SóProvas


ID
204019
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao conceito e formalidades operacionais da despesa pública, considere as expressões a seguir:

I. Entende-se por Despesa Orçamentária Pública aquela executada por entidade pública e que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da Lei Orçamentária Anual ou de Créditos Adicionais, pertencendo ao exercício econômico da realização do gasto.

II. A Lei estabelece que a despesa orçamentária será efetivada mediante o cumprimento de três estágios: empenho, liquidação e pagamento.

III. A liquidação é o estágio da despesa que se caracteriza pela quitação do compromisso perante o fornecedor, mediante a entrega das importâncias monetárias concernentes ao fornecimento empenhado.

IV. O empenho é ordinário quando são exatos e previamente conhecidos os diversos valores das parcelas a pagar.

V. O cancelamento de Restos a Pagar não se confunde com o recebimento de recursos provenientes de despesas pagas em exercícios anteriores que devem ser reconhecidos como receita orçamentária.

Pela ordem de apresentação, a seqüência de expressões corretas (C) e incorretas (I) é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • O erro do item I foi trocar exercício financeiro por exercício econômico. Só.

  • I - ERRADA

    Despesa Orçamentária Pública ..., pertencendo ao exercício financeiro da realização do gasto.

    II - CORRETO

    III - ERRADA

    Definição da etapa do pagamento. De acordo com a Lei 4.320, liquidação "consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito". É uma espécie de auditoria de bens e serviços e tem a finalidade de apurar: a) a origem e o objeto que se deve pagar; b) a importância exata a pagar; e c) a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação (fonte: Gestão de Finanças Públicas - Paulo Henrique Feijó).

    IV -
    ERRADA

    O empenho pode ser:

    Ordinário: quando o valor do empenho é igual ao da compra ou serviço e o pagamento pelo seu total, em uma única vez.
    Por estimativa: quando não houver condições de se apurar o valor correto da despesa.
    Global: quando se conhece o valor total da despesa, mas cujo pagamento é feito parceladamente.

    Portanto, a questão se refere ao empenho global (parcelado) e não o ordinário (uma única vez).

    V - CORRETO

    O cancelamento de restos a pagar, na modalidade "não processados" (caso contrário geraria direitos ao fornecedor) não se confunde com superávits apurados no balanço patrimonial do exercício anterior (leia-se: recebimento de recursos provenientes de despesas pagas em exercícios anteriores). O cancelamento de restos a pagar não gera nova receita orçamentária para o governo. Abre espaço para para utlização da reserva como fonte de recursos para abertura de créditos adicionais, mas somente no exercício seguinte ao do cancelamento.