804
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa em que a organização do texto e o emprego dos pronomes estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • o uso do "mesmo" está certinho ou há erro aí?

  • Na minha opinião está errado esse uso do "MESMO". Mesmo não retoma nada sozinho.

  • tá errado. 

     

  • Pessoal, qual o erro da A?

     

  • Sua - quando se fala sobre alguém.

    Vossa - quando se fala com a própria pessoa.

     

    Sua Excelência está recebendo... (alguém está falando que outra pessoa está recebendo).

    Vossa Excelência está recebendo... (alguém está falando diretamente com a pessoa que está recebendo)

  • Gente,

    o gabarito foi dado como letra "B", mas convenhamos, por pura eliminação, já que ela contém um erro grotesco na frase: " Assim que analisados e assinados, os mesmos serão encaminhados conforme orientações.", já que a palavra "mesmo" não pode ser utilizada como pronome.

     

    Vejamos uma breve explicação:

    "Napoleão Mendes de Almeida, em seu Dicionário de Questões Vernáculas, expõe: Erro muito frequente é o emprego do demonstrativo mesmo com função pronominal em construções como estas: “…nova ortografia, visto que os trabalhos serão corrigidos pela mesma.”

    A palavra MESMO é essencialmente classificada como adjetivo; significa de igual identidade, exatamente igual a outro: “Aquelas aeromoças usam o mesmo uniforme até hoje.”

    Pode, também, o termo indicar a reflexividade: “…vestindo-se a si mesmo.”

    Em concursos públicos, por exemplo, é muito comum a aparição de MESMO como conjunção concessiva, sinônimo de “ainda que”, “embora”: “Mesmo triste, continuou o trabalho.”

    Por fim, há também a classificação adverbial: “o salário do trabalhador comprovou mesmo a inflação.”"

    http://exame.abril.com.br/carreira/qual-o-erro-mais-comum-ao-usar-a-palavra-mesmo/

     

    ;-)

     

  • COMPLEMENTANDO:

     

    a) Aguardamos a Sua Excelência determinar quais procedimentos serão adotados. (O certo seria "Vossa Excelência") 

     

    b) Sua Excelência está analisando os documentos que o Senhor encaminhou. Assim que analisados e assinados, os mesmos serão encaminhados conforme orientações. ("Mesmo" não exerce função pronominal. Alternativa MENOS errada.)

     

    c) Convidamos o Ilustríssimo Senhor Juiz para participar da solenidade de posse do Senhor Prefeito eleito de nossa cidade.

     (Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.)

     

    d) Ao Digníssimo Senhor Pedro Silva, Juiz de Direito da 20ª Vara Criminal do Fórum de Justiça. 

    (Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.)

     

    e) Informamos ao Magnífico Reitor as datas das cerimônias de formaturas do 2º semestre de 2015, nas quais contamos com a presença de Vossa Magnitude. (O certo seria Vossa Magnificência)

     

    GAB: LETRA B

  • Pessoal que não concorda com a B, a questão pede o texto com o emprego correto dos pronomes, apenas.

  • a)CERTA. Aguardamos a Sua Excelência determinar quais procedimentos serão adotados. (Aguardamos quem?  Vossa excelência determinar... - vossa = você, sua = ele)

    b)ERRADA. Sua Excelência está analisando os documentos que o Senhor encaminhou. Assim que analisados e assinados, os mesmos serão encaminhados conforme orientações. (Quem está analisando os documentos? A sua excelência = ele, na frase você está falando de alguém...e não com a pessoa).

    SOBRE O USO DO "Mesmo", o mesmo pode ser: Adjetivo, Substantivo, Pronome demonstrativo (e portanto variável) ou Advérbio, e Interjeição (nesse caso, invariável). Na frase em questão trata-se de Pronome demonstrativo, e está retomando "os documentos", portanto, corretamente flexionado.

    c)ERRADA. No manual de redação da PR. 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento : Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

    d)ERRADA. No manual de redação da PR.  2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento : Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. (que lindo, só não serve para cargos políticos..)¬¬

    e) ERRADA. Magnitude é sinônimo de grandeza, Magnificência é atributo (qualidade) do que é Magnífico.

  • Ilimitado não é nada nesse mundo.

  • kkkkk realmente

  • Renan, o registro de DNS é ilimitado, by cespe.

  • A ligação da Oi é ilimitada e você pode conversar à vontade.

  • Meu google drive é ilimitado.

  • ICloud é de graça até 5 GB