SóProvas


ID
2040334
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Henry (2012), a fibronectina é uma glicoproteína que tem como funções primárias a adesão celular e a fagocitose. Níveis elevados dessa glicoproteína no líquido cerebroespinhal estão associados a um mau prognóstico de

Alternativas
Comentários
  • Fibronectina. Essa grande glicoproteína (massa molecular aproximada de 420 kDa) normalmente é encontrada em quase todos os tecidos e líquidos corporais. Tem como funções primárias a adesão celular e a fagocitose (Ruoslahti, 1981).

    Em crianças com leucemia linfoblástica aguda, níveis elevados de fibronectina no LCE estão associados a um mau prognóstico, provavelmente devido ao envolvimento leucêmico do SNC (Rautonen,1989). Também há relatos de elevações significativas da fibronectina no LCE em pacientes com linfoma de Burkitt (Rajantie, 1989), alguns tumores sólidos metastáticos, astrocitomas e meningite bacteriana (Weller, 1990; Torre, 1991). Foram descritos níveis diminuídos de fibronectina em casos de meningite virai e complexo de demência da AIDS (Torre, 1991; 1993).

  • Fibronectina: Tem como funções primárias a adesão celular e a fagocitose; permite aos leucócitos aderir e atravessar o endotélio vascular, e migrar para o sítio inflamatório.

    Níveis ↑ em crianças com LLA → mau prognóstico; pode tá alta em Linfoma de Burkit, tumores sólidos; metastático, astrocitomas e meningite bacteriana;  Nível ↓ meningite viral e complexo de demência da AIDS;

    Diagnosticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais - Henry - 21ª Edição