-
ITEM A) correto
ITEM B) errado - não existe a departamentalização Pessoal
ITEM C) errado - não existe a departamentalização Financeiro
ITEM D) errado - não existe a departamentalização Pessoal nem Financeiro
ITEM E) errado - não existe a departamentalização Pessoal nem Financeiro
-
Departamentalizar significar criar unidades, frações organizacionais, estruturar melhor a organização (Organização, Sistemas e Métodos, Luis César de Araújo).
Há diversas técnicas de departamentalização, que variam, segundo o autor e a abordagem adotada pela empresa, mas, de forma geral, podem ser de três tipos:
A) Funcional: é a forma mais tradicional e frequente, em que a organização é estruturada em áreas funcionais, como pessoal, financeiro, comunicação social. Permite maior especialização dos colaboradores, mas tem como desvantagem o fato de criar um distanciamento entre as funções, prejudicando a integração das partes organizacionais.
B) Produto / mercado: abordagem voltada para o mercado, clientes, área geográfica ou produto. A orientação é do marketing, em que busca-se uma organização especialmente destinada para atingir o mercado, principalmente quando ele é diferenciado e complexo e exige uma estrutura específica.
C) Matricial: tipo híbrido de departamentalização, no qual equipes compostas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Tem como vantagem ter o foco no projeto ou produto e auferir benefícios da flexibilização da equipe de trabalho, mas pode gerar conflitos internos e tornar o sistema muito complexo (Wikipedia).
RESPOSTA: A.
-
ABORDAGEM FUNCIONAL
Cria departamentos formados por especialistas em determinada função.
FUNCIONAL
Os departamentos são agrupamentos de pessoas com habilidades e conhecimentos similares. Temos, como exemplos, departamento de vendas, finanças, recursos humanos, produção etc. É uma estrutura ainda muito usada nas organizações.
ABORDAGEM DIVISIONAL
Cria departamentos que são formados por divisões separadas e auto-suficientes para produzir um produto/serviço ou parte dele.
PRODUTOS OU SERVIÇOS
Os departamentos são definidos em função das tarefas inerentes aos produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar os hospitais com suas unidades agrupadas pelo tipo de serviço prestado: maternidade, bloco cirúrgico, emergências etc.
GEOGRÁFICA
Também chamada de territorial, de área ou regional. Neste caso, a departamentalização é feita com base nas atividades a serem desenvolvidas em determinada região. Uma empresa de grande porte pode, por exemplo, agrupar sua força de vendas por áreas como: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste.
CLIENTELA
As atividades são agrupadas em departamentos de acordo com as características do cliente ou mercado a quem o produto ou serviço é oferecido. Idade, hábitos de compra, sexo, nível sócio-econômico são algumas informações que servem de base para este tipo de departamentalização. Como exemplo temos as lojas de departamento com suas seções diversas, de acordo com cada tipo de cliente.
PROCESSOS
O agrupamento é feito de acordo com as fases do processo produtivo, seguindo a ordem da atividade produtiva ou da disposição do equipamento utilizado. Esta departamentalização é muito utilizada no nível operacional das organizações. Exemplo: Corte, estamparia, montagem.
PROJETOS:
São organizados em função de projetos específicos desenvolvidos pela empresa. As atribuições são temporárias, uma vez que projetos têm data de início e término. Terminado o projeto, o grupo que havia sido designado para ele volta a seu trabalho anterior ou é indicado para outro projeto. Exemplo: Uma empresa especializada em contabilidade designa um administrador de projeto e alguns contadores para realizarem uma auditoria.
ABORDAGEM MATRICIAL
É uma combinação da departamentalização funcional e divisional.
ESTRUTURA MATRICIAL
É uma estrutura mista que visa maximizar o rendimento da organização. Para tanto, utiliza a estrutura funcional para as funções internas e a divisional aos produtos ou serviços a serem realizados. Muito utilizada em grandes organizações.
FONTE: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/departamentalizacao.html
-
Departamentalização e Estrutura organizacional são conceitos que apesar de intimamente relacionados são distintos, parece que o examinador não sabe a diferença.
-
Não existe departamentalização financeiro e pessoal
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os critérios de departamentalização das atividades organizacionais. A alternativa correta deve conter três dos principais critérios.
Dentre as formas como os departamentos podem ser estruturados, temos três tipos principais:
- Departamentalização funcional os departamentos são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades comuns dentro do processo produtivo. As pessoas de cada setor são responsáveis por determinado processo ligado a sua área de especialização.
- Estrutura matricial também conhecida por departamentalização matricial: é um modelo misto que reúne a departamentalização funcional e a de projeto/produto/divisional na mesma estrutura. Essa estrutura é direcionada para projetos ou produtos, necessita e atua com equipes multidisciplinares, que cruzam os limites departamentais. Nesse modelo, apesar dos especialistas se movimentarem para desenvolver os projetos, que são temporários, da estrutura matricial, permanecem vinculados às áreas funcionais a que fazem parte.
- Departamentalização com base nos produtos ou serviços envolve o agrupamento de pessoas que lidam com determinado produto ou serviço na mesma divisão de trabalho, buscando propiciar um ambiente voltado para a inovação, boa comunicação e flexibilidade.
As demais alternativas apresentam opções inválidas, de modo que a "A" é a correta.
GABARITO: A